Postado originalmente por
Mzta
uehuehuh
chega até ser engraçado, mas querendo ou não os "programas ilegais" sempre influenciam no desenvolvimento do jogo...é só olhar para trás q vamos notar que muitas ferramentas desses programas constantemente são implantadas no tibia. Só resta saber se é como ferramenta de defesa da Cip, para tentar diminuir os adeptos a esses programas, ou então simplesmente porque reconhecem que algumas dessas ferramentas realmente são usuais. Acredito que seja os 2, unindo o útil ao agradável.
Acho que ngm aqui é bobo, ngm é leigo a ponto de falar que nunca viu como funciona um desses programas, nem q tenha sido na casa de um amigo...e quem joga a mais tempo sabe tudo oq esses programas sempre tiveram.
Uns bons exemplos dissos podem ser(não necessariamente nessa ordem):
- Existia antigamente, um programinha q iluminava a vida dos tibianos, ele fazia mais coisas tbm, mas grande parte do pessoal q usava dizia ser simplesmente para aumentar a luminosidade da janelinha do tibia, afinal ngm gostava de ter q carregar varias tochas pra poder enxergar dentro das caves....Então oq a Cip fez? Colocou a opção no proprio jogo para q se pudesse aumentar a luz! E não foi o Utevo Lux!
Mas as pessoas não pararam de usar o tal programinha, afinal era muito chato pescar, usar runas, usar pots etc...Foi ai que surgiram as hotkeys.
Passados mais alguns anos, essas ferramentas evoluiram, mas as pessoas insistiam em dizer que as usavam apenas pra pegar o loot pq perdiam muito tempo "abrindo" corpos os quais não tinha nada...ai depois de um update o loot das criaturas começou a aparecer na tela assim q elas morressem. Voilà!(vualá para quem não entender francês). Acabou-se os problemas com esses programas!!!
Não... :<
Eu sempre abria um Private channel antes de ir caçar, colocava a xp q tinha, depois de um certo tempo colocava de novo, assim conseguia ter uma base de qtos k/hora eu estava fazendo. Mas alguns amigos mais espertos me colavam algo +- assim: Exp. Gainned in 1 hour 02 minutes: 00000 xp. E eu la me matando com minha calculadora!-.- E confesso tbm ser um assíduo usuário daquela ferramenta do Tibibr a "Exp para prox lvl". Mas a Cip pensou em mim!!! Ahhh se pensou! Eles resolveram colocar algo muito parecido com isso dentro do jogo! O beleza! Aposentei a calculadora e nunca mais usei a ferramenta do Tibiabr! :<
Houve ainda algumas outras coisas que não lembro ou que não vou acescentar pq ja ta extenso axo q ngm vai ler! ahahah
Ai agora vão implantar os botões de açao, as hotkeys em todo o teclado, e o tempo das magias visível. Pra quem não sabe (duvido!) ferramentas de um programinha ai bastante utilizado. Convenhamos que são coisas uteis e que isso vai ajudar principalmente aqueles que jogam honestamente, pois vai dispor a esses jogadores maior igualdade perante aos que jogam sujo, tornando assim as coisas um pouco mais justas....
Moral da história: Os programas se adequam ao tibia assim como o tibia se adequa à eles.
Mas se continuar nessa linha daqui a pouco vão implantar um auto-healing...pq tem pessoas que usam programas ilegais só por causa disso. O auto-gp, pq tem gente q usa só pra pegar gold...O auto-hunt pq tem gente q usa só pro char caçar sozinho....E fazendo isso a cip estaria apenas tentando diminuir esses usuários e proporcionar uma disputa mais justa entre todos?
O recado é, tem-se que tomar cuidado, apesar de serem ferramentas interessantes, deve-se analisar até que ponto elas influenciam na maneira de jogar, o quão mais fácil e atrativo(ou não) se torna o jogo com isso. Tem muita gente ai que demorou mais de um ano pra alcançar lvl 100, e muita q nem conseguiu, e hj em dia vemos pessoas alcançando isso em 3 dias! Talvez a melhor forma de se conseguir mais jogadores e manter os antigos não seja deixando o jogo mais fácil...mas isso tbm não sou eu quem decide!
Só quero lembrar que não sou contra algumas dessas implementações, gosto da maioria que ja estão no jogo como gostei dessa que estão por vir, só tenho medo em pensar onde isso pode parar....
Ps.: não reparem nos erros de português, nem em quantas vezes eu citei o verbo usar e seus derivados e a palavra ferramentas, pensava em fazer um artigo sobre isso mas como surgiu esse assunto aqui resolvi fazer só um post msm por isso não revisei nada.