Postado originalmente por
Mig Master
Eu deduzo que seja um troll, mas tu sabe qual foi a época que o livro foi escrito né?
Não estou trollando, gosto de trolar mas em tópicos em que o assunto seja realmente sério eu prefiro falar sério, a não ser que o clima seja possivel para troll. E eu sei em que época isso foi escrito, numa época em que o racismo predominava, mais uma razão para esse tipo de desenho não ser exibido.

Rubenito
Não vou dar pano para manga senão o tópico sai do foco, isso não foi preconceito, sabia que era da cultura Japonesa, mais isso pode conflitar de maneira negativa em outras culturas como a nossa, um que gostasse do Shun era sempre o "viadinho" fraco da turma e sofria Buling na escola, dando aí sim força ao preconceito contra os gays desde cedo.
Acho que não foi isso o que você quis dizer no post anterior, mas já que você se esclareceu melhor ta ok. Mas o preconceito contra gays é um grande male que temos. Qual a sua solução, querer que todos tenham preconceito contra gays, ou o contrário?

Rubenito
Não se justifica um erro por outro, e te garanto que Monteiro Lobato passou muito mais mensagens boas do que ruins, vide a luta dos seres de nosso foclore contra padre tarados, lenhadores(desmatadores), caminhoneiros tarados.
Sim, mas acho que mesmo assim quando a globo exibiu esse livro sobre a forma de seriado eles deveriam ter tentado "filtrar" essa mensagem racista, algo que com certeza não aconteceu. E acho que isso é razão suficiente para esse seriado não entrar mais ao ar.

Rubenito
Mig tudo tem seu tempo, esses desenhos deveriam ser assistidos acompanhados do pais, para quando e vão surgir dúvidas serem sanadas de forma correta, mas o mundo de hoje os pais apelam para esses desenhos para que seus filhos fiquem quietos pois eles estão muito cansados do trabalho que nos consome.
Mas ai a culpa não é da produtora do anime, mas sim das emissoras de televisão que tem o interesse capitalista de receber mais lucro com a audiência, resultado: colocam na hora da manhã e direcionam para um público grande, fanático (criança é de fato fanática usahsa) e que não tem responsabilidade, gerando lucro para a emissora. E Mig Master, você fala de faixa etária, mas se você ver direito esses desenhos são passados majoritáriamente em programas que são direcionados para criança, ou seja, faixa etária LIVRE. Não me lembro de ter visto DBZ, Naruto e afins de noite/madrugada.

Rubenito
Faixa etária de NARUTO
Japão 14 anos
EUA 12 anos
Brasil 10 anos
Aos 14 anos são quando os adolescentes tem acesso às informações sexuais (é ensinado na escola), a violência, mas ao menos uma mente própria, que já não é tão facil de ser alterada por simples desenhos, mas 12 anos e 10 anos está de fato bem exagerado.