Olá pessoal, eu estava dando uma olhada nos tópicos aqui, e achei aquele antigo topico sobre as proporções do corpo humano que eu tinha feito...
Dei uma olhada no conteúdo e vi que tem coisas erradas lá, e pouca informação :o
E além disso me impressionei com a quantidade de visitas que o topico tem... Como ele é importante pra todo mundo aprender melhor, decidi fazer esse 2.0 sobre o assunto!
Esse espero que seja mais satisfatório. Não vou por muita informação aprofundada sobre o assunto, afinal a gente tá vendo a proporção pra ser aplicada no desenho apenas!
As Proporções do Corpo Humano
O corpo humano não é apenas um tronco com braços, pernas e cabeça com medidas aleatórias... Esses membros e quase tudo no corpo tem uma proporção a zelar. Pra entender melhor, alguns exemplos que podem ser usados:
- Um rosto visto de frente tem a largura de 5 olhos
- A distância de um olho pra outro é exatamente um olho
- A cabeça tem a altura de 4 narizes e a face, 3 narizes
- Os olhos ficam exatamente na metade da cabeça
- O pé é do tamanho do antebraço
- O braço esticado na lateral do corpo fica a uma mão de distância do joelho
- O cotovelo fica na mesma altura do umbigo
- Os braços abertos medem o mesmo que sua altura
(E tem muito mais dessas, se alguém lembrar mais é so falar que coloco aqui)
Pra começar vou avisar que ninguém é igual! Existem muitos tipos de pessoas.
Nessa imagem acima podemos ver alguns tipos de corpos... O mais alto deles é o tipo bastante usado nas HQs da marvel, o tipo heroico, com altura de 9 cabeças.
O primeiro é o mais clássico e comum, mais usado nas escolas de artes, com altura de 7 cabeças e meia.
Note que a largura do ombro varia junto com a altura.
É muito difici aprender sem um padrão pra seguir então tudo que será mostrado daqui pra frente é baseado na proporção do tiozinho de 7 cabeças e meia! Aquele que é adotado como padrão na maioria das escolas de arte.
Nessa imagem a seguir, uma visão melhor do corpo de 7 cabeças e meia masculino.
A largura do ombro é igual a duas cabeças.
As pernas medem 4 cabeças.
Antebraço + mão, 2 cabeças. E assim por diante, dá uma olhada:
O mesmo que o de cima, porém para o corpo feminino:
Essa história de 7 cabeças e meia vale pra corpos adultos.
Pra desenhar crianças, as coisas mudam bastante...
E novamente digo, ninguém é igual, mas aqui estão algumas medidas que são tidas como padrão nas escolas de arte pra facilitar no aprendizado:
Bebês
Recém Nascido: 3 cabeças e um terço
1 ano: 4 cabeças
1ª Infância
1 a 2 anos: 5 cabeças
3 a 4 anos: 5 cabeças e meia
2ª Infância
5 a 7 anos: 6 cabeças
11 a 15 anos: 6 cabeças e meia
E é isso que tenho pra vocês... Espero que seja útil!
Essas imagens foram tirada de um livro chamado "A Arte de Desenhar: Proporções do Corpo Humano" de Renato Silva. Da editora Conquista.
Esse livro está fora de catalogo há anos, então acho que não tem problema colocar o endereço pra download: www.4 s h a r e d.com/file/186901131/b1f0a513/Propores_do_Corpo_Humano_-_Ren.html
Se houver problema me avisem que tiro.
Fonte do download: Desenhistas Autodidatas
~
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação