O que é Mecatronica?
O que isso faz?
Pra que serve?
Como conseguir?
É de comer?
<EDIT>
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diagrama de
Mecatrônica.
A
Mecatrônica (
português brasileiro) ou
Mecatrónica (
português europeu) é uma área que utiliza as
tecnologias de
mecânica,
eletrônica/
electrónica e a
tecnologia da informação para fornecer
produtos, sistemas e processos melhorados, sendo uma das áreas mais novas da
engenharia, bem como no nível técnico-profissionalizante, em todo o mundo. O domínio integrado dessas diversas tecnologias é o que se pode chamar de Sistemas Mecatrônicos. No Brasil, a Mecatrônica em nível superior é reconhecida pelo MEC como Engenharia de Controle e Automação.
Índice
[
esconder]
Características
A mecatrônica enfatiza o gerenciamento e o controle da complexidade dos processos de indústrias modernas que exigem ferramentas sofisticadas para gerir em tempo real seus diversos processos integrados.
Segundo o Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Europeia (IRDAC)
“Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador no projeto de processos e de manufatura de produtos”.Em outras palavras, quer dizer que a mecatrônica é a junção da engenharia mecânica com eletrônica com um controle inteligente por computador, ou seja, é uma máquina que tem tanto partes mecânicas como partes elétricas e sensores que captam informações e as repassam para as partes mecânicas capazes de nos fornecer produtos, sistemas e processos melhorados.
Podemos considerar como um exemplo de sistema mecatrônico uma lavadora de roupas com porta-sabão automático. Esse porta-sabão sabe a quantidade de sabão que deve colocar em cada ciclo, pois ele "pesa" a quantidade de roupas que tem no cesto. Isso significa que ela sabe a quantidade de sabão a ser colocada porque existe um sensor abaixo do cesto da máquina que pesa a quantidade de roupas. Depois de pesar a roupa, um “computador” processa essa informação e nota quanto de roupa está dentro da máquina, então ele manda um comando para o atuador, que despeja a quantidade de sabão necessária para a lavagem correta.
A mecatrônica funciona como uma espécie de “futuro das engenharias”. Inicialmente, o curso tem disciplinas comuns a qualquer engenharia:
cálculo,
física, mecânica e
elétrica básica. Na parte específica do curso, são introduzidas disciplinas que incluem circuitos lógicos, controle de sistemas mecânicos e
automação industrial. Como várias das disciplinas do curso envolvem aspectos práticos e experimentais, elas naturalmente incluem aulas em laboratórios específicos.
Devemos também considerar no exercício da mecatrônica, conhecimentos aprofundados em materiais, suas ligas e propriedades físico-químicas. Tais características são fundamentais e determinarão a vida útil de um equipamento ou dispositivo mecatrônico. Desconhecer portanto as propriedades de um fluido lubrificante que ataca um determinado material certamente invalidará o dispositivo se estes foram combinados neste devido ao desgaste excessivo quando estiverem em contato.
Formação
A formação nesta área no Brasil pode ocorrer em nível técnico e superior, como é o caso do Técnico de nivel médio,
Técnico em Mecatrônica, e nos cursos de nível superior que levam as mais diversas denominações como o
Tecnólogo em mecatrônica e a
Engenharia de Controle e Automação. O Ministério da Educação Brasileiro define o curso de graduação em
Engenharia de Controle e Automação como o que representa oficialmente esta formação.
As disciplinas mais comumente encontradas nos cursos de graduação em
Engenharia de Controle e Automação ou Mecatrônica incluem:
Eletrônica/Eletricidade
Física
Automação
Mecânica
Matemática
Computação
Outros
- Engenharia Ambiental
- Projeto de Sistemas Mecatrônicos
- Princípios de Economia
- Princípios de Administração
- Estágio Supervisionado
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Planejamento e Controle de Projetos
- Química Geral
- Química Experimental
- Ética e Legislação Profissional
Engenheiro mecatrônico
A engenharia mecatrônica não poderia existir se não fosse por esse aparentemente novo profissional, o
engenheiro mecatrônico. Ele usa seus conhecimentos de Mecânica, Eletrônica e Informática para criar aparelhos de alta precisão, cada vez mais utilizados, depois da transformação que a revolução industrial causou.
Uma das grandes transformações pelas quais passou o mundo do trabalho na era moderna foi a expansão da informática em todos os setores produtivos, que tornou algumas funções obsoletas, podendo os trabalhadores destas funções serem substituídos pelas máquinas. O engenheiro mecatrônico está no centro dessas mudanças. Sua especialidade são as máquinas de alta precisão, que levam tecnologia para diversos setores da indústria.
É importante lembrar que no Brasil o título de graduação de Engenheiro Mecatrônico passou a ser regulamentado a pouco tempo sendo um curso ainda em disperssão, e encontrado em poucas faculdades por exigir laboratórios especializados e professores com alto nível de capacitação.
Área de atuação
Como a automação só irá se tornar mais presente nas fábricas e nas indústrias, a procura por esse tipo de profissional é crescente, principalmente na área de indústria automobilística.
Como a procura por essa profissão cresce, a área de atuação desse engenheiro também cresce, atualmente destacam-se o desenvolvimento de projetos de equipamentos inteligentes, projetos de linhas produtivas automatizadas, o desenvolvimento e implantação de softwares para a área industrial e o controle e manutenção de equipamentos.
Ver também