Uma coisa q sempre admirei foi a astronomia, pena n ter esse curso na UNB gostaria muito de ter feito =(
O caso q falaram sobre a agua, a agua foi primordial para a vida na terra para abaixar a temperatura do nosso planeta, no nosso sistema solar existe 4 planetas com condições para sustentar vida e detalhe q o sol é uma estrela pequena, e os planetas ao redor dele são irrissorios, a terra representa menos de 0,0001% de massa do nosso sistema solar, e msm assim tem 4 planetas aqui com condições de sustentar vida, contudo 2 deles tem temperatura absurdas, os 4 se chamam planetas teluricos
O caso de Venus q é absurdamente parecida com a terra em tamanho e gases encontrados la, soh q com a alta pressão atmosferica e a grande presença de CO2 a temperatura do planeta chega a quase 500 graus se a terra n tivesse agua, seria igual a Venus, as temperaturas seriam muito altas, graças as erupções vulcanicas a temperatura da terra mataria qq forma de vida q aqui habitaria, por isso q msm Venus tendo as msms condições da terra menos a agua, la n se desenvolveu nenhuma forma de vida, nem ao menos microscopica
O outro planeta telurico é mercurio mas n vou citar ele pq é perda de tempo
O planeta q quero falar é o q mais me surpreende, é Marte, caso não saibam marte é um planeta com agua já confirmada e possui gelo em seus polos absurdamente igual ao da terra, algumas coisas são de dar medo em relação a marte é q possui leito de rios la, eu n lembro o nome do vulcão q tem em marte, mas sabe q ele é o maior do sistema solar, lembrando q jupiter por exemplo é mais uma bola de gas gigante, n se comporta como os planetas q descrevo aqui, existe teorias q o tal vulcão gigante maior q tem na terra e em venus msm ele sendo bem menor q terra e venus, poderia ter acabado com a agua do planeta, a temperatura de marte é um misterio q ate hoje assombra geologos e astronomos, pq é um planeta com uma temperatura bastante baixa se comparada a Venus, chegando proximo a temperatura da terra, onde foi resfriado com bastante agua, marte teve q ter passado pelo processo de resfriamento para isso, e ao passar por isso ele pode sim ter condições de ter desenvolvido vida nele, e detalhe é o nosso vizinho
Não vou falar da face humana como formação geologica na superficie de marte, para mim aquilo é apenas conhecidencia, se forem no nordeste tem uma rocha la em forma de galinha sera q foram galinhas q dominaram o mundo e construiram um monumento a si proprias? logico q n ne huauhahuauhau
Eu falei de condições propicias a vida do nosso lado, no universo, imagine q a Nasa e aquele trambolho q eles chamam de telescopio já identificaram mais de 500 planetas teluricos, e q planetas como a terra são muito dificeis de serem vistos daqui da terra por conta de sua massa desprezivel, como disse a terra representa apenas 0,001% da massa de nosso sistema solar, imagine outros planetas com condições de vida como a terra como seria dificil identificar, bom, dificil para nós com nossa tecnologia, a ficção cientifica ja nos mostrou q tecnologia pode ir bem alem ne =)
Nossa digitei demais, mas é q amo astronomia >.>
Depois comento sobre algumas luas como Europa