Cara, na boa, pra mim essa tua teoria é MUITO furada.
Primeiro, antes que você venha falar que sou nb, jogo desde o 7.3 e tenho um kina 2x o lv que você tem, portanto tenho muito mais experiência que você.
Segundo, desde pequeno fui ensinado que 2 hits são blocados no SHIELD, e o terceiro é blocado na arm (fumaça = shield, faísca = armor). Você pode ver que sempre que tiver 3 bichos te batendo, dois serão fumaça e um faísca (maior chance disso acontecer se você tiver blocando bichos fracos, como 3 wolfs).
Terceiro, skill de melee influenciar na defesa? Você tava chapado quando fez o tópico? Pode perguntar a qualquer jogador antigo, que ele irá afirmar a mesma coisa que eu. Se skill de melee influenciasse na defesa, quase toda arma two handed decente ia poder ser comparada a você estar usando um shield mediano (dragon, tower, medusa), tornando-se assim shield um gasto de dinheiro desnecessário? Um exemplo disto seria um mid-level, que usa a bright sword e um beholder shield. A defesa da bright é 30, mas considerando que ele teria skills maiores de sword do que de shield e com o sword ring, a defesa da sword ficaria maior, não?
Na prática você toma muito mais hit quando tá usando uma arma two handed, isso é fato
Quarto, você joga em optional pvp cara, como vai testar essas coisas que avenger é melhor no x1 se nunca testou na prática?
Eu criei um kina e to treinando sword pra usar avenger, mais por causa do preço mesmo e porque as armas pra mim são muito mais acessíveis (avenger tá 20-40k aqui em elera), mas pra mim, se não for comparar com preço nem armor nem nada,
axe sai sim na vantagem.