
Postado originalmente por
Massorc
blabla blabla blablabla bla bla bla.
Esse papo de jesus não.....
Socorrroooo
....
Ainda por cima é um pirralho(nem que seja mentalmente) que nao sabe falar civilizadamente...
vamos esclarecer:
Muitos historiadores famosos não escreveram sobre jesus, com seu nome ou até mesmo não puseram nome. Eles poe breve informações que podem ser incluídas. A maioria aceita que O tal Judeu revoltoso seja Jesus.
Claro vc pode considerar que não vale muito informações impresisas, é o que faz a maioria dos ateus.
Porem Testimonium Flavianum tem credibilidade, muitos historiadores levam inclusive os detalhes dele como verdade incontestavel e não se esqueça de Didaquê e o manuscrito de Alice Whealey que fica o contra-argumento dos que dizem que alteraram os textos de Flaviun. Existem outras fontes históricas confiáveis.
Claro que devemos lembrar que houve uma ordem para retirar a religião cristã crescente das escrituras.
E para isso temos o testemunho de ninguém mais nem menos que Publius Cornelius Tacitus. Que prova verazmente que houve cristianismo na época de nero.
Alem da carta de Plínio para Trajano. Do Suetônio, do poeta Juvenal e até mesmo Lúcio Sêneca, que se nao me engano viveu na mesma epoca que cristo.
A partir desses estudos e argumentos (tanto a favor como contra), dou o mesmo veredicto que Albert Schweitzer, um teólogo conhecido por seu ceticismo: Jesus existiu.
Cabe agora definir se ele foi ou não o que conta a bíblia. Neste caso temos já um estudo sobre isso, uma avaliação da vida de jesus pelos dados históricos. Método histórico como dizem.
so quero fechar com chave de ouro com a frase da enciclopedia britanica que falou de varios escritores (inclusive os da mesma epoca de jesus):
“Esses relatos independentes provam que nos tempos antigos até mesmo os inimigos do cristianismo jamais duvidaram da historicidade de Jesus.” — Edição de 1980, vol. 10, p. 145.
Agora... o fato do plagio da bíblia. Esse possivelmente é um dos dados mais alterados que temos. Ninguém afirma veemente que a bíblia foi derivada de plágios. Alias Passou uma reportagem no History Channel a muito tempo que mostrava essa visão de plágios, nem preciso dizer que houveram N criticas a esta visão já que ela não é um fato e esta em pura especulação.
Os defeitos dessa teoria são entre outros o problema de transmissão de informações.
Para plagiar o Enumaelish, por exemplo, seria um trabalho bem árduo- leia impossível- já que tal texto foi ignorado e ficou perdido por um bom tempo.
Em seguida temos o problema das idéias comuns da sociedade. Seria Tupã um plagio de zeus?(ambos deuses dos raios)
E o que falar dos dragões e vampiros. Praticamente toda sociedade tem um mito de um dragão ou vampiro. Até mesmo o Japão tinha mito de dragão e vampiro. E a américa latina não fica atrás já que também tinha um exemplo de dragão.
Sabe depôs de analisar bem... cheguei a conclusão que pinoquio foi plagiado pela bíblia. Na parte que o rapaz fica dentro da baleia.
Como ninguém viu isso antes?
Meu deus....
Sua fonte de informação possivelmente foi ateus.net onde não existe neutralidade...
Cuidado... Nem tudo que se lê na internet é fato incontestável. As informações e estudos são lançados e ainda estão sendo estudados e vcs já estão usando como verdade absoluta.