Minha nossa. Eu postei a questão dos paralelos para mostrar que ninja dragon falou besteira com o argumento matemático.
Que alias não adiantou nada, entrou em um ouvido sai pelo outro. Não leu nada pelo visto só o inicio.
O argumento foi contra um ateu. E quem resolve criticar é um teista.
Que dps do angel- vlw ae angel- explicar continuou teimando sobre.
Nos próximos topics de religião vo começar a trolhar
Me esperem...
@mig. Não se esqueça que é inato de todo ser humano acreditar em algo.
Podemos vislumbrar que todas (TODAS) as culturas possuem deus ou deuses.
Eles mudam a faceta dependendo da cultura.
É possível afirmar com toda veemência que hipoteticamente se vc caísse em uma floresta com 1 ano de idade. Sobrevivesse sem ter seqüelas. Com o tempo acabaria por criar algum tipo de divindade.
A citação clássica contra esse argumento (e sei que alguém pensou nela) é “a adoração veio da imaginação, pois ele não conhecia o fato e inventou que tinha alguém por trás”
Existem dois contra argumentos clássicos para esse argumento tb.
O primeiro é o fato de existirem deuses que nem sempre são formados pelo temor do desconhecido. Os reis-deuses e os deuses do mundo dos mortos por exemplo não são criados pelo temor. Os persas e os babilônios cultivavam adoração pelos seus representantes mesmo quando a dominação não necessitava de monopólio emocional/ideologico
O segundo é que o temor é apenas um fator que os leva a associar algo com o deus.
No final adoração e temor são independentes.
Assim eu poderia citar o clássico “não acreditar é uma característica do raciocínio. Então vc esta assumindo que uma pedra tb é ateia ou apática. Coisas impossíveis para seres inanimados”
Ou vc já chamou uma pedra de apática, ignorante ou burra(no sentido literal, não vem com figuração não)?
@titus. O panteísmo acredita que se uma força já tem poder o suficiente para criar tudo e subverter toda a realidade. Ela pode ser chamada de deus. Ela é deus.
Não se prendem a características humanas.
Acaba sendo uma filosofia mesmo. Como disse parece que o grande divisor de um ateu e um panteísta é a perspectiva das coisas.
Vc só tem que ver se para vc, deus tem que ter características humanas. Como o raciocínio, a consciência, a fala e etc.
Se disser que não. De uma olhada sobre o panteísmo.
A pergunta que acho que todos que começam a questionar sobre isso deveriam fazer e não fazem é:
O que é necessário para definir como deus?
@ Rucula sun
Poderia me dar o site exato onde leu isso
Não é esse?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buda
ou é? Devo presumir que alguns acréscimos como a cruz (pff) foram aderidos de outro site que gostaria muito que me desse.
Alias acho estranho UMA CRUCIFIXAO (PUNIÇAO COMPLETAMENTE ROMANA) existir em um lugar que estava bem indiferente com a cultura greco romana. Se for argumentar por favor... não seja ridícula ao ponto de afirma idiotices como Maya = maria.
A sim tb gostaria o de Dionísio. Tb. Não foi no wikipedia todas essas informações...
Acho muito difícil achar um historiador falar tudo isso.
Pelo menos vc não deve estar falando de dionisio o deus bacco.
Pois se for é algum tipo de pegadinha ridícula. Tipo encontre minhas 32 mentiras.
Dionísio nasceu das coxas de sua mae. So para começar... Dionísio não morreu....
Talvez seja como o titus falou vc viu o documentário Zeisgt. Bem...ja disse uma vez, fontes so da credibilidade para alguem que confia nelas. EU não confio nessas coisas amenos que mostre como chegou a conclusao. Zeist foi um dos mais exagerados documentários. Há muitos erros já mostrados pela própria emissora. A procura de polemicas desses documentários é grande. O inimigos da razão é um ótimo exemplo de procura de polemica. O documentário da teoria azteca tb...
Se toquem... Criançada