Realmente topicos religiosos aquecem os coraçoes por aqui....vejo que muitos aindam não aceitam a ideia de que ideias precisam ser difundias, analizadas, discutidas, talvez fundamentadas, e provavelmente aceitas .. ou não, a discursão desse topico em questão gira em torno de uma ideias FANTASTICA já que talvez ainda não deva ter existido nada parecido referente ao ateismo, já que religiões em geral são amplamente divulgadas, por meio de todo tipo de propaganda, pq não o ateísmo, lê quem quer, aceita quem quer, participa quem quer, uma coisa é certa o ateísmo assim como tmb a crença em Deus desprendida de religião está crescendo muito, isso é bom, não há nda que um teísta irá perder qnd um dito "irmão" se tornar ateu, assim como o inverso, crença de cada um. Porem relanço uma discursão aqui, todos nós conhecemos ao menos um pouco de historia, e sabemos que o cristianismo foi muito , mas muito cultivado na cultura em geral, 1.E SE O ATEÍSMO TIVESSE SIDO TÃO DIVULGADO QUANTO?? 2. E SE AS RELIGIÕES DE MODO GERAL NÃO TIVESSEM USADO O PODER POLITICO, OU INFLUENCIADO PELO MEDO ( tipo se n fizer assim Deus castiga.. etc) ?? 3. E SE HJ EM DIA NENHUMA RELIGIÃO PUDESSE ALIAR QUESTÕES FINACEIRAS, COMO ARRECADAÇÃO, DIZIMOS, PEDIDOS, OFERTAS, NOS SEUS CULTOS E EVENTOS???
Claro irei responder como eu penso: 1. Se o ateismo tivesse sido tao divulgado qnd o cristianismo, hj teriamos uma populaçao enorme de ateus, bem como poucas religioes diferentes, menos igrejas, alguns avanços cientificos conquistados mais rapidamente, e talvez um pouco mais de desordem social.
2. Penso que assim , elas n teriam impacto em sociedades medievais, e muito provavelmente hj muitos n ouviriam falar em Jesus, Deus, Céu ou Inferno, a não ser que fizessem uma rapida busca pelo google.
3. Muitas igrejas cairiam por terra, algumas religioes seriam reduzidas a numeros minimos, alguns pastores // padres deixariam de se nomear " missionários, enviados" .
Outra questão levantada aqui, os sofrimentos em geral da humanidade vem da não permissão da entrada de Deus em alguns lugares, afinal ele esta presente em lugares ou em pessoas, nos coraçoes dessas pessoas? Fico profundamente sentida com esse tipo de afirmação, ninguem tirou o direito de ninguem ser teista, ou o direito de Deus entrar em alguns lugares, tragedias acontecem, desde que nos entendemos por humanos, terremotos ?? placas tectonicas se movem, ñ tem nda haver com religião; atentados?? nem sempre podemos controlar socialmente alguma pessoas pertubadas de alguma forma mentalmente. Nem preciso citar mais.
Feliz de quem tem religião e se sente bem assim, feliz de quem não tem e se sente bem assim; essa é a parte importante da vida.
ps. Eu sou ateia, ja frequentei a igreja catolica qnd criança, ja frequentei a igreja evangelica, ja frequentei a igreja espirita kardecista, ja tive contato com muitas religioes, minha familia eh religiosa, a do meu namorado tambem, alias ele é evangelico, ñ quero muda-lo, nem ele a mim, mas eu ja tive contanto o suficiente com religioes pra me tornar ateista, sem mais..