
Postado originalmente por
Locke Cole
Vocês estão mais uma vez incorrendo no erro de idealizar o ateísmo.
Não existe "ateu de verdade". Isso já foi falado várias vezes: ateu é quem não crê em deus. Não há "mais ateu" ou "menos ateu". Somos um grupo heterogêneo. O cara que virou ateu após uma dissertação de mestrado sobre a invibialidade da existência divina não é mais ateu que o jovem que segue o ateísmo só para irritar a mãe.
Vejo que vocês estão criticando um pacote de atitudes normalmente correlatas ao ateísmo e não o ateísmo em si - rebeldia, adesão aos pares juvenis, questionamento ao sistema e às ideologias preponderantes. Ok, é possível que muitos desses ateus estejam seguindo uma "onda", seja lá o que esse termo entre aspas queira significar.
No entanto, quando vocês falam "ateu modinha" dão a entender que a descrença em deus é circunstancial (ou pior ainda: falsa), assim como várias outras idéias que temos durante a vida. Pegue um tópico do TibiaBR de tema semelhante redigido há dois, três anos e perceba que os que se diziam ateus continuam ateus, com pouquíssimas exceções. Nem a modinha dos tazos durou tanto.
Não discordo. Se não acredita em deuses, não acredita, simples.
Mas ateu modinha é aquele que se diz ateu só para agradar a um certo grupo. Muitos são, na verdade, agnósticos, mas se negam a acreditar em qualquer possibilidade de existências divinas, mas pra se enquadrar no grupo, fala "aê, sou ateu, rs, posso sentar nessa mesa?". Não estou desmerecendo o ateísmo, de forma alguma.