Postado originalmente por
Speender
Vancid
O único ponto positivo então, é que se haver um pico de energia por causa de um raio, seu estabilizador queimaria e não a fonte direta ._., ou seja é uma vida a mais para seu computador x_x
Muito bom o tópico, agora entendi porque você disse que ele fazia mal
O problema que o No-break custa R$ 200,00 o mais barato, e os mais caros R$ 450,00 sendo os de 450 ficando 60min ao cair a energia, e os de 200 25min, (isso em um computador que não puxe tanta energia, já os pc de gamers deve ser menos (lógico)),
Meu aniversário está chegando, alguém ta afim de me dar um no-break que fique 25min ligado? ._.
Olhe a resposta desse usuário do Clube do Hardware sobre isso:

Postado originalmente por
_rau_
Estabilizador protegendo contra descargas e efeitos dos raios? Efeitos indiretos talvez o estabilizador consiga proteger, mas não o estágio de estabilização em si que faz esse papel - a correção de tensão - mas o varistor colocado entre Fase e Neutro presente em qualquer filtro de linha que se preze. Pra resumir bem o que se necessita pra uma proteção contra raios vou por em tópicos abaixo
- Equipotencialização de todas as linhas elétricas aterradas - importantíssimo!
- DPS - Dispositivo Protetor de Surtos - parecem com o formato dos disjuntores, mas protegem contra picos de tensão de alta energia e devem ser dispostos na entrada de energia e nos quadros de disjuntores.
- Colocação de DPS's em todas as linhas de energia metálicas - de sinal e de força.
- Colocação de protetores no ponto de uso - após a tomada. Se quiser manter o estabilizador, problema de cada um, eu já desisti dessa discussão, mas que esse pelo menos tenha proteção entre Fase-Neutro por meio de varistores e proteção telefônica - caso você use o telefone pra acessar a internet, sem esquecer do aterramento equipotencializado ou a proteção telefônica não serve pra nada.
Depois dessas coisas básicas aí acima, seu PC vai ficar 95% protegido. Po, depois de tudo isso não dá pra garantir 100%? Infelizmente não! Proteção 100% contra raios, só a proteção divina pq até desligado seu PC pode receber um pulso eletromagnético forte e se queimar - raríssimo, quase ficção científica, mas pode acontecer sim!
Resumindo, se formos comprar um estabilizador que realmente funcione, raros aqui no Brasil, ele custaria um preço que não valeria a pena gastar. Um filtro de linha APC (comprado no
www.atera.com.br) dá conta do recado, na medida do possível, juntamente com aterramento e uma fonte com PFC ativo, que não necessita de correção de tensão pois ele já trabalha em diferentes potenciais elétricos.
Espero ter esclarecido o assunto.
Quero também agradecer o Vancid por ter criado o tópico e unido todas essas informações para abrir o olho do pessoal e banir o estabilizador do mercado.