Considero um retrocesso a uma conquista dos usuarios, e uma medida com custo-beneficio não justificavel ante a perda dos tradicionais chats.
-Panelinhas são o que? Grupos de amigos que se formaram por conta de um gosto em comum. Estimular a amizade e o dialogo não é uma das principais premissas de um forum, então pq isso seria superado por outros fatores de importancia menor?
Se pegarmos a concepção positiva de "panelinha" de fato é assim que funciona, e é bom que assim funcione mesmo. Agora na concepção negativa(grupo fechado que não aceita novos membros) não tem muito sentido, ja que em todo lugar existe a refutação de pessoas novas, seja online, offline, forums, topicos, etc. So pq junta-se o grupo de amigos formado a essa refutação natural temos então uma "panela"? Discordo. Alias, eles nunca destrataram ninguem que fosse novo la, apenas o ignoram de inicio, é apenas uma questão do novato ficar "por la", até que se acostumem com a presença dele, algo
normal em qualquer lugar, seja online ou offline.
-Fugir dos conceitos de forum/topico. Agora so pq algo é atipico deve ser evitado, mesmo tendo adquirido uma parcela consideravel do gosto do povo e servido para uma das principais premissas do forum ser concretizada(estimular a amizade e o dialogo)? So meramente por questões de conceituação? Não acredito no que leio, parece até os julgamentos romanos em que se não fosse seguido a ritualistica
a risca o sujeito perdia o processo(ao inves de falar macieira falar "arvore").
O sistema do forum é: mensagens escritas em topicos com assunto de acordo com o proposto do tópico. Esse é o conceito basico de "forum", não tem pq complicar ou então seguir a risca o que foi dito no aurélio, mesmo pq isso é irrelevante, prejudica alguem o fato de o conceito de forum não estar sendo seguido estritamente a risca? Ao menos pra mim, como usuario, nunca me senti prejudicado com a presença dos chats, até acho um lugar bom pra descontrair as vezes.
-"existem milhares de maneiras de se ter chats online e offline pela internet". Usando esse raciocinio posso então dizer que "existem milhares de maneiras de se ter acesso a forums pela internet, logo não tem motivo pra existencia de um forum tibiabr". Não é bem assim.

E desperdicio de espaço? É so 2 chats para os 2 diferentes perfis de usuarios que temos(publico geek/gamer/otaku/youtubefan/jovem do chat eeeeeee; publico mais serious business/esportista/mais velho do chat esportes), é quase impossivel uma pessoa no off não se encaixar em um desses 2 perfis, então não vejo motivo para criação de mais do que esses 2 chats. E 2 miseros chats ocupam tanto espaço assim? Pouco provavel.
-Tambem sou contra a criação de mais chats que não sejam esses 2, mas proibir todo e qualquer chat so pq não quer ficar recebendo mp de gente pedindo chat pra sua seção eu acho que não é o caminho.
-Cai as orelhas ouvir pedidos que não agradem? É so dizer "não" e pronto(ou deixar um comunicado dizendo que não se abrira mais chats), e não fechar os chats.
Sobre as fotos-respostas lá eu nunca considerei foto-resposta como algo danoso, ah não ser que seja com fins de ofensa e a pessoa alvo se sentir ofendida, o que não costuma ser a regra(pelo menos não nos chats, em que o povo todo se conhece e se da bem). A proibição da foto-resposta, alem de ser preventiva a ofensas, tb previni certo flood mas dai acabamos caindo na prerrogativa especial dos chats em que posts não contam e o clima descontraido do chat fica dificil conceituar o que é flood ou não, a ponto de dizermos que não existe flood no chat. Se não tem flood nos chats e nos chats a essencia dele é o bate-papo aberto e sem restrições, o lado negativo das foto-respostas é totalmente abrandado quando usado no territorio dos chats, então
não são ameaça(muito menos ameaça para justificar atitudes energicas como proibir chats).
-Sobre a dificuldades da moderação isso tambem não é problema. Os chats são mantidos e administrados pelos propios frequentadores, que querem seu chat sempre nos conformes para o seu propio beneficio de usuario do mesmo(basicamente é akilo de "cuidar do brinquedo pra sempre poder brincar com ele"). Sendo assim irregulariedades danosas ao convivio dos chats são passiveis de serem reportadas pelos propios frequentadores, o que possibilita a atuação da moderação. Se nada é reportado lá entende-se que esteja tudo bem, que a irregulariedade que por ventura possa ter tido talves tenha sido resolvidade de forma diplomatica entre os propios frequentadores, sem recorrer a força de um alerta.
Considero isso, essa forma aberta e mais liberal de como a moderação atua em topicos com muitos posts(no caso em especifico dos chats) a utopia ja em pratica(ou seja foge do termo de "utopia", q é algo ideal mas inalcansavel) do sistema ideal de moderação. Ainda pq o ritmo de posts é tão acelerado que ocorre sem querer a propia morte da irregulariedade, a exemplo da morte dos topicos sem posts que são enterrados na entranhas do forum por inumeros topicos novos(um post contendo algo errado na pagina 5000 ja é totalmente morto por o topico chegar em poucos instantes na pagina 5030).
E enfim eu digo: Os chats estão ativos por muuuuuuito tempo, e não vi nenhum desastre ocorrer por conta disso(ao menos nenhum que justificasse essa medida de trancar chats), então pra q isso? Em time que tá ganhando não se mexe.
Bom, é a minha opinião(espero não ser punido por emitir minha opinião sobre o assunto, eu me cuidei pra que esse post de modo algum tivesse algo contrario as regras). Por não usar tanto o forum nunca cheguei a frequentar ativamente nesses chats, mas estimo aqueles que os frequentam e, sendo assim, me alio a eles em ser contrario a essa decisão.
Torço que a nossa pressão o faça se retratar dessa decisão, a retratação não é demonstração de vergonha alguma, muito pelo contrario é uma demonstração de respeito e de consideração as principais pessoas sobre a qual sem elas isso não seria um forum, mas so um site abandonado: os usuarios.