
Postado originalmente por
Stende
Para os ateus do forum, tenho uma perguntar a lhes dizer. Não sei se foi comentado antes, mas vou falar, só por curiosidade mesmo.
O que motiva um ateu a ser ético ?
Pergunto porque um teísta normalmente segue um determinado código moral porque acredita que atos imorais vão gerar-lhe conseqüências negativas de alguma espécie, mesmo após a morte.
Para um ateu, que não tem essa convicção, tudo acaba com a morte. Então, para que agir eticamente ?
"Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem recompensa,então realmente somos um grupo muito desprezível." - Einstein
Somos todos humanos, todoas sabemos - com algumas exceções - como os outros se sentem mediante a injustiça, discriminação, represália e assim por diante.
A "filosofia" ateísta costuma ser casada com o humanismo e a filantropia em parte por estas razões. Ninguém precisa de um motivo para ser bom, e se praticas o bem apenas por "fazer o bem", melhor ainda!
Os humanistas seculares, como o nome indica, são mais racionalistas e empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e acadêmicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo o racionalismo. São ateus ou agnósticos. Cerca de 54% dos Universalistas Unitários baseiam suas crenças no humanismo.
Dos cerca de 500 milhões de ateus/agnósticos irreligiosos, apenas cerca de 4 mil se auto-denominam humanistas; porém, a maior parte do resto desse grupo desconhece o humanismo moderno e ao mesmo tempo segue suas doutrinas, especialmente no que se refere a ética.
***
Temos consciência que cada homem, animal ou planta possui sua importância, e que ninguém é superior ou mais importante que os outros, todos mercem seu devido respeito.
Acredito (agora já é opinião própria) que este entendimento, e o desprendimento da idéia de projeto divino e superior contribua bastante para que o céptico adote o humanismo, bem como a falta de fé em uma entidade superior de bondade suprema para castigar os maus e "recompensar" os bons, surge um senso de responsabilidade e justiça para com seu próprio mundo, pois estamos aptos à fazer justiça, e se a entidade bondosa não existe, a manutenção desta dita justiça se torna nossa responsabilidade.
-=Angel of Darkness=-