
Postado originalmente por
Melroch
Conclusão ateísta:
"A matéria inanimada organizou-se de tal forma a contemplar a si mesma e o Universo, além de poder, tendo atingido a forma humana, estudar e compreender um passado em que não se tinha qualquer forma de inteligência para testemunhá-lo"
Me falta fé...
Falta-lhe uma boa base científica.
Um bom começo é meu post, que aborda do Big-Bang à nucleossíntese de elementos pesados.
Formação Galáctica e Planetária é abordada em inúmeros livros, como
A Mão Esquerda da Criação -
John D. Barrow e Joseph Silk,
The Big Bang: Revised and Updated Edition -
Joseph Silk,
Enciclopédia Ilustrada do Universo -
Martin Rees (editor geral). Alguns links interessantes sobre o assunto:
http://www.observatoriophoenix.astrodatabase.net/ (recomendo muito a leitura das FAQ's)
http://www.on.br/
http://ads.on.br/
http://hubblesite.org/
http://www.nasa.gov/
Da formação planetária até a "síntese" da vida adentramos na área da geografia, biologia e química. Não possuo fontes tão rebuscadas para este assunto, mas os pontos de pesquisa mais importantes são:
* Geomorfologia e Geologia;
* Teoria de Oparin
* Darwin e a evolução das espécies;
* Mendel e a genética;
* Genética, evolução e mutações;
* Neo-Darwinismo.
A maioria destes assuntos apontados estão satisfatoriamente explicados em apostilas escolares do ensino médio (Geomorfologia e Geologia provavelmente estará presente em apostilas do ensino fundamental).
Vou me ater a apenas apontar, como fiz neste post, as principais áreas de pesquisa para o desenvolvimento da visão científica do mundo, não vou escrever outro texto colossal, pois é evidente que as pessoas as quais o mesmo foi dirigido não leram ou não tiveram a boa vontade de processar adequadamente as informações ali contidas.
@Wingsilver:
Estou com muita vontade de replicar seus novos posts, mas receio que o desfecho criado pelo meu post anterior se repita.
O que não posso deixar de falar, no entanto, é que a frase de Einstein não está relacionada com seu exemplo, ela foi uma crítica à Física Quântica e seus enunciados contra-intuitivos.
Se a sua filosofia "invade" a física, tenho todo o direito (e o dever) de responder com esta última, ela é uma ferramenta de entendimento do universo. Filosofia "não prova" nada, são pessoas discutindo pontos de vista, aos olhos do formalismo da física e matemática isto não passa de brincadeira de criança. Não é porque queres evitar a física que me calarei diante de intromissões claramente equivocadas por parte da filosofia.
Para analisar sua idéia como um todo, devemos esmiuçar os seus detalhes, se uma parte não condiz ou está equivocada, é dever da oposição apontar seus erros, pois estes podem invalidar toda a sua linha de pensamento, assim ambos os lados crescem. Qualquer debate inteligente funciona desta maneira, não existe uma boa razão para fazer vista grossa aqui, isto não vai dar mais credibilidade para seus argumentos, mas só te fará parecer um idiota teimoso (sem ofensas).
-=Angel of Darkness=-