Postado originalmente por
kina br
Religiões não surgiram com o propósito de controlar a sociedade, a imposição de valores morais e éticos foi uma consequência da grande influência exercida pela religião nas sociedades antigas.
@Elf
É algo impossível de deter, a influência de uma religião, principalmente, pelo fato de que a maioria da sociedade é religiosa. A religião influenciou tanto que muitas das leis existentes hoje, você querendo ou não, são graças aos valores éticos e morais definidos por religiões.
Sobre a ciência evoluir, do jeito que você tá falando, abortos em prol da ciência são válidos né? Ou testar seres humanos em baixíssimas temperaturas
e depois aumentá-la para testar as reações de um ser humano a hipotemia é válido, né?(vide Hitler)Ou se utilizar de embriões ou fetos para testes científicos matando-os no processos? Torturar animais em prol da ciência, seria válido?
Concordo que não deve existir uma religião que torne o mundo um lugar pior... O verdadeiro objetivo de verdadeiras religiões é justamente ao contrário, você bem o sabe.
Filosofia não é inútil, atualmente.
Kina br casts Godwin's Law!
Se a religião influenciou para o bem?Sim.Como tudo nessa vida, existe a parte boa e a parte ruim.Agora, precisamos de religião para definir nossas morais, nossos valores?Creio que não.
O feto, o embrião, não é um ser humano.É um punhado de células.Se ele um dia evoluir para um cérebro totalmente formado, daí sim eu posso chamar de gente.Até lá, um espermatozóide que chegou no final do túnel 2 horas atrás, ou um feto de 3 semanas, não possuem diferença.
Torturar animais em prol da ciência não seria válido, da mesma forma que torturar pessoas seria errôneo.Mas não foi a religião que impediu idéias de Hitler se espalharem, cara, foi o bom senso da sociedade.
E mais: Durkheim diz que a moral é inerente ao ser humano, é simplesmente um "bom senso interno" que todo mundo tem de avaliar o que é certo ou errado, bem e mal, para viver em harmonia com a sociedade.Essa explicação, que eu concordo, claramente desconsidera religiões: não precisamos de deuses escrevendo na pedra o que devemos ou não fazer! :rolleyes: