Curtir: 0
Isso eu discordo. As pessoas ACHAM que sabem. Falta muita BASE para todo mundo. Você vê nos foruns muito conhecimento avançado sendo disseminado entre leigos, o conhecimento dos caras não é nem um pouco consistente. É só você começar a perguntar "por que" que na terceira o cara já não sabe te explicar mais nada. Há muita confusão de idéias por aí.
Eu mesmo esses dias tava conversando com um médico sobre Lactose...já li diversas teorias sobre o porque naõ tomar junto com whey e tals. Ele me explicou algo que eu nunca tinha ouvido, com a diferença de que explicou certinho o porque de tudo, coisas comprovadas e tals.
Uma prova disso eu li aqui no tópico. Se não me engano o AZRL (desculpa se eu tiver enganado) falou sobre a frutose ser uma fonte ruim de carbo para praticantes de musculação, e até colou um artigo aqui sobre o assunto. Problema que em nenhum momento o cara do artigo explicou o porquÊ de ser ruim. Falou simplesmente que frutose virava gordura direto e não ATP, mas porra, o cara simplesmente não explicou por que isso acontece. De boa, não rola acreditar nisso de primeira. E, sinceramente, não duvido que MUITA gente esteja seguindo esse raciocínio e preferindo tomar malto ao invés de frutose...e assim vai.
Abraços a todos.
Você sabe que tem a frutose, galactose e glicose, que são monossacarídeos, o nosso corpo prefere muito mais a glicose.
Maltodextrina é feita de maltose(glicose+glicose) e dextrina.
Frutose é frutose, nem sei aonde se arranja a forma pura :p
Tem a sacarose que é glicose+frutose.
Logo o malto é melhor que a frutose, pois fornece a glicose que as células usam como fonte de energia e intermediário metabólico.
Sei lá Rocky, acho que o que é preciso saber é limitado. Se não fosse assim, todos teriam que fazer faculdade de E.F. para malhar. Eu realmente prefiro pessoas que me digam o que fazer, mesmo que não saibam o porque, do que profissionais que inventam para esconder a ignorância. E disso tá cheio, pode acreditar.
Mas tudo que comentamos aqui são coisas básicas sobre nutrição e fisiologia. É claro que certamente existem métodos mais avançados e científicos para coisas mais específicas.
Última edição por Bob Joe; 21-07-2009 às 21:58.
Liga das Lendas: Vintas
A glicose pode ser usada diretamente como fonte energética, a frutose é fosforilada onde ai então se transforma em ATP.
È indescutível que o corpo prefere a glicose, isso não é teoria.
Oque eu falei anteriormente pode ser um motivo, ou não.
Quanto a frutose contra maltodextrina, você para começo de conversa está comparando um monosacarídeo com a maltase(glicose+glicose) e a dextrina que é um polissacarídeo de baixo peso molecular.
Primeiro compararei a Maltodextrina, com o açúcar comum para nós (glicose + frutose), como pode ver o malto ganha por ter mais glicose e assim tem um maior IG que o açucar normal.
Quanto a frutose, o IG é menor que a do malto, por o malto ter grandes quantidades de glicose, enquanto a frutose é frutose...
A glicose e a frutose tem a mesma fórmula molecular.
Quanto a frutose ser ruim para praticantes de musculação está no fato de no pós treino ser péssima para isso.
Parte retirada do wikipédia:
No fígado, contudo, a frutose é transformada em gliceraldeído-3-fosfato e só depois entra na via glicolítica. Desta forma, entra depois do maior ponto de regulação da atividade glicolítica, a reação catalizada pela cínase da frutose fosforilada.Assim, um consumo excessivo de frutose leva a uma saturação da via glicolítica, o que leva à formação de elevadas quantidades de acetil-CoA o que aumenta a biossíntese de ácidos graxos, provocando acumulação de gorduras no tecido adiposo.
Última edição por Gustave; 21-07-2009 às 22:44.
Essa do corpo preferir glicose eu sei, e sei também de quase todo o resto qeu você falou, embora tenha aprendido essa parte retirada da wikipedia, porém ainda não entendi do por que a frutose ser considerada ruim. Não falei pra se tomar no pós-treino.
Essa parte da wikipedia acontece com todos os carbos, estou enganado?
Abraços.
Caras, vocês estão afrescalhando o tópico, vão espantar os novatos.
Ninguém tem uma pergunta de ogro não, sobre exercícios? Ou algum método novo para mostrar?
Última edição por Bob Joe; 21-07-2009 às 23:25.
Liga das Lendas: Vintas