Convocados, os ateus vem voando em seus pesadelos alados, para mais uma batalha contra os deuses nas pradarias do Off-Topic.
Riaarr!!
Sem brinks:
Prêmio joinha para o campeão que disse que filosofia é inútil.Antes, vamos falar da influência que temos dos povos antigos:
Grécia: Matemática.Teorema de Pitágoras, pra você ter uma idéia, é usado pra calcular um coeficiente importante na Teoria da Relatividade restrita, de Einstein.É também utilizado para calcular o erro resultante numa distribuição Gaussiana, ou seja, extremamente importante em estatística.Tudo isso é matemática mais pesada, longe da trivialidade.
Não só matemática, mas arquitetura também.
Romanos?Temos as bases do direito, tanto é que qualquer estudante de direito pode confirmar que é impossível você entrar numa faculdade sem ver direito romano.E sem a filosofia, ou seja, sem debatermos muitas questões existenciais, não iríamos chegar a conclusões sobre nossa existência e nossa organização em sociedades.
Como Stephen Hawking disse uma vez no "Uma breve história do tempo", a filosofia acabou cedendo espaço para física, na hora de explicarmos o universo.É claro, isso se deu em conta de que, para provar algo hoje, inúmeros anos estudando matemática são necessários.Isso nos leva a crer que filosofia é inútil, já que nascemos depois de Newton!Mas houve uma época em que "a física" não existia da forma que nos é apresentada como hoje, e cabia aos filósofos tentarem explicar como era o mundo.Aliás, se não fossem as observações sobre o céu e a terra dos antigos pensadores gregos, estaríamos muito atrasados e perderíamos bastante conhecimento (já que fica cada vez mais difícil observar estrelas).Melhor as explicações de homem e universo dos gregos, que a dos cristãos na idade média "foi deus, fim".
Isso sem contar outras coisas que a filosofia contribuiu e contribui; por exemplo, a lógica, que é uma parte da filosofia que cresceu tanto que ás vezes é considerada um estudo á parte, é a base de coisas que você usa pra se divertir, como programação ou inteligência artificial.
Respondendo a pergunta do tópico:
Não acho religião algo tão ruim quanto certos companheiros foristas.Minha crítica é que a sociedade é religiosa demais, impõe coisas como ter de acreditar em algo, chama probabilidades de milagres e por aí vai.
Minha vó é bastante religiosa.Ela tem a certeza de que ao morrer se reunirá com meu avô, e será feliz eternamente.Na boa, pra mim meu avô se foi e eu nunca mais o verei.Quem sou eu pra encher o saco dela com essas bobagens?
Daí, não acho que a pessoa deva viver se preparando para a morte, para o esquecimento, para o total desaparecimento da mente.Até porque ninguém faz isso, teísta ou não.
Por fim, só acho que devíamos separar águas, deixar religião num lugar bem pequeno, num cantinho, sem influenciar pessoas, atitudes violentas, Estados.Deixar a ciência evoluir livre!E as leis, e a organização da sociedade.Quem quiser ter religião, ótimo, mas que isso não faça do mundo um lugar pior pra quem discorda, nem um lugar pior pra quem acredita, mas acredita em outra coisa.
A religião não é só enfrentar a morte.É enfrentar muitas coisas.Mas acho que com mais uso do racionalismo/ceticismo a humanidade enfrentaria tudo isso, sem medo, também.Imagina um mundo onde a cultura não é enfrentar a morte como um fim trágico, mas algo natural, o simples fim da vida de alguém que existiu e trabalhou pro mundo?Parece mais frio, mas no final das contas, é só isso mesmo.