XOXUXO: Eu estou em cima do muro, mas a pergunta no final do tópico foi feita para ateus e direcionada para os ateus. Por isso eu falei tanto sobre a 'verdade' que os ateus sabem.
Eu não diria que teístas são igênuos e ateus espertos, mesmo porque muitos ateus podem até ter enxergado a moral das histórias religiosas, mas nem sempre as seguem. Pois a moral das histórias religiosas são em parte as mesmas dos ateus.
E, para os realmente cristãos pro seu saber, isso não é a única fonte de esperança e felicidade como tu citou, e a morte é encarada como algo natural a qual ninguém pode escapar.
Isso mesmo, para os
realmente cristãos a morte é algo natural, uma passagem para o paraíso. Pq nós vemos por ai muitos cristãos que teme a morte, como se fosse algo horrível, mas na religião deles é muito pelo contrário. Se você foi uma pessoa boa, você será gratificado com a vida eterna no paraíso.
é XOXUXO, talvez eu tenha pecado e dizer certas coisas, mas ninguém é perfeito, não é mesmo. Obrigado pela resposta.
jiraya el xico: Talvez a religião não esteja aqui para colocar ordem nas coisas, mas se for olhar os 10 mandamentos, não seria essa a intenção? Colocar ordem na sociedade não precisa ser nescessáriamente o foco principal da religião.
isso parte de uma visão de que o ser humano não é um ser sociavel, e isso não é verdade.
Eu não disse que o ser humano não é um ser sociável, mas no começo da sociedade, quando o ser humano começou a viver em grupo, não existiam valores e regras morais bem definidos, o papel da religião foi defini-los, coisa que com o avanço da sociedade o estado/monarquia faria mais pra frente.
O que você disse que é possível adiquirir valores éticos e morais sem a influência da religião é verdade mesmo, caso contrário, ateus seriam arruaceiros, coisa que não somos. Mas para esclarecer melhor, antes da religião ou da ciência, ninguém sabia ao certo o pq a maioria dos fenomenos aconteciam, muitos inventaram histórias, e muitos mais engoliram essas histórias, a religião (eu n falo apenas das religiões judaico-cristãs e sim de todas) é um apanhado de histórias. Numa época onde não havia ciência para explicar pq caia um raio na terra, em quem as pessoas iriam acreditar, no cara que prega a palavra divina e Shiva, Javé, Zeus, etc ou no cara que simplesmente tentou criar regras e valores éticos sem o uso de parábolas e histórias?
acho bem mais justo mostrar todas as opções e deixar que a propria pessoa decida o que ela quer acreditar.
Concordo contigo. Na época atual (pq o passado, não importa a nossa vontade, não vai mudar) as pessoas deveriam ter o direito de escolha. Escolher em que acreditar.
EDIT: Nossa, que vacilo, foi post duplo desculpa.

Postado originalmente por
Captain Flint
Aqueles livros da antigüidade possuíam mais informações erradas/duvidosas do que confiáveis.
Mesmo sendo erradas e duvidosas, elas foram nescessárias, para que a ciência se atualizasse. Caso contrário, foi como o jiraya el xico disse: "
(...)estariamos escrevendo as mesmas informações erradas/duvidosas nos nossos livros."