De fato, até por ser considerada uma das drogas mais prejudiciais ao ser humano. O estado em que se normalmente encontra o pulmão de um fumante a longo prazo é deprimente.
Eu posso ser considerado um fumante passivo, desde que nascí convivo com meu pai, fumante, e por milhares de vezes, fiquei perto dele enquanto fumava em lugares fechados. Minha mãe, que havia parado de fumar quando engravidou, voltou a fumar dois meses atrás, mas eu a repreendo o tempo todo, ela chega a fumar escondido por causa disso. Tanta é a repulsa que tenho por isso que já fiz "desaparecerem" várias carteiras de cigarro por aqui em horários e situações que os viciados não poderiam sair pra comprar outra carteira. Sei lá, aliás, qual é a média de cigarros que meu pai fuma por dia, mas ele fuma desde que era adolescente, e hoje em dia tem calvície e problemas pulmonares. O pior de tudo, como foi concluído por mim e um grupo de estudantes em uma entrevista (em que eu era o repórter), é que hoje em dia, não muito diferentemente de antigamente fuma-se pra se achar descolado, pra se "provar maturidade", etc. É tudo modinha, e parar de fumar é fogo, meu pai já tentou com filtros e medicamentos, mas não conseguiu. Provavelmente teria uma crise de abstinência.