como faço pra saber se o "QUE" é pronome relativo ou conjunçao integrante em uma frase??
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
como faço pra saber se o "QUE" é pronome relativo ou conjunçao integrante em uma frase??
Ta boa assim a sign?Ta nos limites agora!
Normalmente quando ele é conjunção integrante pode ser substituido por "isso"
Ex: Afirmo que sou estudante.
Afirmo isso
Quando ele é um pronome relativo funciona como o qual.
Ex: A menina que vi era feia.
A menina a qual vi era feia
É um pronome relativo substantivo pq substitui o substantivo evitando sua repetição.
edit: confundi com pronome substantivo xP já editei xD
Última edição por Lord dx; 27-06-2009 às 22:28.
aaa
vlw ae
mas nao entendi mto bem tem como explicar melhor?
-As conjunções integrantes são que e se
Introduzem uma oração que pode funcionar como sujeito, objeto direto, predicativo, objeto indireto, complemento nominal ou aposto.
Quando o verbo exprime uma certeza, usa-se que; quando não, usa-se se.
Vc pode identifica-las substituindo por isso", "isto" ou "aquilo".
Ex: Espero que você não demore. (Espero isto.)
Afirmo que sou estudante. (Afirmo isto.)
Não sei se existe ou se dói. (Não sei isto.)
-Pronome relativo se refere a termo anterior/antecedente substituindo-o.
São: que, quem, o qual (os quais, a qual, as quais), onde (equivalendo a em que), quanto (quantas, quantos, quanta) e cujo (cuja, cujas, cujos) e podem ser precedidos ou não por preposições.
que pode ser substituido por o qual quando for pronome relativo.
Ex: Espero que ele coma o pão que o diabo amassou.
que - é conjunçao integrante.
Espero isso.
que é pronome relativo.
o qual o diabo amassou.
=) Espero ter ajudado. Peguei algumas coisas da wikipedia =P.
Última edição por Lord dx; 27-06-2009 às 22:53.
Como não entendeu cara?
Pega a frase e tenta colocar "isso" e "o qual" no lugar do "que". Se fizer sentido colocando "isso" é conjunção integrante. Se fizer sentido colocando "o qual" é um pronome relativo.
Por ex:
Esse é o filme que eu mais gosto.
Colocando "isso": "Esse é o filme isso eu mais gosto".
Colocando "o qual": "Esse é o filme o qual eu mais gosto".
Qual que fez sentido, "o qual" ou "isso"? "O qual". Então é pronome relativo.
Você fingiu que estava doente?
Colocando "isso": "Você fingiu isso?"
Colocando "o qual": "Você fingiu o qual?"
Qual frase que faz sentido? A primeira, certo? Então é conjunção integrante... Se não entendeu ainda seja especifico no que vc não entendeu...
EDIT
Nossa, esse tópico é muito rápido.
A propósito, ótimo tópico, tentarei ajudar também, com matérias do segundo ano... tirando espanhol que eu não entendo.
Última edição por WindScar; 27-06-2009 às 23:01.
http://img.photobucket.com/albums/v1...car/3025qn.jpg
"Você tem que ver que, a semelhança é completamente diferente."
agr entendi
é q eu tinha feito assim:
afirmo que sou estudante
afirmo isso sou estudante
dai ficava estranha se nao colocar uma virgula ali
e oraççao subordinada adjetiva(acho q é assim ou é coodenada) restritiva = sem virgulas
oraçao subrodinada adjetiva explicativa:com virgulas né??
vlw galera
Poxa, eu perdi a duvida ali em cima, tava louco pra responder algo de português =(
Enfim...
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: É aquela que, como o próprio nome diz, restringe, portanto não há virgulas entre a Oração Principal e a OSARes. No caso do exemplo abaixo, apenas as mulheres que dirigem são boas amantes.
Ex: As mulheres que dirigem são boas amantes.
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: Como o próprio nome diz, ela explica algum termo da Oração Principal, por isso, deve estar entre virgulas. No caso do exemplo abaixo, TODAS AS MULHERES, que no caso dirigem(ou seja, todas as mulheres dirigem) são boas amantes. Ela não restringe apenas um grupo, mas abrange como um todo.
Ex: As mulheres, que dirigem, são boas amantes.
Lembrando a todos que as duas frases são classificadas desse jeito pois cada uma delas:
1 - É uma oração, ou seja, um enunciado que possui verbo e tem sentido completo.
2 - É subordinada, pois depende da oração principal para ter algum valor sintático.
3 - É adjetiva, pois tem como valor sintático o de adjetivo.
4.1 - É restritiva, pois restringe o sentido da oração principal para um determinado grupo.
4.2 - É explicativa, pois abrange o sentido da oração principal, dando uma caracteristica comum ao termo pré-delimitado(sujeito, predicativo do sujeito, objeto, predicativo do objeto...).
Última edição por Leirbag; 28-06-2009 às 00:42.

bora uma duvida sobre calculo diferencial integral ou geometria analitica ai galere![]()
.
Última edição por luizjuiz; 01-07-2015 às 01:48.
Isso me parece alguma coisa à ser resolvida usando os métodos de Cálculo Numérico, mas só manjarei disto no próximo semestre.
Olhando assim por cima, eu usaria Séries de Taylor ou Projeção Ortogonal em um Espaço Polinomial, preferencialmente de décimo grau ou maior, para obter uma aproximação polinomial razoável.
Na primeira integral, chame x = 1 + u, du = dx, obtendo ʃdu/ln(1+u) depois use Taylor:
E para os senos:
-=Angel of Darkness=-
Última edição por Angel of Darkness; 28-06-2009 às 04:15.