Postado originalmente por
*Jack Bauer*
Pô cara, você acredite no que quiser. A ciência é uma coisa em constante mudança. Ora dizem que tal coisa faz bem à saúde, ora diz que é péssima e provoca câncer, e vice-versa. Eu prefiro não arriscar, até porque dá pra atingir resultados satisfatórios só com boa alimentação. Eu tenho gente na família que é médico, que já viu nos hospitais casos de gente que teve problemas graves de saúde nos rins e já assistiu recentemente à palestras sobre isso.
Não há nenhum sentido em inventar que excesso de proteína faz mal aos rins. Agora para se dizer o contrário.... imagine o quanto não lucram as empresas produtoras de suplementos e afins, e como isso pode movimentar a economia num tempo que as atividades físicas, e sobretudo as academias estão na moda?
Mas como eu disse, a saúde é sua, você faz o que quiser com ela. Só espero que você não fique se lamuriando com as pessoas à sua volta daqui a 30 anos.
Alguns pontos tem que ser deixados claros:
-
A alimentação também pode trazer excesso de proteína. Aliás, é muito mais fácil atingir níveis elevados de consumo de proteínas com alimentos, já que eles não vêm com rótulo de quantidade. Dizer que suplementos são os responsáveis por isso é preconceito contra os mesmos.
- A boa alimentação propicia atingir bons resultados até certo ponto. A necessidade de uma proteína de absorção rápida no pós-treino é óbvia.
Whey protein tem quase o dobro de taxa de absorção do que o peito de frango.
- O
"excesso" científico é sempre relativo. Teste para verificação de sintomas de super-dosagem são feitos em situações extremas, onde uma gigantesca quantidade é administrada às cobaias. Um excesso para super-estimular os rins giraria em torno de 8 a 10g/Kg corporal. O que é quase impossível de ser alcançado por uma pessoa em sã consciência.
- A matéria citada é bem recente. É fato que a ciência vive em constante mudança, mas a proteína tem sido motivo de muitos estudos durante os últimos anos (visando o melhor preparo para atletas), e muitos mitos foram quebrados. Em 1920 acreditava-se que apenas 20g de proteína diárias seriam o suficiente para o ser-humano.
A conclusão é que não há necessidade de medo. Se você malha com frequência consome altos níveis desse macro-nutriente, principalmente depois dos exercícios. Mas o que tem que ser lembrado é que suplementos não foram feitos para "inteirar" suas quantidade protéicas diárias. Mas sim para facilitar a ingestão da mesma nos momentos certos do dia.
Então respondendo a pergunta da Nati

Nati
Alguém pode me falar se albumina eh daqueles suplementos que forçam o rim?
tem gente que me fala que força e tem gente que fala que é só proteina

Albumina não causa mal à saúde dos rins. Se usada na medida e maneira correta, só trará benefícios.

skl
Bem, falaram ai a um tempo atras pra postar fotos de como vc ta e talz..
Não tenho fotos de antes de começar a malhar, mas eu pesava 57,300, bf era uns 5%. Agora tô pesando 65, não tô com as medidas nem bf, mas tenho fotos após 6 meses de treino.
e peito

Só na capa de alcatra, ein garotão. :riso:
Mas o dorsal tá maneiro, só dá mais um pouco de atenção para a parte descendente do trapézio. Com o tempo ela deve ficar com o formato de um V.
Ilustração, no caso de dúvidas (é o grupo muscular ao centro):