Esse assunto é um pouco polêmico, pois cada um tem seu ponto de vista sobre isso. Mas, na minha opinião, existem definições equivocadas e que foram criadas no passado por pessoas como M. Slayer, por exemplo, que cansaram de caçar e tranferiram a culpa para outras pessoas. Assim é bem fácil, não? Teria sido muito mais fácil apenas dizer que cansou, ao invés de culpar os outros por sua parada.
"Rookgaard está morta"
"Rookgaard está infestada de botters"
"Os rookers de hoje só pensam em upar quando, na verdade, deveria ajudar os outros".
Esses termos que ele e alguns outros podres já conhecidos por mim na época em que eu jogava nessa ilha ficaram enraízados.
O verdadeiro rooker é apenas aquele que gosta de jogar em rook. E se gosta, ele joga corretamente... eu sempre gostei de rushar e confesso, poucas vezes ajudei as pessoas. Tive diversas experiências desagradáveis fazendo isso. Tibiano, em grande parte, é uma raça ingrata. E a faixa etária média dos que jogam tibia são relativamente mais baixas que a minha consecutindo em pirraças, desagrados, ofensas pessoais (muitas das quais sem me conhecerem) e ingratidões. Última essa que me fez apenas focar em mim mesmo por volta do level 40.
Quem nunca aqui ajudou alguém e no final levou um "murro" na cara?
"valeu seu noob, agora vai pra main!"
Tudo isso não me impede e os outros também de serem ou terem sido grandes rookstayers. Basta apenas gostar da cidade. Respeitar jogadores que te respeitam. Banir pessoas suspeitas de seu server, por exemplo.
Não acho que um verdadeiro rooker é aquele que loga e chega ao centro da cidade e fica 12 horas conversando... das 8 horas que joga, 4 dedica pra fazer quests, ou aquele que chega e da 3k do nada para uma pessoa. Sinceramente, nunca fui disso. Mas, claro, são opiniões minhas. Cada um tem a sua.
Agora os piores para mim, ou modinhas, sem sombra de dúvidas em meu conceito, são aqueles que deixam de jogar pra tomar conta da vida dos outros. Não sei se fazem isso hoje em dia ainda, mas em minha época bastava upar e vinham pessoas de diversos tipos visitar seu server... alguns para conversar e tentar fazer amizades, outros para seguir seus passos, te filmar, xingar sua mãe e seu cachorro e ficar apurrinhando-te de mensagens estúpidas, infantis e invejosas. Você querendo caçar e nego fechando passagem em pontes, blocando seu respawn. Você querendo pescar e nego te empurrando.
Posso contar nos dedos os que me visitaram e até hoje, de uma certa forma tenho contato ou respeito: Tedyon, emanoel, elfo, drenilion, Isme, Jufe, Lork, Rookguardian de'Bove... o que mais vale a pena nesse jogo é amizade, e isso que vai ficar.
Abraços.
JC