Sem querer atrapalhar o andamento do tópico, mas tentando ajudar.
A um tempo atrás eu tava com um problema parecido, mas com a velox e em outro jogo (n tava jogando tibia). Acontece q qnd eu ia testar meu ping (iniciar>executar>cmd> exec ping -t
www.google.com.br , para parar o envio de pacotes é so apertar ctrl + c), meu ping no horário das 9h ~ 23h ficava em 150~300, enquanto que o normal antes era 40 (não é muito bom, mas...), mas isso pouco influenciava na navegação e no download (só q a velocidade do download tava variando muito, tipo, caia pra 19 depois voltava pra 32 <net 300> sem parar, nd q atrasasse o download mais de dois minutos). Liguei na velox, nada... n resolveram e nd, eles nem sabiam do que eu tava falando, mandava eu fazer download dumas tretas, me ofereciam planos mais caros, etc. Ligando todo dia, reclamava de latencia alta na net inclusive para acessar servidores nacionais, eles nem entendiam, me transferiam e nd. Até q um dia eu fiz o de sempre (já tava um mes assim): Liguei, falei q tava com problema de latencia alto, me transferiram para o "setor de qualidade". Qnd transferiram reclamei de ping alto e pedi para otimizarem minha rota. Se tu tiver uma otima engenharia social consegue, caso contrário eles inventam desculpas como apenas se responsabilizarem por velocidade de download/upload, como eu n tenho engenharia social peguei o protocolo e liguei na anatel. Em 5 dias minha net volto como era antes, mandaram técnico duas vezes, e mudaram minha rota. Mas tipo, meu amigo q mora a uns 4 quarteiroes daki n tava tendo o mesmo problema e talz e eu pesquisei bastante no google antes sobre "ping alto" "rota" "latencia de internet". Cobraram a primeira visita do técnico dai liguei lá ameaçando e eles resolveram no mes seguinte.
Ps.: Tu tem q mentir um pouco lá com a atendente pra tentar mudar sua rota.
Ps2.: O protocolo é essencial.