Ah, por vários motivos. Por ficar um tempo em um forum em inglês sobre oblivion, fui influenciado pelos outros jogadores a jogar morrowind, e acabei gostando; Muita gente por lá diz que morrowind é melhor.
Segundo que meu PC não roda o oblivion direito, por exemplo, em Kvatch, eu entro na cidade, não dá 5 segundos e dá problema e volta pro desktop. Digamos que dá CTD MUITO fácil.
Outra coisa são os pequenos detalhes:
No morrowind, as recompensas das quests não são escaladas, as criaturas também não, há vários tipos de armas que não tem no oblivion(lanças, dardos, shurikens, crossbows...), classes de armas diferentes( não é só "blade" e "blunt", tem long blade, short blade, blunt, axes, lances, marksman...)
Além do que, mais do que 100 em um atributo faz diferença(não é treinado, mas fortalecido com poções), e já que chegamos em poções, você pode tomar quantas quiser, sem o limite de 3 por vez no oblivion.
No morrowind você se sente mais livre, pois a missão principal não parece ser urgente no começo; Você vai trabalhar para um cara, e ele até te fala pra ir fazer outras coisas e conseguir uma "identidade" na ilha.
O mundo no morrowind "sente" maior, pois não há fast travel como no oblivion, mas há outros modos (mark/recall, almsivi intervention, divine intervention, silt strider, guild guide, ou por barco mesmo)...
Eu vejo como se a main quest no morrowind fosse mais "épica", pq. realmente, mesmo com tanto trabalho, no fim do oblivion não é você quem "faz as honras" contra o mehrunes...
Isso tudo foi interessante, mas o que realmente me fez preferir o Morrowind é que... Os encantamentos são MUITO mais interessantes!
Depende do item que você for encantar; Escudos são os melhores, depois vêm os amuletos/anéis, então tá dividido entre cuirass e roupa normal, e por aí vai. Há várias coisas que você pode usar de uma só vez, essas são... Capacete, roupa normal(camisa+calça), armadura(cuirass, pauldrons(negocios do ombro), os negocios da coxa e da perna, e as gauntlets... Nota: pauldrons e gauntlets são separados em direita/esquerda), saia(sim, junto com a calça normal) e robe(sim, junto com tudo isso)... E também 2 anéis, 1 cinto e 1 amuleto, ou seja, o potencial para encantar é muito grande, você pode fazer encantamentos "On use", que você usa como magias/scrolls, mas só gasta cargas da soul do encantamento(ela vai recuperando com o tempo), pode ser "On strike" para armas, onde quando você ataca o encantamento surte efeito, e pode ser "constant" se você tiver uma soul das maiores(o "tamanho" da soul faz diferença mais especificamente; Golden Saints são os mais fáceis da melhor, mas tem um outro que tem soul de 400 pontos também. Vivec e Almalexia têm soul divine, não é lá uma boa idéia matar o Vivec, mesmo tendo uma soul de 1000 pontos, mas no tribunal você pode matar a almalexia e aprisionar a alma dela de 1500 pontos com a azura's star, mas pense bem antes de usar, não vai ter outra igual).
Há efeitos de magias inexistentes no oblivion, como levitate e jump, e além disso, com um bom set você pode ter um bom regen de HP e fatigue constante...
Por fim, a única coisa que eu realmente senti falta no morrowind foi a falta de regenerar magicka, então eu baixei um mod que arruma isso... E baixei um mod que dá mais magicka por lvl também, pq. magicka no morrowind é meio... precioso.