Postado originalmente por
Master Kokiry
Tenho uma dúvida em relação a resolução
Li na internet que, conforme você disse, se você for imprimir o seu trabalho, a resolução mínima é 300 DPI, senão o trabalho pode nao sair conforme o esperado
Então, ai eu precisava fazer um banner pra um trabalho de escola de 1 x 1,2 metros, beleza
Ai pá, depois de muito esforço eu fiz a porra do banner com 300 DPI, meu PC tava saindo fumaça já (ele é velhinho, coitado), e fui imprimir numa graficazinha la pelas redondezas do colégio
Mas na hora de imprimir, tava demorando pra abrir a imagem no computador deles, então me perguntaram o que era, eu falei o tamanho e a resolução
Ai o cara disse que se o banner tava em tamanho real, 72 DPI bastavam já... eu estranhei, e até hoje não tive confirmação se isso é verdade, todos os artigos que li na internet falam que o mínimo é 300 DPI
Queria saber se o que o cara falou é verdade mesmo
custo beneficio:
pro tamanho do teu banner, 72 dpi era o ideal, o teu banner era para ser visto de longe, e não de perto, entao nao tinha pq ele ser mto detalhado.
por isso existem impressoras tbm gigantes especificas para as q suprtam mais dpis de qualdiade, e umas mais basicas, e existem as mesmas maquinas de uma marca mas de modelos diferentes, qto mais avançada a maquina ela imprime mais rapido. porém é este o custo beneficio, a impressora q imprime em uma qualidade inferior vai imprimir mais rapido e o preço será menor.
resumindo de novo.
300 dpi é aconselhavel pra midia impressa que vai ser vizualizada de perto, ex:. folha A4.. A1... 250 dpi até q ja resolve tbm..
mas banners grandes para serem veinculados a qualidade pode ser inferior ja q vão ser vistas de longe, outdoors utilizam 72 dpi. tal qual se vc for ver de perto um outdoor vc enxerga os pontos da msitura de cores cmyk.
é aconselhavel mandar arquivos em vetores, qnd vai ser impresso coisas grandes. assim vc tbm não precisa trabalhar em tamanho real no computador, o q vai deixar seu computador muito lerdo e carregado, e consequentemente o arquivo muuuito grande, e deve ter sido o q aconteceu na grafica, vc sobrecarregou o pc da grafica.
só por curiosidade, me diga qts mega ficou a sua imagem.