Discordo em partes...
A situação realmente é precária das escolas no brasil, eu digo que os professores concursados (de escolas públicas) são os que mais erram, pois sabem que não perderão suas aulas, porque passaram no concurso, então não se dedicam, tudo que é 'certo' na vida, nós fazemos de tudo pra dar errado.
(Temos que mudar essa cabeça de querer passar em concurso e estacionar na vida!!!!!!!!!!!!!!!!)
E o que incentiva esse desleixo deles, é o salário michuruco, realmente, a hora aula é muito baixa, ja na USP os professores são MUITO (digo MUITO) bem remunerados (mereçem, pois todos tem Doutorado e até Pós-Doutorado).
O fator, do vandalismo é culpa realmente da criação, totalmente... alunos quebram carteiras, quebram janelas, picham a escola, tudo isso pq sua criação deixou (nem sempre são pais, pois tem muitos que foram largados pelos pais) esse desleixo dos pais com os filhos cria essa revolta neles, e eles enxergam que o motivo de quebrar, chutar, e agredir, como uma forma de amenizar essa angústia familiar ou motivo pra se sentir 'poderoso'
Esse método que o Nobre cita, de fazer apostila, mal da certo em faculdade particular, em escola pública então, que as pessoas mal tem dinheiro pra sobreviver...
Eu diria que devería incrementar a grade escolar, colocar aulas de
Sociologia, principalmente
consultas Psicológicas
e Teologia.
(sou a favor de HORÁRIO INTEGRAL!)
Mas, nosso ministro da Educação Fernando Addad está fazendo um bom trabalho pra melhorar isso, e o Gov. de SP o Serra, melhorou e muito as escolas daqui do est. de SP, o Pref. de SP Gilberto Kassab, apesar do seu forte ser contra pirataria, ele construiu, reconstruiu e reformou muitas escolas daqui da cidade.
Só que só da certo se houver Aliança da Iniciativa Privada (Empresas) com o Governo