Postado originalmente por
TheDeh
um dilema desses é apresentado num filme que é com o ator que fez o froddo(um filme antigo bagarai) onde a mae tem q escolher entre salvar o sobrinho ou o filho de cair de um penhasco(algo assim, nao lembro muito bem)...ai ela decide salvar o sobrinho, pq o filho era muito malvado e pa...
foda bagarai...
Eu vi esse filme não faz mto tempo... Deu no SBT ou na Globo. Era 'foda bagarai' msm hehe.
Dpois q eu li no livro eu fiquei pensando sobre o assunto, e é a msm coisa vc desviar o trem ou empurrar um kra, "antes 1 do que 5", mas tem uma diferença aí que as pessoas percebem quase que instantaneamente. O kra do trilho é considerado apenas um "efeito colateral", afinal, ele q foi azarado de estar no trilho na hora de desviar o trem. No entanto, o caso de empurrar o homem da ponte ( ele era 'gordo' e não 'de mochila' se não me engano xP), é basicamente homicídio, vc estaria usando o homem como um objeto (bye-bye direitos humanos).
Aí que está o dilema, ficar com o "bem maior" ou o respeito ao direito de não ser usado com uma ferramenta para a maioria? Acho que eu ficaria com a opção de não puchar a alavanca. Eu acredito que ninguém deve ser usado sem seu próprio consentimento para beneficiar a maioria. Mas tem o ponto do "acidente". Ele não está sendo usado, apenas está no lugar errado, na hora errada...
É quase que um círculo vicioso pensar sobre isso. ;/
Obs: Uma coisa que eu reparei aqui: tem gente q nem ta pensando que 5 pessoas(ou 1) morreram, só estam preocupados com consequêcias para si msm pelo fato de ter puxado o a alavanca? XD. Mas não vale nadaaaaaa hein. Fala sério. (piada lol)
hauehuhuheahuaeh