tia, me desculpe por tangenciar o assunto ao falar da linguagem em si...mas comparar a gigante matemática com uma parte do português é chutar o pau da barraca...
Eu uma vez assisti um documentário muito interessante sobre a evolução do homem...nele, um dos fatos mais importantes citados é a importância da linguagem na evolução.
O documentário mostra macacos que se alimentam de nozes que precisam quebrar com uma pedra...os macacos levam anos até aprender a quebrar as nozes, o que dificulta uma evolução maior, já que os filhotes tem que imitar a mãe até aprender...
Agora imagine o que seria do ser humano sem a linguagem, escrita que seja. A história define como pré história o período em que o homem não utiliza da escrita por um bom motivo: os dados antes disso são duvidosos e acabam trazendo inúmeras especulações.
A quantidade de informações que podem ser transmitidas num papel utilizando-se da linguagem é incrível, caso esta não existisse, voltaríamos na pré-história, quando os fatos eram registrados através de desenhos. Me diga quão rápido nós evoluiríamos assim?
Já matemática em si está presente em tudo, quando você conta quantas maçãs você tem, você automaticamente está usando a matemática. Aliada ao ser humano observador da natureza e da ciência, a matemática se torna essencial para o desenvolvimento de tecnologia. É uma das ciências que não corre risco de ser sucateada, pois sempre vai ser necessária no nosso cotidiano. Já a linguagem, quem sabe um dia inventam chips que transmitem nossos pensamentos para os outros? :rolleyes:
Mas para ser sincero, eu acho tal comparação insensata...todo profissional deveria desenvolver as suas habilidades de acordo com suas necessidades. Infelizmente, muitas vezes encontramos profissionais incapazes de realizarem suas funções de acordo com o esperado. Como um engenheiro que não sabe calcular direito, um chefe que não consegue lidar com seus empregados, um administrador que não consegue descobrir o que o mercado procura, ou um advogado que não sabe calcular quanto deve cobrar de seu cliente...