Postado originalmente por
Keplers
Mas não é necessário religião para "pregar" o bem.
Também não é necessário a ONU para se ter diplomacia, mas ela não ajuda?

Keplers
Uma das coisas que mais me incomoda na religião, e que é um dos motivos mais fortes que eu tenho para praticamente não ter consideração por qualquer um que segue o que a igreja diz, é o fato que a igreja (ou mesmo a religião em geral) prega paz demais. As igrejas pregam tanta paz, e existem tantas guerras por causa das diversas igrejas existentes.
A primeira coisa que você deve fazer é começar a diferenciar religião de igreja e uma religião da outra.
Quando falar em igreja, especifique. O cristianismo tem mais de uma igreja, por exemplo.
Quando você fala em 'diversas guerras por causa de várias religiões' atualmente, eu só me lembro do islamismo. O islamismo prega a paz?
Quando se fala das cruzadas lembre-se que quem ordenava as guerras era um homem. Se uma filosofia é usada para o mal não quer dizer que ela seja o mau. As causas das guerras sempre são interesses políticos, as ideologias é que mudam.
Eu não lembro uma guerra em que o motivo real fosse Deus, uma guerra em que Deus não fosse apenas um disfarce pra outros motivos.

Keplers
Pode parecer que eu seja maluco por achar ruim uma pregação exagerada da paz, mas eu creio que uma coisa é você ser pacífico, outra coisa é você colocar a paz acima de tudo, ser humilhado, viver em condições porcas, trabalhar 12 horas por dia pra ganhar um salário mínimo, e aceitar tudo de cabeça baixa, simplesmente porque você "não quer guerra".
Veja bem, você não passa por esses problemas. Você não tem com o que se preocupar, pode acreditar na igreja, se você não acreditasse nela, dificilmente faria guerra do mesmo jeito. Mas tire a religião do povo (brasileiro), e veremos o caos. Isso é bom? Também acho que não. O povo é ignorante demais, o povo sem religião vai se virar contra as pessoas erradas, vai se revoltar contra quem não pode mudar nada. Vão destruir as indústrias, como se aquelas máquinas fossem o motivo da sua desgraça, ao invés de tomar o controle delas e simplesmente redistribuir as coisas. Não há dúvidas que a comida produzida no mundo é suficiente para mais do que a população existente. Entretanto na África ta todo mundo morrendo de fome, simplesmente porque a distribuição não é adequada. As empresas jogam a comida vencida no lixo, ao invés de dar para os pobres antes que elas vençam, simplesmente porque se dessem para os pobres o preço iria cair.
Por isso eu considero a religião um empecilho. Pode ser que no Brasil ainda seja necessário, mas em outros lugares do mundo, onde o povo ainda é mais consciente, a religião não possui nenhuma função benéfica.
~sirius~
Não creio que se tirasse a religião do brasileiro ele sairia destruindo tudo. Até porque muitos que se dizem católicos nem vão a igreja, são só faixada.
E lembre-se também que a igreja tem muita interferência em vários movimentos políticos. A função da igreja não é dizer para a pessoa ficar quieta depois de trabalhar 12 horas por dia.
Lembre-se, por exemplo da Confederação do Equador, ou da Revolta dos Malês.
Sem contar os trabalhos sociais que eu nem discuto. É porque vocês só falam dos papas(que sempre são da elite, nenhum pobre chega a cardeal) e dos padres que comem criancinhas.
E por favor, comece a especificar as igrejas e religiões. Fica mais fácil pra entender seu ponto de vista.
AK