Postado originalmente por
Dark Van Houte
O mal da Ibanez é o nome que ela tem. Só pq é Ibanez, muita gente acha que é boa, mal sabendo que, boa parte dessas guitarras estão divididas em sub-classes ou sub-marcas ou linhas. Tomando como exemplo a Ibanez, temos as guitarras da linha GIO, que sinceramente, não valem metade do preço que estão sendo vendidas aqui no Brasil. A Fender tem a linha Squier, que são poucas as que se salvam. A Gibson tem a Epiphone, que funciona como uma marca de certa forma independente e ao mesmo tempo propriedade da Gibson; dentro da Epiphone existem linhas boas (mas bem salgadas) e linhas piores, vide a merda que é a Epiphone Special.
A solução é: você tem grana? Gosta de ver o nome FENDER, GIBSON, IBANEZ, PRS, no headstock da sua guitarra? Então se prepara pra gastar dinheiro. Caso contrário, a melhor saída é procurar marcas mais "alternativas" (ou não?) e que não deixam a desejar numa relação entre custo versus benefício; Cort, Shelter e Condor, vem apresentando boas guitarras e o melhor, com um preço mais light. XD
Post perfeito. Só quero acrescentar algumas coisas.
Um fato que me deixa muito chateado com a Ibanez é a desonestidade deles, pois anunciam algumas RG's como se fossem em Basswood aí quando você abre a guitarra vê que é um MDF do mais safado. Isso é revoltante. Por outro lado eu tiro o chapéu para os outros modelos (series prestige e Signature), pois são excelentes guitarras mesmo. O único contra é o preço, que é muito salgado.
Para você ter idéia, com o valor da RG que nosso amigo ali em cima pagou (acho que foi 2100). Seria melhor pegar uma cort VIVA Gold II e por captadores seymour duncan e ainda sobraria uma grana pra investir em um amp melhor (ou um pedal qualquer). Tenho certeza que teria um timbre muito melhor, mas não quero desmerecer a guitarra de ninguém, longe disso. Meu objetivo aqui é somente informar aqueles que pensam que Headstock diz alguma coisa.
Se me permitam, vou me desmentir, pois existem guitarras que são inigualáveis, como por exemplo as PRS (Paul Reed Smith), Gibson, Fender, Gretsch e Martin(violões). Por exemplo as Fenders Signature e as séries American Deluxe. As Gibson são todas inigualáveis, pois são feitas quase que artesanalmente. Uma atenção especial é para as PRS, que são feitas com um carinho imenso, materiais selecionadíssimos e muita habilidade. Não é a toa que algumas PRS ultrapassam 15 mil dólares. As Gretsch não vou nem falar, pois ja tive oportunidade de ver uma White Falcon pessoalmente e é simplesmente incrível.
Uma curiosidade, para comprar um violão top de linha da Martin, o comprador tem que pagar (óbvio) uma quantia semelhante a 15 mil dolares, fazer um teste de pegada para os designers fazerem um braço de acordo com a sua mão e ainda por cima, ter que aguardar mais ou menos um ano para a fábrica te entregar o seu precioso violão. Vale lembrar que as ferragens são todas escolhidas pelo comprador. Realmente é para quem pode.
Mas tudo é questao de gosto e de quanto você pode gastar. Se você dispõe de 10 mil reais ja pode comprar uma "guitarrinha" maneira.
Abraços,
Fernando