Curtir Curtir:  0
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 45678 ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 60 de 80

Tópico: Pensamentos, frases e contos ao vento...

Registro
    17-02-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Melgraon I Ver Post
    Realmente, faltou o hífen no "foi-se". Já corrigi o erro.

@Helluser: Nâo entendi bem o que você falou (é uma gíria do teu estado?), mas parece que foi um comentário positivo. Essa "briza" é algo bom, não é?
    Hehe

A.E. Melgraon I
    Cara, não vou mentir, ontem quando eu li seu tópico eu tava muito loco, mais curti mto, li tudo...

'que briza' é o equivalente a 'que viajem', se é que me entende... =)

seria uma 'quebra de realidade', pelo que eu li...

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por HellUser; 11-11-2007 às 02:52.
    04:37 Cavaleiro Do Machado [27]: vc ainda vai viajar...
    04:37 Cavaleiro Do Machado [27]: paga pra cip
    04:37 Cavaleiro Do Machado [27]: e compra estamina
    04:37 Cavaleiro Do Machado [27]: lol
    04:38 Rokeiraa [41]: quanto paga?

Registro
    04-05-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bem, aqui está um capítulo do projeto que citei anteriormente. Estou preparando-o para as férias.

Este texto será a introdução do "Livro dos Clichês", e quando eu criar o tópico que abrigará toda a iniciativa, editarei esse post com o link para o original.

Ah, e uma coisa... Eu sei que vocês estão lendo. Então é o seguinte: Se o número de post não for superior ao dos outros textos que eu postei até agora aqui, entenderei como um sinal de que ninguém está dando muita importância ao que eu estou fazendo aqui, e vou achar que esse projeto não agradou.

Se isso acontecer, é bem provável que o tópico termine aqui mesmo, sem delongas.

Entendam, eu estou sentindo falta de críticas aos textos que eu fiz. Nâo só gramaticais, mas também de outras naturezas.

Será um tópico muito bem ilustrado (com imagens, sim.), organizado, com parágrafos, com muitas partes sublinhadas, em negrito, com variações de tamanho de letra (para que a leitura fique mais dinâmica, não canse o leitor e ainda de quebra faça com que ele preste atenção dobrada ao conteúdo do texto).

A estrutura será cheia de frases simbolizando cada tipo de clichê, cada um terá um pequeno texto escrito por mim colocado no contexto desse clichê, e depois analisarei o conteúdo dizendo os prós e contras de cada um deles.

Eu falarei, entre outras coisas, de Romeu e Julieta, Tolkien, O Justiceiro(o personagem de quadrinhos), Batman (e outros personagens de quadrinhos), falarei de tragédias gregas, de filmes sobre adolescentes, de heróis, dragões, castelos e todo o escambau que eu conseguir lembrar sobre clichê, sempre com muito humor. Um projeto extenso, trabalhoso e, espero eu... Extremamente útil para o nosso fórum.

Aqui está um "aperitivo". Acreditem, não é nada comparado com o que eu estou preparando. Esse texto nem está revisado direito...

Capítulo 1 – Introdução ao clichê. (“Era uma vez, em um lugar muito distante...”)

- ( Descrição retirada da Wikipédia) -

Um clichê (do francês cliché), chavão ou lugar-comum é uma expressão idiomática que de tão utilizada e repetida, desgastou-se e perdeu o sentido ou se tornou algo que gera uma reação ruim em vez de dar o efeito esperado.
    Exemplo: a união faz a força, ninguém me ama!.
    Também pode significar uma idéia relativa a algo que se repete com tanta freqüência que já se tornou previsível e repetitiva dentro daquele contexto.
    Exemplo: (em romances, filmes e telenovelas) o mordomo é o culpado do assassinato do patrão, o mocinho fica com a mocinha etc
    .

EXATO!

Quem já escreveu um livro, o pelo menos leu um, sabe que “bicho” tenebroso é o clichê... Sabe quando o início da história conta sobre uma criança cujos pais foram assassinados que acaba ficando traumatizada com isso? Pois é... Todo mundo sabe que a infeliz vai crescer suprindo um sentimento de vingança e, dependendo do enredo, o clímax da história será um confronto direto entre o jovem traumatizado e o “vilão” que matou a sua família. (Naturalmente, o jovem vence, matando/prendendo o vilão). Mais tarde falaremos sobre esse tipo de clichê em especial.

O quadro sintomático de quem acabou de ler um texto contendo uma trama assim é geralmente a combinação de alguns destes 5 sintomas básicos, dependendo da pessoa:

1-Náusea. (O leitor sente vontade de vomitar em cima do texto.)

2-Raiva do autor. (“Aff... Que porcaria de texto. O cara que escreveu isso deve ser muito imbecil...”)

3-Sentimento de tempo perdido inutilmente. (“Por que raios eu fui abrir este livro? Bah, que história manjada”) (“Eu devia ter lido o outro tópico primeiro...”)

4-Perda da vontade de ler, desmotivação. [Se tratando de fórum] (“Ah, depois eu leio os outros tópicos... Vou dormir um pouco.”)

5-Solidariedade (ou caridade). (“Lá vou eu dar umas dicas de escrita pra esse cara, mais uma vez... Tomara que hoje ele ouça...”)

Certo. Você, caro leitor, nunca se perguntou por que razão o clichê continua a ser disseminado, uma vez que os seus efeitos são tão desagradáveis?
    Pois a resposta é simples. Volte um pouco no tempo, nas suas lembranças infantis... Quais histórias eram contadas ao pé da cama antes de dormir? Quais foram os primeiros livros que leu, e quais filmes infantis assistia?
    (Aposto que agora a questão começa a se esclarecer, não é?)

O seu cérebro funciona como um computador. Ele começou a ser programado para funcionar no meio onde você vive desde o momento do seu nascimento, e usa as informações que recebe durante a sua vida para fazer tudo, desde tirar conclusões e saber o que é certo ou errado até escrever uma história. Uma grande prova disso é que, quando acaba de ler um bom livro, você passa certo tempo escrevendo de um jeito parecido com o autor dele. Experimente ler um livro longo, passando pelo menos uma semana focado nele. O seu cérebro vai se acostumar com o “estilo” de escrita que você viu durante este tempo e, se o livro tiver uma dose de trechos com fluxo de consciência (trechos de um texto que mostram detalhadamente o que se passa na mente de um personagem), você pode acabar não só escrevendo parecido, mas também pensando conforme o personagem pensava*!

*(Claro, isso nem sempre acontece, e quando acontece nem sempre é perceptível. Para notar uma coisa assim, a pessoa precisa estar acostumada a falar consigo mesma mentalmente.)

Sendo assim, os textos que você escreve são basicamente compilações das muitas histórias que você leu/ouviu e das experiências pessoais que teve. Nada mais natural que você acabe fazendo histórias iguais às da maioria da população, que experimentou livros, filmes e coisas parecidas com você. O que resta para diferenciar um texto do outro é a “dilapidação” que você faz. Assim como no artesanato de uma pedra preciosa, a “Dilapidação textual”, o diferencial entre os seus textos e os do resto do mundo, requere habilidade e prática do artesão (Oh! Não são apenas meros escritores aqueles que se dedicam à produção literária... Também são artesãos, porém das letras!)

Ok, chega de exaltações... Sigamos na nossa trajetória?

........................

(e por aí segue. o que acharam?)
    Última edição por Melgraon I; 15-11-2007 às 21:16.

Registro
    04-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Texto leve e divertido. Falar de clichê é supimpa. Afinal, todo mundo passa por esses problemas, quando vai ler ou escrever uma história.

Ainda existe o dilema: utilizar uma fórmula ou seguir por um caminho de incertezas? Afinal, o clichê só é clichê porque é (ou foi) muito apreciado, tanto que é repetido há muito tempo. Acredito que todos acabam tentando a segunda opção, apesar de nem sempre conseguirem criar algo "totalmente original".

Os meus sintomas são o quarto ou o quinto, depende do meu humor e do "nível do clichê". Existem histórias que começam com aquela sensação de "já vi isso antes", mas depois seguem com um enredo original e interessante.

Gostei da sua iniciativa e espero muito desse projeto.

Registro
    21-07-2006
    Peso da Avaliação
    0

Nunca havia parado pra pensar de onde vem o clichê e como as pessoas que começam a escrever geralmente tem a mesma idéia.

Livro dos clichês? Vou gostar de ler isso!

Abraços.
    _/_/_/_/_/_/_/_/_/

Roleplaying: Senhores Bíblicos
    Life thread: Um caminho para o Céu

Clique Aqui e conheça a Langobardis.
    Roleplay em Neptera!

Registro
    04-05-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Pessoal, ja que o fórum parece estar começando a ter um pouco de movimento novamente, coloco essa coisa estranha que eu escrevi para vocês lerem.

Só para lembrar, são 11 textos pequenos que eu coloquei no tópico até agora, contando com esse, incluindo dois capítulos de histórias incompletas e um projeto de tópico didático aqui pro fórum, que eu gostaria muito que você dessem uma olhada, criticassem e apontassem alguma coisa passível de melhora. Todos os textos têm links no índice que eu organizei na página inicial. Seria uma ajuda muito grande se vocês comentassem não só sobre esse texto, mas também sobre os outros 3 que citei.

Obrigado
    Estou na espera.

Anotações de um cego

Como que por um estalo
    Uma faísca vinda do vazio acerta a minha mente
    E nada mais passa a fazer sentido
    Ou muito pouco

Seres humanos tornam-se subitamente criaturas exóticas
    Bichos que povoam um lugar bem longe da realidade palpável
    De onde permitem ser analisados em suas formas caricatas.
    É como poeira e bruma, trazidas pela brisa,
    sentidas de leve na pele sensível do rosto
    O toque revelador que persiste por um segundo apenas

O resto é puramente interpretação:
    Tal qual o cego a anotar em um papel o que pensou ter visto.

Pois que, pateticamente, descubro ser eu o cego,
    que anseio por ver
    Mas que quando enxergo algo, não sei diferenciar o real do delírio.

Assim o próprio extraordinário da vida se constrói e esvai-se ao meu redor
    Foge de mim em momentos de negação à loucura
    Me faz procurar a verdade oculta
    Nas anotações que deixei de fazer ou perdi.

Publicidade:

Última edição por Melgraon I; 23-11-2007 às 19:49.

Registro
    17-02-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

cara, gostei muito do texto, interessante, simples, porem de algo que é verdade...
    04:37 Cavaleiro Do Machado [27]: vc ainda vai viajar...
    04:37 Cavaleiro Do Machado [27]: paga pra cip
    04:37 Cavaleiro Do Machado [27]: e compra estamina
    04:37 Cavaleiro Do Machado [27]: lol
    04:38 Rokeiraa [41]: quanto paga?

Registro
    24-11-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Puta brisa como o cara disse, os textos te fazem pensar e passam uma sensação diferente por falar de coisas do cotidiano.

Muito bom, está de parabéns.

Registro
    15-07-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Melgraon
    Não tenho muito o que comentar, mas venho aqui lhe dar os parabéns por essas reflexões. Acho fascinante a maneira como você "encarna" no sujeito, tentando nos trazer o pensamento do mesmo, de uma forma inteligente e criativa.
    Gostei muito de "Anotações de um Cego"... Me impressionou e tenho certeza que impressionou a muitos outros a sua forma de representar o personagem.
    Parabéns cara! Excelente trabalho!

Hugo Cesar
    Novo: 11º Parte (postado 16/10/2008) Clique na Sign para ler.

3º Lugar no Concurso de Melhor Conto 2008 - Clique na Sign para ler.
    http://img508.imageshack.us/img508/1237/imagemta8.png

Conheça minha banda. Clique na imagem.
    Participe da nossa comunidade: Vu!gar

Registro
    21-07-2006
    Peso da Avaliação
    0

É a terceira vez que abro o tópico e penso em comentar. Mas ai eu leio, seleciono outro texto aleatório e leito, só que não me vem nenhuma crítica ou idéia para te ajudar.

Então, mais uma vez, venho aqui marcar presença e te parabenizar pelos ótimos trabalhos.

Abraços.
    _/_/_/_/_/_/_/_/_/

Roleplaying: Senhores Bíblicos
    Life thread: Um caminho para o Céu

Clique Aqui e conheça a Langobardis.
    Roleplay em Neptera!

Banido Avatar de Hovelst
    Registro
    15-03-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Textos formidáveis...

Não há muito o que falar...

O cotidiano sempre se mostra um ótimo tema. Que se mostra interessante de se fazer, e ao mesmo tempo difícil para fazer algo "grande".

E o clichê, sempre o bom e velho clichê... Uma coisa que me deixou alegre é que há pessoas por aqui que pensam igual a mim. É tudo uma coisa subconsciente, que te leva a seguir algo pronto, sem ao mesmo perceber...

Citação Postado originalmente por Hugoca2x
    Acho fascinante a maneira como você "encarna" no sujeito
    Ele não encarna... Ele é o sujeito.

Se não entendeu, reflita e procure entendê-la.

Abraços...

Publicidade:

Última edição por Hovelst; 26-11-2007 às 17:53.

Permissões de Postagem