Cancei dos absurdos que vi neste tópico, ai vai meu nada pequeno comentário sobre o assunto...
Para ser sincero, prefiro acreditar na teoria do Big-Bang, que possui vasto embasamento teórico a acreditar no Criacionismo bíblico, que apenas diz, era uma vez um ser supremo entediado, ele resolveu criar o Universo para se divertir...
Farei agora um pequeno panorama das teorias aceitas na atualidade para a origem e destino do Universo.
1914 – Einstein anuncia a Teoria da Relatividade e mostra a equivalência Massa – Energia E = m.c².
Em parte da teoria do Big-Bang é dito que a Matéria e a Anti-Matéria “se aniquilaram”, ou seja, quando a matéria entrou em contato com a Anti-Matéria, formada por Antielétrons(ou Pósitrons), equivalente a um “elétron positivo” e de Antiprótons, equivalente a um “próton negativo”, as duas foram inteiramente convertidas em energia segundo a Lei da Relatividade, é dito também que a Anti-Matéria, por ter existido em menor quantidade foi completamente aniquilada e por isso não existe mais Anti-Matéria no Universo.
1917 – Willen de Sitter demonstrou de forma teórica que o Universo está em expansão.
1927 – Georger Lemaitre sugere a teoria do Ovo Cósmico, ou seja, que toda a energia do Universo estaria concentrada em um único lugar, o Ovo Cósmico ou Átomo Primordial.
1929 – Hubble baseado em suas observações enunciou que a velocidade de afastamento de uma galáxia é proporcional a distancia entre ela e nós, esta foi a primeira evidencia da expansão do Universo.
1950 – Herman, Garmow e Alpher propõem a teoria do Big Bang.
1965 – Arno Penzias e Rober Wilson detectam a Radiação Cósmica de Fundo, equivalente à radiação emitida por um corpo negro a uma temperatura de 2.7K.
A primeira análise do Universo, estudado como um todo foi feita por Isaac Newton, ele tratou o Universo como infinito e homogêneo, a interação gravitacional era suposta com propagação instantânea. Esta análise foi refeita por Einstein, que utilizou como ferramenta a Teoria da Relatividade Geral, onde a gravitação passou a ser tratada como uma distorção na estrutura espaço-tempo.
A Radiação de Fundo e sua importância na questão Big-Bang:
Arno Penzias e Robert Wilson em 1965 detectaram estranhos “ruídos” que iriam constituir a Radiação Cósmica de Fundo. Essa descoberta parece evidenciar duas coisas: a existência do Big-Bang, sendo essa radiação proveniente da transformação de massa em energia radiante, um resíduo do Big-Bang quando o universo tinha 380 mil anos de idade, e ainda, que 2.7K seria a atual temperatura média do Universo.
Posteriormente alguns estudos da NASA revelaram pequenas alterações de milésimos de Kelvins na Radiação de Fundo, evidenciando a presença de galáxias, confirmando a teoria, e estimando uma idade de 13,7 bilhões de anos para o Universo.
A Teoria do Big-Bang:
A teoria do Big-Bang admite que o Universo tenha cerca de 13,7 bilhões de anos e diz que toda a energia existente no Universo estava concentrada em uma esfera menor de diâmetro menor que 1cm, e essa energia, em rápida expansão, criou o Universo, que se dilatou e resfriou uniformemente.
Cronologia na Criação do Universo:
T = 0s: Instante inicial que ocorreu o Big-Bang.
0 < T < 10 elevado a -43s: O que ocorreu neste intervalo de tempo é pura especulação teórica sem nenhuma possibilidade de comprovação através da física.
10 na -43 < T < 10 na -35s: Quarks e Anti-Quarks aniquilaram-se de modo a não sobrar mais Anti-Matéria, a temperatura do universo decaiu de 10 na 32K para 10 na 27K.
T = 10 na -30s: Quarks restantes da aniquilação começaram a se fundir dando origem aos prótons e nêutrons.
T = 10 na -6s: A fusão dos Quarks termina e restam apenas prótons e nêutrons, os prótons e nêutrons podem se transmutar entre si e vão coexistir com elétrons e fótons, o nêutron emite um elétron e um neutrino e se transforma em um próton, um próton captura um elétron e um neutrino e se transforma em nêutron.
T > 1s: Com a queda da temperatura os prótons não podem mais se transmutar, porém o nêutron continua a se transformar em próton, por isso existe 4 vezes mais prótons do que nêutrons hoje.
10 < T < 500s: Ocorrem as fusões nucleares, ao final de 3 minutos as fusões terminam e o Universo contém 75% de núcleos de hidrogênio e quase 25% de núcleos de hélio.
T > 380 mil anos: A temperatura já e baixa o suficiente para elétrons e prótons se associarem criando átomos de hidrogênio.
T> 200 milhões de anos: Surgem as primeiras estrelas devido a força gravitacional.
Fatos Oriundos da Teoria do Big-Bang que podem ser observados hoje:
• Organização Cósmica da Matéria
• Afastamento Relativo das Galáxias
• Quantidade Relativa dos Elementos Químicos(75% hidrogênio, 23% hélio e 2% dos demais)
• Inexistência de Anti-Matéria
• Existência da Radiação Cósmica de Fundo
• A Pequena Densidade do Universo(cerca de 1 próton e 1 nêutron e 1 elétron por m³ e de 300 fótons e 100 neutrinos por cm³)
Destino do Universo:
1) O Big Crunch: A força gravitacional vai conseguir frear a expansão do Universo e reverter o processo, provocando uma fase de contração que terminará com o colapso final do Universo, para que isso ocorra a densidade do Universo deve permanecer maior que 10 na -26kg/m³.
2) O Universo Expandirá Eternamente: Em 1998 astrônomos constataram que o Universo está em uma fase de expansão acelerada, para que isso ocorra é necessária a existência de uma “Antigravidade” que ficou conhecida como Constante Cosmológica.
O destino do Universo é incerto, sendo o mais provável que continue a se expandir eternamente.
Eu concordo com a teoria do Big-Bang, para falar a verdade, eu considero a seguinte seqüência: Big-Bang -> Teoria de Oparin -> Darwinismo -> Mendelismo como a melhor visão para o surgimento do Universo e da vida que nele habita.
A Teoria de Oparin:
• A Atmosfera Terrestre Primitiva era composta principalmente de: Metano, Amônia, Hidrogênio e Vapor D’água.
• Com o passar do tempo, reações químicas, induzidas pela temperatura elevada, descargas elétricas e raios UVs formaram compostos orgânicos simples que “choveram” na crosta terrestre.
• Os compostos orgânicos reagiram entre si formando proteínas e outras macromoléculas como DNA
• O Resfriamento Terrestre deu origem aos mares primitivos
• As proteínas combinadas com água formaram Colóides
• Os Colóides se agregaram em Coacervados
• Os Coacervados desenvolveram membrana externa e se associaram à moléculas de DNA dando origem aos primeiros seres vivos.
Darwinismo, Mendelismo e o Neo-Darwinismo(Darwinismo + Mendelismo):
Darwin admitia que as espécies evoluíram pela seleção natural, que segundo ele o meio ambiente funcionaria como um “funil” ou “peneira”.
Ao combinar as idéias evolutivas de Darwin à Genética analisada por Mendel foi inevitável a junção das duas teorias dando origem ao Neo-Darwinismo, que defendia a evolução das populações por intermédio dos chamados Fatores Evolutivos(mutação, recombinação, migração e seleção natural), nesta teoria o conceito de Seleção Natural foi ampliado para uma “peneira” que seleciona os Genótipos(conjunto de informações genéticas de um indivíduo) mais aptos à sobrevivência.
As principais evidencias da evolução são os Fósseis encontrados em rocha, gelo ou âmbar, órgãos vestigiais(como nosso Apêndice), a Bioquímica comparada(comparações de nível de igualdade em DNA de diferentes espécies por exemplo) e os Órgãos Análogos(mesma função porém origem diferente) e Homólogos(mesma origem mas função diferente).
Depois de expor todos estes pontos e teorias cuidadosa e rigorosamente fundamentadas, na minha compreensão fica muito claro que o simples ato de cogitar a hipótese de tudo ter sido criado por uma entidade superior é a mais pura forma de abnegar tudo aquilo que está diante de nossos próprios olhos e também uma forma de abdicação de nossa sanidade e capacidade intelectual para embarcar em uma fé cega e errônea de contos de fada.
Fontes: Eu, aulas de física e biologia. As datas de publicação de teorias e os segundos dos acontecimentos do Big-Bang, que eu não sou doido de decorar, foram retirados da apostila do colégio Alpha Objetivo 4º Bimestre do Terceirão.
@Locke
Exato, teoricamente é impossivel acelerar um corpo que possua massa até ou além da velocidade da luz, sendo assim imposssível de se alcançar as "bordas do Universo", a não ser é claro, que consideremos teorias que englobam dimensões paralelas, mas isto já é outra discussão...
-=Angel of Darkness=-