Postado originalmente por
Emanoel
Você está generalizando, mestre do yellow. Eu não me sinto coitadinho e nem sou endeusado, nem meus amigos negros.
Quanto a "competentíssima" equipe de GM's. É o "trabalho" deles resolver o problema do jogo, sendo difícil ou fácil. Portanto, eles vão ter que acarretar com o problema de qualquer mudança no sistema. O racismo no jogo já é punido, e nada disso iria mudar com a aceitação dessa proposta.
Não tenho preconceito contra preconceituosos, tanto que tenho amigos que "odeiam" polonesês, homossexuais, nerds, jogadores de Ragnarok, etc. Minhas relações dentro e fora do jogo não iriam mudar.
Joguei Helbreath durante anos, como já disse. Nunca fui caçado, vitima de preconceito ou tive qualquer outro problema por conta da coloração do meu personagem. Porque no Tibia seria diferente?
A maioria de pessoas que postam no tópico estão apenas supondo. Eu já joguei com um char negro e sei que isso não é problema para jogo nenhum, pelo contrário!
Se os afrodescendentes mesmo em sua maioria fazem auto-afirmações que generalizam sua situação como sendo ruim, que estão abaixo das outras raças, que onde vão sofrem preconceito(o que é uma mentira, os unicos lugares que sofrem racismo é os lugares que que o racista sai impune, como a internet, nos outros os racistas se controlam e são obrigados a respeitar), por que não devo generalizar?
Alem do que não é bem generalização o que faço, mas sim me espelho em fatos que ocorrem com a maioria dos casos, mas claro sempre havera umas poucas excessões, porem esses poucops casos são insignificantes perto da maioria esmagadora que se encaixa nas minhas palavras.
E o que eu estou dizendo é que com os problemas que tem os GM ja não atuam tão eficazmente, o que gera frustação dos jogadores e por sua vez maior desistencia do jogo(menos p.a...), dando mais um problema/aumentando os casos de um problema com uma proposta so vai tornar a situação pior.
Antes de uma pessoa elaborar uma proposta ela deve ser se a mesma não acarretara mais problemas no jogo e a cargo de quem repsonde responder esses problemas. Uma proposta que aumenta os problemas dos GMs é uma má proposta, pois de todos da cip os GMs são os menos competentes.
Imagine a situação: um afrodescendente poe um outfit de sua respectiva cor, sofre racismo de verdade no jogo. Se ele reportar para um GM o memso vai demorar para atender tanto quanto demora hj(talvez um pouco mais até pelo fato dos problemas/casos de problemas deles aumentarem com essa simples proposta). Essa demora, e possivel chances de não ser atendida eficazmente, pode deixar a pessoa com raiva do jogo e a mesma deixar de joga-lo.
Menos gente jogando é igual a menos chances de premmiun accounts.

E olha que eu nem falei das falsas denuncias de racismo. Por causa das falsas denuncias, um GM pode julgar mal ao condenar um inocente ou absolver um culpado, dado o fato do racismo ser subjetivo demais para ser provado, ainda mais oficialmente num jogo em que não aceita videos, conversas e ss.
Enfim, se não existisse outfits de afrodesendentes não haveria como o racista saber que aquela pessoa é de uma raça que odeia, ai não podera xingar, podendo, por um acaso do destino, os 2 fazerem amizades dentro do jogo e, caso encontrassem na RL continuem a amizade, fazendo-os repensar seu racismo. Isso é algo louvavel que deve ser preservado.
E sem saber da cor da pessoa, os casos de racismo no jogo seriam muito pequenos, aumentando as chances da "competentissisima" equipe de GM cumprir com seu trabalho com sucesso.
Afinal embora seja trabalho deles resolver problemas, nem por causa disso devemos esperar que els o façam com a competencias que esperamos. Eu sempre considero a competencia de um GM igual a de um politico: em ambas não da pra confiar muito.
E embora vc não tenha preconceito de preconceituosos, a maioria o tem por um simples fato: não é crime ter preconceito de um preconceituoso.
So isso basta para que todos caiam em cima dos preconceituosos com paus e pedras.
E hellbreath é hellbreath, tibia é tibia. O perfil dos jogadores de um mmorpg jamais deve ser confundido com os de outro jogo de mmorpg.
Do contrario eu devo achar então que um tibiano tem um mesmo perfil de um jogador de ragnarok. :rolleyes:
E não é suposição simples, mas sim suposições baseadas em observações criticas da sociedade, seja ela virtual ou não.

Emanoel

Pea
Me perdoe, mais voce tem cotas pra universidades nao tem??
Cotas na universidade vai me transformar em um Deus? Isso é o de menos, resultado do passado triste dos meus descendentes.
Eu tenho que aguentar piadas sobre negros, ataques e acusações. Isso sim é substancial, e não compreende apenas uma fase de minha vida.
Muitas vezes eu sinto nojo da
internet e dos covardes racistas que utilizam esse meio de comunicação para propagar o preconceito. Não estou falando de vocês, aqui desse tópico, e sim de muita gente por aí, no
orkut, ou no próprio OFF do TBR.
Você nunca foi negro, então não pode entender como é. Eu não falo "sobre ser branco", exatamente porque nunca fui.
Nunca vi nenhum camisa de "100% branco" ou "100% negro", e olha que eu moro na Bahia, onde a quantidade de afrodescendentes é grande. De qualquer jeito, cada um usa a camisa que quiser, isso não vai me influenciar ou me enfurecer. Você se incomoda por alguém ter orgulho de ser negro?
Ela sozinha não, mas ela é um dos componentes que baseam minha tese do endeusamento de uma raça, em detrimento das demais.
E não é de menos não. So pelo motivo dos afrodescendentes terem tido uma passado ruim, a sociedade deve estragar o presente ao dar vantagens excessivas a uma raça(no caso a do afrodescendente), em detrimento da igualdade tão prezada na lei(todos são iguais perante a lei...)? Conserta-se um erro cometendo outro erro? Esse não é o caminho correto.
Sobre piadas, ataques e acusações, fora um ou outro maluco que deve fazer na vida real(chamo de maluco pois levantar o dedo para um afrodescendente é um sacrilégio nesse país, a pessoa é duramente castigada), creio que só ocorram em lugares que não é possivel punir, como a internet por exemplo, certo?
Se for, é uma amostra do endeusamento desta raça, afinal mortais temem atentar ao deuses, so o fazem de maneira mais secreta possivel, por saberem que assim não serão punidos.
Porem, como deuses que tudo podem, e nada pode os atingir, enquanto que é um crime um afrodescendente ser xingado, não é crime se o afrodescendente xingar. Isso é uma das coisas que mostram o endeusamento, alem das cotas, o poder de serem protegidos de ataques, mas sem perder a capacidade de atacar impunimente.
E ainda bem que você não esta falando da gente, pois aqui ninguem foi racista, apenas estamos fazendo uam analise critica da sociedade sobre um assunto de muita polemica.
Tambem acho o preconceito errado, todos deveriam ser tratados iguais, recebendo mesmos direito e deveres, como punições.
Pena que não é o que acontecesse, os governantes tem preconceito para com as demais raças e admiração para com os afrodescendentes, dando-lhes "poderes divinos" ao darem proteção diferenciada para com assunto de racismo(como se não houvesse racismo para com outras raças, so da cabeça desses politicos mesmo...¬¬) e darem privilégios como cotas, um tapa na cara dos que buscavam a igualdade racial mas agora veem um desiquilibrio no tratamento das raças, em que no passado eram os afrodescendentes rebaixados e as outras raças em cima, e hoje o contrario com as demias raças rebaixadas e os afrodescendentes em posiçã ode destaque.
Eu por exemplo vi 2 afrodescendentes maltratando pombas enquanto caminhavam. Me deu muita raiva, e se não fosse a situação atual do país eu quebrava a cara dos 2(eu era maior e mais forte que eles, dava conta). Sim, porque embora pautado sobre um objetivo nobre, muitos achariam que eu estava brigando com eles pro racismo, logo os poderes divinos da raça a qual os 2 pertencem me intimidaram e eu não briguei com eles.
E vocÊ pode até não fazer comentarios sobre "ser branco", mas varios afordescendentes o fazem, achando que seriam superiores aos outros por serem brancos, o que é um erro pois a raça superior do momento é a afrodescendente, que "tudo pode e ninguem podera deter".
É uma caracteristica dos deuses, não conhecer sua propia força.
Sobre as camisas eu ja vi na rua um afrodescendente usando umas poucas vezes. Não deixa de ser uma camiseta racista, pois a mensagem sublinar dela é a que "minha raça é a melhor, quem não for da minha raça é lixo".
Sim, porque ele tem orgulho de ser 100% afrodescendente e com orgulho mas e se fosse de outra raça, ele não teria orgulho por desprezar a mesma?
Esse tipo de camiseta so funciona para times de futebol mesmo(sou 100% colorado e com orgulho, quer dizer que se não fosse colorado não teria orgulho, por desprezar os outros times. Ai sim que não a problema

), colocar na raça é uma atitude preconceituosa. Tanto é que se um branco poe uma camisa do genero o mesmo é linchado por motivos obvios(camiseta racista), mas quando é um afrodescendente a sociedade "finge que não vê" sobre o teor racista da camiseta e dixa quieto, outra caracteristica divina dos mesmos.

Pea

Emanoel
Você se incomoda por alguém ter orgulho de ser negro?
Não, Só acho ridiculo que se eu andar com uma camisa "Branco com orgulho" em SP, no minimo serei LINCHADO.
Exatamento, Pea falou tudo.
Alem do que me incomoda sim, pois ao dizer que ele tem orgulho da raça dele ele esta dizendo, de maneira indireta, que não teria orgulho se fosse de raça diferente por achar estas um lixo, apenas a raça dele é a melhor, e as outras são inferiores.
Ou seja, uma camiseta racista para com as demais raças.
Eu não tenho orgulho e nem vergonha de ser branco, considero uma caracteristica do corpo futil que não merece ser exautada.