
Postado originalmente por
Juns
Imagem e semelhança no sentido de ser, pensar e criar.
Não fisicamente.
E o protestantismo surgiu com Martinho Lutero, um cara lá da igreja católica que não achava correto a roubalheira na idade média por parte da igreja catolica (Certo que hje em dia os evangelicos são considerados os que roubam, mas em toda cesta de laranjas tem sempre uma podre) então decidiu propagar suas ideias de que a igreja estava para ajudar e não para roubar.
Tambem Lutero decidiu que a igreja catolica estava errada na cultuação de imagens (Vide 10 mandamentos), o que ocorre na igreja catolica, pois muita gente prefere adorar a imagem do Santo Dos Ventiladores, ou o Santo dos Sofás do que o proprio fundamento que é Deus.
Pretendo sim estudar Teologia, não pra virar Padre, Pastor ou qualquer outra coisa, mas sim pra poder entender o ponto de vista de "Deus" em estudo e aprender mais antes de falar e criticar.
Opa... Opa... Opa...
O homem só existe um, mas porque a forma de pensar é tão variada de cultura para cultura... umas beirando as extremidades em certas comparações...
Um ser onipotente não pode se reduzir à um homem...
_________________________________
Também gostei do filme "Lutero" masssss....
Se Lutero lutava contra certos abusos da igreja, ele defendia tantos outros piores...
Eu não tenho provas, mas afirmo que já li, e não estou tentando provar nada, só sugerindo uma reflexão... Lutero não abdicou das imagens, ou santos... embora eu como ateu, julgue absurdo o culto desses quando se trata de um Deus onisciente, onipresente e onipotente... voltemos, seria demasiado ousado até, largar mão das imagens tão rapidamente quando até então só existia-se os Católicos e ponto... como também já li que ele reprimiu as imagens, mas não os santos... como o próprio lutero dizia, fica a seu critério a interpretação... :riso::riso:
Se Lutero fazia-se mostrar contra a nobreza, não abria mão do apoio dessa...
Uma coisa que você verá muito, quando se trata de revoltas, é a ausência ou a censura de uma coisa chamada "reforma agrária" ... quando camponeses inspirados nas idéias de Lutero, acharam então por direito que os mais pobres deveriam ter terras doadas pela Igreja... Lutero para
não perder o apoio da nobreza, acusou-os de radicais... o que terminou com um massacre de mais de cem mil mortos...
Fora que o protestantismo era tudo que uma nova classe burguesa queria...

Ao lado você pode ver a rara capa de um dos livros de Lutero: "Os Judeus e Suas Mentiras".
Lutero é o pai do Protestantismo. Durante a primeira parte de seu ministério, de 1513 a 1523, Lutero seguidamente condenava a perseguição dos judeus e recomendava uma atitude mais tolerante com eles, baseado num espírito de verdadeira irmandade. Em 1523, ele escreveu um panfleto "Que Cristo nasceu judeu", no qual ele argumentava que os judeus, que eram da mesma estirpe como o fundador do cristianismo, tinham razão ao rejeitar o "paganismo papal" apresentado a eles como cristianismo. Ele adicionou "Se eu tivesse sido um judeu e visto estes idiotas e tolos ensinando a fé cristã, eu teria preferido me tornar um porco do que me tornar cristão".
Entretanto, quando eles não aceitaram a sua versão do cristianismo também, ele se tornou gradativamente hostil ao povo judeu. Em 1530 ele se referia ao povo judeu como "os judeus arrogantes, de coração de ferro e teimosos como o demônio", nos seus sermões. E finalmente, ocorreu. Ele imprimiu dois panfletos: em 1542, Sobre os Judeus e Suas Mentiras, e em 1543, sobre o Shem Hamephoras (Sobre o Nome Inefável). Estes dois panfletos contêm algumas das frases mais viciadas e repugnantes jamais escritas contra o povo judeu.
Nestes textos, Lutero defendia, parcialmente numa linguagem muito crua, que se destruisse as Sinagogas e as casas dos judeus, que se os abrigasse em estaleiros, que se os obrigasse a trabalho duro, que se lhes roubasse o seu ouro e os seus livros e que se lhes proibisse o ensino pelos seus rabinos. Chegou também a preconizar a deportação de Judeus. Estes escritos enquadram-se no contexto histórico do Anti-Semitismo, na altura muito corrente.
Quinhentos anos depois, Hitler encontrou algumas de suas idéias e justificativa o tratamento do povo judeu e o Holocausto com base nos escritos de Lutero.
"Suas sinagogas...deveriam ser queimadas"
"Suas casas deveriam ser demolidas e eles deveriam ser amontoados sob um único teto ou num estábulo, como ciganos, para que eles entendam que não passam de prisioneiros miseráveis"
"Seus Talmuds e livros de orações deveriam lhes ser tomados"
"Seus rabinos deveriam ser proibidos de ensinar, sob pena de morte"
"Os judeus devem pagar por terem recusado Cristo e seu evangelho; não merecem a liberdade e sim a servidão"
Lutero: "Von den Juden und ihren Lügen" ("Sobre os judeus e suas mentiras")
http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero
http://www2.uol.com.br/biblia/revist...ao3/anti-2.htm
http://oencosto.rv.cnt.br/judeusmentiras.html
Acho interessante fazer teologia, uma das poucas coisas que faria com algum prazer...