Eu já penso que a ideia foi boa (e necessária), mas a implementação, timing e intensidade da mudança foram equivocados.
Sabemos que os objetivos aqui são ao menos 2: atacar a especulação imobiliária tibiana (aumentando a rotatividade de casas e reduzindo o custo em leilões) e ajudar no combate à inflação de gold (um senhor gold sink).
A necessidade era mais do que óbvia: nunca tocaram na precificação desse sistema de casas desde a sua implementação. O sqm mais barato de Tibia atualmente custa 30 gold - o mais caro, 70 gold. Pela proposta, esses valores saltariam para 746 gold até os absurdos 32.786 gold.
O primeiro problema, a meu ver: querer empurrar esse aumento de uma só vez. Deveriam ter, ao menos, criado um escalonamento para aliviar o impacto da mudança.
Segundo problema: o cálculo dos novos valores. Criar até 5 categorias por popularidade, sem considerar o valor por sqm, gerou bizarrices como uns flats de Edron que são exatamente iguais em tamanho mas 2 deles custam 200k e 1 custa 400k (pq é mais popular). Outro exemplo bizarro: um casebre de 5 sqm em Kazordoon tem o preço de 10.000 gold/sqm, enquanto a maior casa do jogo tem 536 sqm ao custo de 746 gold/sqm. A base de cálculo, como se apresenta, amplia ainda mais a falta de atratividade de casas menores. Não faz sentido uma disparidade tão grande em virtude da popularidade.
Além disso, se o sistema permanecer estático (simplesmente receber a atualização de valores e for largado como está), só servirá para o problema aparecer de novo mais tarde.
A minha sugestão é de que o valor por sqm seja considerado em um cálculo como o seguinte:
preço base por sqm (ex: 1.000 gold) * taxa de popularidade (com base no mercado de leilões) * taxa de reajuste inflacionária (ex: indexada ao valor médio de Tibia Coins durante o último ano daquele servidor)
Deste modo, todos os imóveis teriam uma mensalidade base mais razoável do que o sistema atual (por exemplo: mínimo de 5k, máximo de 749k) e somando-se a isso as taxas de popularidade e do indexador da inflação. Assim, cada mundo teria seus próprios preços de aluguel, sendo reajustados a cada certo tempo (a cada major update? a cada ano?), flutuando de acordo com o mercado.
Essa é a minha ideia.
edit: postei no fórum oficial como resposta ao tópico oficial e como proposta. Apoiem por lá se concordam!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação