Sobreviver, sim. Utilizar boa parte dos recursos disponíveis no jogo, não.
Nesses quase 20 anos de Tibia muito conteúdo foi agregado ao jogo, de tal forma que seria praticamente impossível descobrir a mecânica do jogo sem ajuda dos dados divulgados no site Oficial e seu fórum, bem como nos Supported e Promotion Fan sites e todos as plataformas que indiretamente divulgam o game (Youtube, Facebook, blogs, etc.)
Contudo, a resposta passa ainda pela analise do objetivo do player para com o Tibia. Caso o player se limite ao power level, poderá ele adotar a mesma tática de um certo level 800+ e ficar eternamente nas Seas Serpents. Para tanto, amealharia informações in game suficiente para tal propositura.
Observe que o conteúdo para se conquistar o status acima citado é bastante reduzido. No entanto, se você tem o espirito roleplay e deseja explorar o continente Tibiano, terá muita dificuldade. Fazer o acesso a Yalahar (full) no peito e na raça é tenso, principalmente que nesse processo há outros secundários que se interligam ao principal.
Quando eu voltei do retired (2006 a 2012) fiz todas as quest: tipo.. se a quest requeria "lizard scale" eu tive que fazer a quest do obsidian knife, depois acesso a Zao, depois... depois.. depois.. até voltar ao ponto inicial. Agora pense isso sem um Tibiabr, tibiawiki, youtube.
Com foco no power game, ranking, controle de server é inevitável o uso de programas ilegais para figurar entre os tops. Ocorre que, em uma tentativa frustada a Cip faz quest e acesso por demais complexos com um conteúdo extenuante, para dificultar o acesso dos trapaceiros.
Se essas informações fossem somente divulgadas no jogo, certamente não seriam de amplo conhecimento.
Para que o player sobrevivesse somente com as informações ofertadas in game, necessário seria que o Tibia fosse menor e o conteúdo "enxugado". Além disso, precisaria fazer sentido e não ser tão complexo como é atualmente, sob pena de existirem áreas nunca seriam descobertas.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação

), e aquele AirBnb maroto pra economizar na estadia, o resto eu descubro na hora, rotas, locais, é tudo por lá mesmo, conversando com as pessoas, pegando dicas com moradores... o que me causou muita frustração, obviamente, mas me fez ter experienciado viagens totalmente diferentes das que meus amigos fizeram nos mesmos locais. 
). Foram alguns anos de curso, mas apesar disso tudo eu nao me sinto confortável lendo em inglês livros e falas dos NPC's, algumas vezes eu não entendo e sempre tento insistir mas acabo sempre recorrendo a tradução de wiki's e afins (Pois acabo perdendo tempo por nao entender só pela questa da lingua, e tempo na nossa vida RL é crucial). Infelizmente esse é meu grande pé atras com a questão de seguir uma jornada livre de "spoilers".