Com a proximidade do décimo quinto aniversário do jogo, eu os faço essa pergunta: O Tibia precisa mudar?
É uma questão controversa, e que muitos tem uma completa aversão a ela, no entanto, é algo que eu acredito que vale a pena ser debatido. Desde a sua concepção, Tibia sempre teve como um dos seus selling points o fato de ser um jogo simples. E de fato o é. Sem Skills secundárias, chars de desenvolvimento simples e linear, e sem maiores diversidades, e indo ainda mais além, o fato de não ter um Limite de Level. Totalmente na contra-mão de tantos outros MMOs atuais. É bem verdade que com 15 anos, podemos dizer que Tibia foi sim um dos pioneiros neste mercado, o que é louvável, diga-se de passagem.
No entanto, o jogo não é mais o mesmo. Ele sofreu mudanças com o tempo, mas a essência de gráficos simples e jogo linear se manteve até os dias atuais. É neste ponto que eu pense: Será que está certo isso?
Vemos jogos com mecânica mais complicada atraindo legiões de jogadores, e o Tibia está estagnado há algum tempo. (Duvida? Rook nunca foi tão vazia)
Não somente, vemos críticas em FanSites e no Fórum Oficial sobre o jogo estar perdido no PowerGaming. Será que não é a hora de realmente mudar? O Tibia atual prende o jogador através de hábitos repetitivos ao extremo com tasks para obter Outfits e Addons. Não existem desafios reais para um player acima do Level 200, que muitas vezes fica condenado a upar incansavelmente. Essa mesma mecânica do Tibia atual é o que propicia um ambiente perfeito para a disseminação dos Bots - O porquê disso fica para outro tópico.
Ao meu ver, está mais do que na hora do jogo evoluir de fato, pois o ciclo vicioso de Bots está aí, para qualquer um ver. No entanto, como eu disse, é um assunto controverso, muitos acreditam que ao mudar tantas coisas assim no Tibia, ele deixaria de ser o Tibia e tornar-se-á um MMORPG como outro qualquer, eu no entanto, vejo de outra forma, para mim, o Tibia apenas irá evoluir, mantendo algumas de suas características que o tornam único no mercado.
Exemplifico através de propostas:
- Perks/Talents, tal como vemos em jogos como Elder Scrolls V: Skyrim e World of Warcraft. Isso daria uma maior diferenciação entre personagens, ainda que no mesmo Level. Uma vez que um deles pode fazer uma Build completamente diferente do outro.
Exemplo: Um Knight poderia fazer uma build de Tank, sendo um excelente bloker, aumentando suas capacidades defensivas e HP utilizando as tais Perks, enquanto outro poderia ser um Damage Dealer, aumentando o seu dano, etc...
- Enchanting: Ele já existe, mas pode ser brutalmente melhorado. Por exemplo, permitindo que jogadores possam encantar suas armaduras afim de obter bônus interessantes. Não somente, isso seria um novo Skill, pois quanto melhor o skill de Enchanting, melhor seria o efeito.
Exemplo: Encantar sua armadura com uma Enchanted Emerald diminuiria o dano que você tomaria de Earth, ou um Enchanted Small Diamond na arma a tornaria ainda mais afiada, aumentando seu Ataque. Skills melhores de Enchanting renderiam uma melhora maior no bonus e número de cargas.
- Crafting, Mining, Skinning e Smithing: Mining e Skinning existem de forma muito simples no Tibia, mas isso poderia ser facilmente desenvolvido de uma forma relativamente simples, além de dar mais usos a ambos. A ideia é permitir que os jogadores possam obter couro, pele, etc... dos monstros e com o Skinning, que seria uma Skill, que quanto maior, melhor seria o item a ser obtido, e a facilidade também seria maior. Algo similar ao Fishing, que tem um Top em 7* em que você quase sempre pesca um.
Mining seguiria no mesmo caminho, o pontapé foi dado com a task dos Deeplings, para se obter o Heart Of The Ocean. Porque não colocar pedras que possam ser utilizadas com Pick afim de obter itens? Assim com o Skinning, Minning seria um Skill que quanto maior, melhor seria a eficácia ao garimpar por tais pedras.
Smithing e Crafting seriam os melhores. Ambos permitiriam que com o uso dos Creature Products você crie armaduras únicas, sendo o Crafting responsável por armaduras mais leves, porém com menor potencial defensivo, e o Smithing pelas pesadas, assim como armas. E qual seria a grande vantagem disso? Seriam essas armaduras que seriam as melhores para ser encantadas, e isso daria um mercado ótimo para o jogo uma vez que as pessoas iriam correr atrás de Creature Products para confeccionar suas armaduras ou armas. O skill de ambos funcionaria de forma similar: Para desenvolver armaduras melhores, você precisa de um skill mais alto.
Exemplificando: Seria possível confeccionar uma Demonic Leather Armor (Arm: 13, Death -10%). 35 oz, para isso você precisaria de um Skill de Crafting de 70, 250 Demonic Essnces, 120 Dark Torturer's Skin e 50 Wools. Essa armor poderia ser encantada ainda para aumentar sua defesa, conforme falei no Enchanting. O Smithing funcionaria da mesma forma, porém, para armaduras mais pesadas e defensivas.
- Level Cap: A proposta mais polêmica. Cada vez mais vemos players com Levels cada vez mais absurdos. São mages com 3k de HP, Knights com quase 10 mil de HP... Isso acaba com o jogo. Minha sugestão é um Level máximo, algo por volta do 250, 300 no MÁXIMO. A falta de um Level máximo leva a um sempre eterno problema de Desbalanceamento. Fora que o player estando limitado a um Level máximo, não irá se sentir atraído a usar Bot. Claro que para isso, o jogo precisa oferecer desafios aos jogadores, para mantê-los no jogo. Exemplo perfeito são as Instances, presentes no World of Warcraft. Um desafio alto para jogadores até mesmo no Level 300, que iriam precisar de uma equipe para vence-las, e no final, obter alguma boa recompensa.
São as minhas ideias para um Tibia mais durável e divertido, deem sua opinião a respeito disso, e compartilhem suas ideias se isso acabaria com o Tibia como conhecemos, ou o tornaria apenas um jogo melhor e mais divertido.