O assunto sempre gera impasse, hehe, então eu gostaria de querer saber a opinião de vocês
Versão Imprimível
O assunto sempre gera impasse, hehe, então eu gostaria de querer saber a opinião de vocês
Dos dois.
Culpa do cliente no recorrer ao banco sem ter garantias que conseguirá pagar a dívida e culpa do banco em cobrar impostos abusivos.
O Flea não pagou a dele até hj e não tem banco nenhum envolvido nela. Acontece que cada um sabe das condições existentes no sistema capitalista, e mesmo assim ainda contrai as dívidas.
Claro que abuso por parte dos credores, principalmente bancos (e agiotas) são frequentes, então entra que cada caso é um caso.
Educação financeira não é função do banco, do comércio ou seja lá qual ramo do mercado. É uma boa prática, que alguns bancos adotam, mas está longe de ser uma obrigação.
This.
Sério, descolem "o que você acha/te disseram" do "o que você pensa" dentro do cérebro de vocês. Banco é uma empresa privada, não é mãe de ninguém. Se existe algum tipo de abuso, o governo poderia fazer uma lei para impedir abusos. Se abusos são permitidos, cabe a você julgar, antes de pegar um empréstimo, se você acha as taxas abusivas ou não.
Totalmente do cliente.
Leia os contratos e faça as contas.
Tem gente que é tão obcecado por coisas idiotas que acaba buscando um empréstimo sem poder pagar e depois fica endividado.
Culpa do cliente que não sabe administrar seu dinheiro.
Bem vindo ao capitalismo, onde prevalece a lei da natureza: que sobreviva o mais adaptado.
Acho uma besteira ficar de "mimimi" dizendo que empresas e bancos têm de ser "humanos".
Existe competição por consumidores e a empresa não te obriga a comprar nada ou utilizar nenhum serviço.
Usa/compra quem quer, reclama quem é bobo.
Mas isso só parece uma idéia boa no curto prazo, ou se as pessoas puderem vender suas almas para os bancos depois de certa dívida. Bancos não são criaturas más que querem que você deva tudo. Bancos querem que você pague. Pagando, eles se mantém com capital, você pode pedir mais/pagar mais, mantendo a economia aquecida, evitando bolhas, capital girando, comércio interno etc.
Dá uma olhada na teoria de Keynes. Sufocar o proletariado nunca é bom negócio.
Do cliente, mesmo a maioria sendo ignorantes, problema é deles, ninguém mandou fugir da escola pra virar boia fria... hihihii
Maioria das vezes é culpa do cliente.
O banco te presta um serviço, acho que a culpa é do cliente por não se programar bem para quitar suas dívidas.
Se sufocar é ruim aliviar é tão ruim quanto. A própria crise de 2008 começou (dentre outros fatores) por culpa dos Ninja.
Culpa é total do cliente, que não sabe controlar os gastos.
Se o banco desse o minímo de juros possível o cliente ainda gastaria até o talo.
Os bancos tem umas medidas para crédito e emprestimos, não costumam dar crédito para quem tem baixo score, ou seja que tem um passado negro e é considerado de risco.
o Banco também perde se o cliente não pagar. Todo mndo perde.
Matéria de educação financeira tinha que ser obrigatória.
Mas aí, na minha opinião, a função de regulação passa ao Governo. As instituições financeiras vão se auto-regular somente até um ponto que está dentro dos interesses dessas próprias instituições. Quem deve zelar pela saúde do mercado por ter poder o suficiente para isso e que, em teoria, representa a sociedade, é o próprio Estado.
Deixam o mercado livre pra se auto-regular, e quando o pau quebra pro lado dos peixes grandes obrigam o Estado a resolver o problema porque ele é quem representa a sociedade. Ô modelo neoliberal que não faz sentido, meu deus...
Em tempo, acho que é culpa do individuo, por motivos já citados.
Hahaha todo mundo já sabe a minha resposta ...
Dos Bancos é claro !
A questão é que o sistema capitalista só funciona se as pessoas, corporações e os próprios bancos tomarem empréstimos, isso é fato e eu não vou nem responder se alguém discordar.
O problema ocorre que toda vez que um empréstimo é tomado, uma nova dívida surge e mais dinheiro fictício é criado, como o valor da dívida sempre aumenta e a quantia real de dinheiro no mundo não consegue acompanhar esse crescimento, é mais do que óbvio que em algum lugar a "corrente vai quebrar", falências e dívidas impagáveis sempre vão ocorrer no modelo capitalista.
Em outras palavras, os grandes bancos do mundo criaram um sistema que depende do surgimento de dívidas para funcionar e que para piorar é insustentável.
Então se as pessoas adquirem dívidas, é por já nascerem imersas nesse sistema podre.
Não consigo entender porque seria culpa do banco. A não ser se você levar em consideração qe o banco não devia ter emprestado pra lguém que estatisticamente teria probabilidade grande de não pagar. Aí neste caso cada um se ferra por sua própria culpa.
Os Smurfs são os unicos que vivem em comunidade sem dinheiro e bancos, vai lá morar com eles filhão.
http://www.independent.co.uk/multime...urf_62932t.jpg
kkkkkkkkkkkkkkk já ta arregando mano, você é tão teimoso.
- O Banco não abre um emprestimo sem o concentimento do cliente
- O Banco não libera emprestimo se o cliente tiver score baixo
- Não abra emprestimos, problema resolvido, horas.
Rubens, o argumento do Legendary não é ser contra a função dos bancos no Capitalismo mas sim contra o próprio sistema do Capital Financeiro, onde a riqueza gerada pode ser especulativa.
Se 10 bilhões de pessoas funcionam no sistema capitalista com a excessão de cuba. o que estaria errado?
o Sistema financeiro tem muitos níveis, o que atinge a nós reles mortais, é a remuneração, impostos e juros basicamente.
é só saber administrar o "dinheiro ficticio" que temos que podemos comprar o que quisermos e quando quisermos.
Se o sistema sem o dinheiro já era impossível antes de se consolidar, imagina depois que já se consolidou o capitalismo, então não adianta chorar as pitangas, e praguejar, esse sistema nunca mudará, pois vai de encontro com o que o homem tem de pior, a gana por poder, quem tem poder nunca deixará ou permitirá tal mudança.
Totalmente Utópico um sistema diferente.
Cara, pergunta essas coisas pra ele, só quis deixar claro a posição do cara. Mas isso não quer dizer que eu concorde.
O cliente não tem sempre culpa, há momentos em que você PRECISA pedir empréstimo. Daí o banco te afunda em juros sem nem se preocupar se você vai ter que roubar ou matar pra conseguir pagar a dívida.
@Bob : Obrigado por explicar meu ponto ^^.
@Rubenito :
10 bilhões de pessoas funcionam com o sistema capitalista? Se tá de sacanagem comigo neh? Quase 2 terços do mundo vivem em estado de miséria, vou perguntar pra algum dos famintos da Africa se o sistema ta funcionando para eles ....
Se nós reles mortais tivéssemos remuneração, impostos e juros, estaria ótimo, a questão é que os verdadeiros "reles mortais" não tem nem renda para se alimentar, quanto mais para pagar algum imposto.
é só saber administrar o "dinheiro ficticio" que temos que podemos comprar o que quisermos e quando quisermos. <<<< A descrição perfeita do "sonho médio", crescer, trabalhar, consumir, engordar e morrer, não fazer nada contra o sistema para não se ferrar, mas também não mover uma palha para acabar com as desigualdades ....
--------------------------------------------------------------------------
Agora sem demagogia, por que, você acredita tão cegamente, que o capitalismo é tão imutável assim? A humanidade já mudou de sistema N vezes, já tirou poderosos do poder outras tantas, por que não é possível fazer de novo?
Não, eu não estou dizendo que deveríamos ser comunistas/socialistas, mas tenho certeza que somos capazes de criar algo melhor.
E outra cara, não existe essa de natureza humana, isso é exatamente oque os poderosos querem que as pessoas pensem, se todo mundo engolir esta de que o homem é naturalmente ganancioso, eles vão continuar a justificar o capitalismo e suas desigualdades, argumentando que a vida é assim, por que nós humanos somos assim.
Eu concordo que mudanças são difíceis, mas não concordo em termos este pensamento conformista de que as coisas vão estar ai para sempre e é melhor desistir agora. Simplesmente não aceito isso.
Pow bora lá na Africa então vamos amenizar o problema deles, eu financio a viagem de pelo menos 1 pessoa que se dispuser a ajudar esses pobres coitados, ninguém quer fazer a diferença ou sujar as mãos só comer pipoca.
Não é o Capitalismo o problema da África, são diversos outros motivos, como guerras civis,, religião, exploração, e falta de oportunidade e investimento.
Cara não estou falando de derrubar Stalin, Lenin, Sadã Hussain, estou falando de derrubar todos os poderosos do mundo isso não dá, estou falando de perdão de quitilhões em dívidas, estou falando de zerar tudo e começar denovo.
o Capitalismo não é um sistema que pode ser resetado, é um sibionte, que necessita e compromete muitos organismos, e qualquer menção de extirpação de um deles pode desencadear a maior gama de problemas.
Não tem como brotar recursos igualitariamente para todos de forma distribuída e sem custo nenhum, a grama do vizinho sempre será mais verde e o homem sempre irá querer mais e mais, não tem como brother, bem que eu queira mas não acredito que isso vá acontecer mesmo se o planeta for reduzido a 2 pessoas, sabe porque? Porque não funciona.
Eu quero exemplos, você disse em certo post que não precisamos de dinheiro, me mostre um cenário satisfatório e possível sem ele.
Esse tipo de mudança é impossível no sistema atual, não dá. Diversas outras mudanças são possíveis, mais estou falando em 10bilhões de pessoas agindo em uníssono em prol de algo, isso é loucura e impossível.
Concordo em partes com o Rubenito. Um sistema socialista onde todos vivem sobre igualdade e com as mesmas oportunidades é utópico demais, ao menos nesse planeta com as pessoas que nele habitam. O Homem vai tentar lucrar sempre, e ao lucrar alguém vai perder, e isso gera um efeito bola de neve que perpetua o sistema.
Cara guerras civis, exploração e muitos outros problemas da Africa, estão profundamente ligados ao capitalismo que que este continente foi vítima.
Mas vamos a parte mais interessante :
-------------------------------------------------------------------------
Primeiro, custo não é dinheiro, qualquer coisa que você for fazer não gasta dinheiro, gasta tempo de trabalho de pessoas, gasta recursos naturais, gasta energia, enfim ....
Nós pensamos que gasta dinheiro, mas só pensamos assim devido ao sistema medir tudo em dinheiro, na verdade qualquer coisa feita pelo homem até hoje poderia ter sido feita sem um centavo.
Dinheiro foi concebido em uma época que nós necessitávamos da troca para sobreviver, eramos incapazes de produzir tudo que precisávamos, vimos no dinheiro então um "genérico" para viabilizar estas transações, algo que poderia ser trocado por tudo.
Você já ouviu falar em economia baseada em recursos? A ideia é simples, com a tecnologia que nós temos hoje, somos capazes de produzir e gerar tudo oque precisamos para manter toda a população mundial em um ótimo nível de vida. Se formos capazes de distribuir tais recursos pelo globo de maneira a suprir todas as necessidades, em suma o problema estaria resolvido.
Afinal se nós somos capazes de produzir energia, extrair recursos, plantar, etc, por que nós não simplesmente fazemos isso, sem haver a necessidade de vender? Basicamente oque nós precisamos é de energia para mover as máquinas que nos auxiliam e não de dinheiro.
Alguns então vão argumentar, que sem haver dinheiro, nós humanos iriamos perder o incentivo para trabalhar, pesquisar enfim fazer as coisas funcionarem, nos tornaríamos grandes sedentários, colapsando assim todo o sistema.
Eu discordo, primeiro por que (talvez não de início) as pessoas perceberiam que ao continuar a trabalhar, estudar, pesquisar, estariam não só garantindo a si e a sua família um padrão de vida muito bom, como estariam garantindo isso para todo o resto do mundo.
Segundo que o conceito de trabalho iria mudar, e essa é a parte mais interessante, sem haver dinheiro, muitos trabalhos enfadonhos e mecânicos iriam deixar de existir, alguns por não haver mais necessidade outros por serem totalmente substituídos por máquinas.
As pessoas poderiam se dedicar a atividades e estudos, que realmente achassem interessantes, as pessoas não iam estudar e escolher uma profissão por dinheiro e sim por que verdadeiramente gostam daquilo, seriam muito mais eficazes e produtivas.
O ser humano gosta de fazer as coisas, nós gostamos de estudar, aprender e produzir, nos sentimos bem quando realizamos algo, isso faz o modelo de economia de recursos dar certo.
E se novamente, você achar que a ganância e sede de poder, não iriam permitir tais coisas, de uma lida nas teorias de comportamento humano, e você vai ver como essa "sede de poder" é causada pelo sistema, e não o contrário.
--------------------------------------------------------------------------
Olha é claro que eu fui simplista em algumas partes e olhando assim parece tudo muito impossível, mas acredite, dinheiro é desnecessário, ele é apenas uma forma de medir recursos, ele em si, não produz nada. Nós podemos acabar com ele e ficar só com os recursos.
Ah e só para finalizar :
Este é outro mito muito comum, de que para haver mudanças é necessário que o mundo inteiro se mova, pode até ser que em um estágio final de mudanças a grande maioria das pessoas esteja agindo, mas o "click", a ignição é dado por poucos e comprometidos, a história mostra isso.Código:Never doubt that a small group of thoughtful, committed citizens can change the world. Indeed, it is the only thing that ever has.
Margaret Mead
US anthropologist & popularizer of anthropology (1901 - 1978)
LOL?
CARA, O VALOR QUE VAI SER PAGO MENSALMENTE JA É INFORMADO, A CULPA É EXCLUSIVA, DIGO SIM, EXCLUSIVA DO CLIENTE!
Pega uma calculadora e calcula o tanto que tu vai pagar e jaera, se tu ver que não cabe no seu orçamento, simplesmente não faça o emprestimo.
O Problema é a sociedade ser burra, e os que mais se fodem são os idosos, pois geralmente são ignorantes.