Qual a principal causa do conflito entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza?
Alguém sabe perfeitamente o porquê?
É por causa que ambos reivindicam o território de Gaza?
Qual a principal causa do conflito entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza?
Alguém sabe perfeitamente o porquê?
É por causa que ambos reivindicam o território de Gaza?
Um ótimo resumo para você procurar se informar mais e procurar entender o porque de tanta guerra e violência entre israelenses e palestinos.
Citação:
Raízes do conflito
Em 1897, durante o primeiro encontro sionista, ficou decidido que os judeus retornariam à Terra Santa, em Jerusalém, de onde foram expulsos pelos romanos no século III d.C.. Imediatamente teve início a emigração para a Palestina, que era o nome da região no final do século XIX. Nesta época, a área pertencia ao Império Otomano, onde viviam cerca de 500 mil árabes. Em 1903, 25 mil imigrantes judeus já estavam vivendo entre eles. Em 1914, quando começou a I Guerra Mundial (1914-1918), já eram mais de 60 mil. Em 1948, pouco antes da criação do estado de Israel, os judeus somavam 600 mil.
O Estado duplo
Os confrontos se tornavam mais violentos à medida que a imigração aumentava. Durante a II Guerra Mundial (1939-1945), o fluxo de imigrantes aumentou drasticamente porque milhões de judeus se dirigiram à Palestina fugindo das perseguições dos nazistas na Europa. Em 1947, a ONU tentou solucionar o problema e propôs a criação de um “estado duplo”: o território seria dividido em dois estados, um árabe e outro judeu, com Jerusalém como “enclave internacional”. Os árabes não aceitaram a proposta.
As Guerras
No dia 14 de maio de 1948, Israel declarou independência. Os exércitos do Egito, Jordânia, Síria e Líbano atacaram, mas foram derrotados. Em 1967 aconteceram os confrontos que mudariam o mapa da região, a chamada “Guerra dos Seis Dias”. Israel derrotou o Egito, Síria e Jordânia e conquistou de uma só vez toda a Cisjordânia, as colinas do Golán e Jerusalém leste (veja mapa ao lado). Em 1973, Egito e Síria lançaram uma ofensiva contra Israel no feriado de Yom Kippur, o Dia do Perdão, mas foram novamente derrotados.
Intifada
Em 1987 aconteceu a primeira Intifada, palavra árabe que significa “sacudida” ou “levante”, quando milhares de jovens saíram às ruas para protestar contra a ocupação considerada ilegal pela ONU. Os israelenses atiraram e mataram crianças que jogavam pedras nos tanques, provocando indignação na comunidade internacional.A segunda Intifada teve início em setembro de 2000, após o então primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, ter caminhado nas cercanias da mesquita de Al-Aqsa, considerada sagrada pelos muçulmanos e parte do Monte do Templo, área sagrada também para os judeus.
Situação no século XXI
Israel permanece nos territórios ocupados e se nega a obedecer a resolução 242 da ONU, que obriga o país a se retirar de todas as regiões conquistadas durante a Guerra dos Seis Dias. Apesar das negociações, uma campanha de atentados e boicotes de palestinos, que se negam a reconhecer o estado de Israel, e israelenses, que não querem devolver os territórios conquistados, não permite que a paz se concretize na região.
Cisma Palestino
Em junho de 2007 a Autoridade Nacional Palestina se dividiu, após um ano de confrontos internos violentos entre os partidos Hamas e Fatah, que deixaram centenas de mortos. A Faixa de Gaza passou a ser controlada pelo Hamas, partido sunita do Movimento de Resistência Islâmica, e a Cisjordânia se manteve sob o governo do Fatah do presidente Mahmoud Abbas. O Hamas havia vencido as eleições legislativas paestinas um ano antes, mas a Autoridade Palestina haia sido pressionada e não permitiu um governo independente por parte do premiê Ismail Hamiya. Abbas declarou estado de emergência e destituiu Haniya, mas o Hamas manteve o controle de fato da região de Gaza.
Fonte.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0...AS+E+FERE.html
Abs boa noite.
É uma questão muito comprexa.
A ONU deu as terras pros Israelenses e deixaram os Palestinos sem.
O link do Rubens não fala sobre o covarde ataque dos Aliados contra a Palestina, comandado pelos britânicos, que foi o que iniciou o conflito de fato.
Também não cita o fato dos judeus terem feitos diversos ataques terroristas contra os árabes naquela época.
É completamente pro-judaico esse link. Busque algo um pouco menos parcial.
Bom, resumao fast :
Antigamente, ja havia judeus la ( epoca do imperio romano e talz ) mas haviam arabes tbm, ai com o passar do tempo os judeus foram saindo dela e ficaram so os arabes, os judeus se espalharam pela Europa e nos EUA principalmente, ai os judeus começaram uma parada chamada movimento sionista (1900 e poco), que seria a ideia deles voltarem pro lugar de origem, ai como eles ja eram ricos a essas alturas, compraram muitas terras na palestina e como tinham influencia na ONU, consiguiram fazer seu país (Israel), soque os arabes nao ficaram nem um poco alegres com isso....
Minha opinião :
Os judeus tem sim, direito de viver la, e ter seu estado reconhecido, mas tbm nao tem o direito de fazer oque fazem, com os palestinos, a vdd éque existem radicais de ambos os lados e esses caras que fodem todas as negociações, se ambos os lados fossem mais sensatos nao haveria problemas .....
Eu nao sou pró-judeu, mas árabe so sabe brigar e viver em sistemas ditatoriais, os cara sao muito turrao com essa historia de Islam, soque eles podem, e vamos nos matar pelas virgens, ah tnc....
Nao tou falando que ta certo, deixarem eles em condiçoes sub-humanas, mas eles podiam ser um pouco menos chatos nao eh ?
Flws
Tudo culpa do Darak, sacanagem Israel
Se for analisar não é pró Judaico, os coitados dos Palestinos foram infectados por Israel, que aos poucos tomou o controle, o que fode é que em gaza se formou muitos rebeldes o que não ajuda em nada mas é aceitável, já pelo lado dos Judeus o apoio dos Americanos é nojento.
Israel tinha direito a terra históricamente, mas ele pegou muito mais do que o devido e isso é errado.
Esse conflito tem início Bliblico mas não vou citar pra não mudar o foco do tópico. :)
"Uns dizem que o conflito é político, mas na verdade é religioso.
Uns dizem que o conflito é religioso, mas na verdade é político."
:P:P
entenda como vc quiser... essa discussão abre leque pra varias interpretações
Israel deu a Faixa de Gaza pra Palestina, sua namorada na época. A Faixa era muito bonita e tinha pedaços de diamente, sendo muito valiosa. Depois que Israel e Palestina terminaram seu namoro, ele pediu a Faixa de volta, mas ela se recusou a devolver. Estão discutindo até hoje sobre isso :)
Sempre prestei muita atenção nas aulas de história.
abrasos
Vou explicar a principal causa:
Os judeus têm o direito de ter uma terra só pra eles. São um povo antigo, muito dizimado e injustiçado na história.
Mas podia ser QUALQUER terra. Uma ilha/arquipélago desabitado, por exemplo. Ou podiam ter comprado um pedaço de terra de algum país que tivesse terra sobrando. Pra judeus, dinheiro é o que não falta.
Ah, mas tem um certo livro sagrado que diz que tem de ser ali, porque é terra sagrada e tals. Se tá na Bíblia, é fato. E se tem uns muçulmanos infiéis que são contra, vamos expulsá-los já que os judeus são os donos do lugar, apesar de não pisarem nele há milênios. Jeová vai mandar esses muçulmanos cretinos pro inferno mesmo...
Aí os muçulmanos brigam e perdem [+ ajuda dos EUA]. Depois de tantas décadas perdendo, podiam já ter ido embora, ido pra outro país muçulmano ou pra uma ilha desabitada. Ou pelo menos tentado fazer acordos com os judeus.
Ah, mas tem um certo livro sagrado que diz que tem de ser ali, porque é terra sagrada e tals. Se tá no Alcorão, é fato. E se tem uns judeus infiéis que são contra, vamos expulsá-los, nem que tenhamos que encher nossos corpos de bombas, explodir lugares públicos e matar inocentes. Alah vai nos dar 7329847795 virgens mesmo...
E assim caminha a humanidade, graças a Deus.
Na verdade Judeus odeiam Jesus :), ou pelo menos não o reconhecem.
Bela resumo dos dois lados.
Mas uma coisa temos que admitir esses Judeus são cagados na guerra ganharam batalhas impossíveis.
E Deus não é só exclusivo de Israel, na Bíblia era. Mas apesar de me coçar resistirei a investidas religiosas :)
Motivos são os de sempre e surgiram durante a história: água (preocupação mais atual), posicionamento estratégico bélico e político, petróleo, religião, orgulho.
Essa é uma daquelas questões em que ninguém está certo. Não adianta tecer grandes argumentos em prol de algum lado, você sempre tem contra-argumentos igualmente aceitáveis. Só YeHoVaH e Allah descendo na Terra para resolver a situação.
é foda essa situação lá, acho que se encaixa mais com a última coisa que o FÃ de Dexter falou, ORGULHO!!!
Israel antes de ter o apoio Americano já ganhou batalhas, mas os descendentes de Saladino também são duro na queda.
O problema lá é que onde você peidar tem um lugar santo então complica mecher ou remanejar com mais facilidade.
A prórpia tomada bíblica da terra prometida, foi cruel também.
Israel com suas 12 tribos vieram ferozmente pra cima dos Caldeus, Jebuseus, Amonitas, Girgazeus, Cananeus e por aí vai. Hoje tem os Ateus. rsrsr
Até se fuderem na tomada Babilônica e só foram recuperar a terra séculos depois. Acho que uns 800 anos mais tarde ou até mais não tenho de cabeça;
Tenho pena de quem está no fogo cruzado :triste:.
Edit:
Momento curiosidade...
YeHoVaH ou Jeová ou Yarrué (Hebraico-Brasileirado) ná verdade o nome de Deus é impronuciavél, é o que esta na minha assinatura YWVH, então é de certo que ninguém consegue pronunciar o nome de Deus por possuir apenas consoantes no Aramaico e Hebraico/Yiddish.
Não sei ao certo, mas acho que seja por causa da água potavel e por territorio...
Ah, desculpa, esqueci desse detalhe. Já edito.
Antes que digam alguma coisa, eu também acho que existe outros motivos pra briga, como água potavel. Mas pra 2 povos ficarem mais de meio século brigando por um pedacinho de terra minúsculo que não tem nada de especial, sendo que um desses povos veio de fora e podia ter ido pra qualquer outro lugar, só tendo cidade sagrada mesmo.
O que realmente ocorre é que, os judeus ja tinham sido depenados pelos nazistas, seus bens e tauls, sobrando para as mãos dos aliados um monte de pobre morto de fome, e em vez de abriga-los em seus paises, usaram-os como colonos e os puseram la em Israel, (território muçulmano até então) que era tanto quanto uma terra santa para eles quanto riquinha em recursos, o plano perfeito, eles se livram dos pobretões explorados e ainda lucram com isso, e israel não é pais, é nada mais que uma colonia dos eua.
Conheço outro cara que também tem um nome impronunciável:
http://www.google.com.br/url?source=...yBQnSlV53_dKAA
http://www.google.com.br/url?source=...EOAf-GiCv8uTbQ
Não resisti. Desculpa.
.
Porra acabou com meu momento de curiosidades, maldito.
Menino Mau, repita comigo Prince Singer.
http://beatcrave.frsucrave.netdna-cd.../01/prince.jpg
Ohh Wait não estragou não!!!
Todas as grafias encontradas para se referenciar a Deus estávam com esse tetragama. Aí pra melhorar a comunicação montaram o nome de Deus com o som de suas 4 Letras.
Hebraico Pronúncia Letra
י ---- Yodh ou Yud ---- "Y"
ה --- He ou Hêi ------- "H"
ו ---- Waw ou Vav ----- "V"
ה ----- He ou Hêi ------- "H"
Formando a palavra Yavé ou Javé sendo pronunciada como "Yarrué".
---------------------------
Exmeplo Tosco
Me chamo Rubens tirando minhas vogais me chamo Rbns portanto meu nome divino seria R(Erre) + B(Bê) + N(ene) + S(esse).
Errebêeneesse, nossa parece persa :wscared:.
O elazul fion mora em Porto Alegre, mas ficou até os 8 anos na Palestina...ae ele começou a trollar os caras de Isral por sinais de fumaça...ae deu nessa bagaça que está hoje...
Sim, água potável, os israelitas com certeza não vão querer abdicar as Colinas de Golan (nascente do Rio Jordão), e às margens desse rio, são férteis, ótimas para fazer a agricultura.
E o território, de fato descrito na Bíblia, Torá, Alcorão, qualquer que descreva, lá é uma terra milenar (principalmente Jerusalém) e competida por várias nações, desde o surgimento das tribos controlados pelos khans até os tempos remotos de hoje.
Não acho. Sabe por quê? Porque os israelenses nunca teriam ido pra lá pra início de conversa. Querer fundar um estado judeu num território de muçulmanos é uma ideia muito idiota. A não ser que exista uma razão religiosa pra isso [+ Jerusalém].
Lugar com água potável, tem um monte. Naquela região não, mas no planeta Terra tem um monte. Os judeus poderiam ter escolhido qualquer lugar do mundo que tivesse água potável e que fosse mais fácil de conseguir pacificamente. Mas já que a religião diz que tem que ser em Jerusalém...
"Religions do make claims about the universe--the same kinds of claims that scientists make, except they're usually false.
Richard Dawkins"
O conflito é causado por causa da religião.
A alienação esta afetando ateus também. Quando os eua botaro os judeus la eles tavam poco lixando pro motivo religioso, mesmo se a atual religião fosse judaica, sob dominio de outro pais, iam criar o estado de israel mesmo assim e declarar guerra do mesmo jeito, so que não seriam Judeus X muçulmanos, e sim Pais X Pais.
Sim, está no interesse dos EUA que tenha alguém influenciado por eles naquela região, então eles ajudam Israel fornecendo armas pra eles. O imperialismo dos EUA também é um fator. Mas não é o único.
Os israelenses foram lá porque quiseram. Eles que se propuseram a tomar uma cidade sagrada pros muçulmanos, e fundar um país em torno dela cercado de países muçulmanos por todos os lados. Eles não tinham nenhum motivo pra querer ficar em Jerusalém além do motivo religioso.
Sem esse motivo, os EUA teriam que arrumar outras pessoas pra ocupar Israel, mas quem iria querer ir numa aventura suicida dessas? O motivo religioso caiu como uma luva na mão dos EUA, e eles usaram isso pra montar sua base no Oriente Médio.
Era tão difícil fazer um movimento global pra levantar dinheiro pra comprar um pedaço de terra de algum país e entregar pros judeus? O mundo inteiro estava com pena deles depois da guerra, e os próprios judeus sempre tiveram muito dinheiro.
E eu estou olhando só um lado da moeda, a religião também faz os palestinos virarem terroristas e quererem resolver tudo na porrada, ao invés de negociar.
Claro, claro, pq o motivo religioso da mais lucro que o do ponto estrategico e o petroleo da região. Mas antes que algum abestado se confunda, não to falando que não teve participação religiosa, teve, a do que o povo acreditar que foram enfiados la pq é um lugar santo, mas a maior parte foi sim interessera em estabelecer uma base no oriente médio.
Os muçulmanos até tentaram negociar, mas o que israel fez? No começo do ano voltou a bombardear a faixa de gaza, começou a construir coisas judaicas em lugar de varios conflitos, que soa como uma provocação.
Se não fosse a religião, os EUA teriam que apelar pra uma tática bem menos eficiente, como invadir militarmente. Esse tipo de coisa tem resultados duvidosos, pega mal pro governo dos EUA, e depois de alguns anos eles têm que desocupar o território pra manter a boa imagem junto aos outros países.
Usar a fé religiosa das pessoas pra elas fazerem o trabalho sujo pra você é uma tática muito mais eficiente, e com precedentes melhores. Em toda a história da humanidade, líderes usaram a religião para controlar as massas e convencê-las a fazerem coisas que normalmente não fariam.
Isso não justifica terrorismo. Nada justifica.
Não estou dizendo que um dos lados esteja certo, ambos têm culpa no cartório. E os EUA, que sempre dão um jeito de ter culpa no cartório.
Sim, os eua tem histórico de usar taticas sujas mesmo, poem a culpa nos outros e os mocinhos salvadores da paz mundial são eles, e quanto ao terrorismo, depende do que você considera ser um ato terrorista, a midia coloca qualquer suicida com uma bomba como terrorista, mas alguns desses são na verdade uma certa resistencia ao invasor, mas existem infelizmente um certo fanatismo que os faz matarem civis, mas fazer o que, é proprio da guerra e religião inocentes morrerem.
É... Os EUA continua fazendo a "cruzada" no Oriente Médio, petróleo ou tentativa frustante de achar o Obama-Bin-Laden. Na realidade, resistencia não se resolve nos casos extremos como suicidar. A morte do homem vai ser em vão.
Cara, na realidade israelitas é que começaram a tentar negociar por intermédio da Inglaterra e EUA, depois os islãmicos responderam criando a Liga Árabe e criar guerra contra eles.
"É por causa que" esse conflito já passou por vários séculos e, motivos são diversos.
No início, era a disputa pela "terra prometida". Hoje em dia creio que seja muito mais um conflito político-econômico.