Postado originalmente por
Rocky
@Lunik:
Exatamente.
Se você pesquisar, verá que quase todos os MMORPGS de sucesso, muito maior que Tibia, diga-se de passagem, usa do limite de level.
Joguei muito tempo WOW, e mesmo tendo começado anos depois do jogo existir, tinha chance de alcançar os tops levels do negócio. Claro que eles continuariam sendo bem mais fortes, por terem itens inacessíveis para mim e ter muito mais dinheiro, mas depois de algum update as coisas se regulariam. Tem coisas até que a Blizzard faz que acho exagero, como dobrar a XP durante um tempo antes de algum update e tals, mas acaba por regular o jogo. Ao mesmo tempo que se pensa "ah, mas não é justo com quem joga há anos", o cara além de continuar mais forte é injusto também com quem começou a jogar agora, que sem esses sistemas estaria fadado a ser um coitado o resto da vida, sem se divertir.
A diferença? No WOW, por exemplo, tem diversas maneiras de se divertir. Existe as raids, instances, heroics instances, battlegrounds, daily quests, várias arenas, profissões...tem os achievements, onde o cara vai completando uma lista de coisas completadas pelo char, e a lista é simplesmente enorme...cada coisa com uma recompensa específica de utilidade específica. Enfim, você pode jogar o negócio durante um ano inteiro no level máximo sem enjoar e fazendo coisas legais, que sim, te deixam bem mais forte. Bot no WOW? Existe, mas além de muito pouco disseminado faz um trabalho muito pior que o player, pois nada do que citei o bot faz automático, serve apenas de autoheal e às vezes pra matar bicho farmando gold...acontece que NINGUÉM upa lvl matando bicho, e sim fazendo quests.
Agora, e no TIBIA? Não tem NADA! É só pegar level e mais level, e em pvp estourar uma war e dar um pk. As diversões os próprios players inventam, como caçar em grupo e tals, o "must" da diversão Tibiana. Quests "fodonas" são feitas em um dia durante o ano e acabou. Arma-se um grupo pra POI ou Inq e já era. Daí é óbvio que o cara vai usar bot. Só sobra mesmo ter devaneios de poder ou jogar uma war. Pense até no meu caso, vocês acham que eu teria saco de upar um quarto level 100+, sendo que tudo é absolutamente igual até lá?
Tibia, se não quiser continuar estagnado, como está há vários anos, tem que rever seus conceitos sobre várias coisas. Talvez seja tarde, na medida em que já tem até level 410, mas se não for feito nada o jogo acaba.
Wow tem 11,5 milhões de contas, sendo todas pagas, e em 2006 tinha "apenas" 7 milhões. Ou seja, houve um crescimento de mais de 60% de players de lá para cá. E Tibia? Dizem ter 300mil contas, mas desde que eu jogo os números onlines são a mesma coisa. Nesse exato momento, tem 28800 pessoas online no jogo. É um número ridículo. Se for ver a lotação máxima dos worlds, muitos dos recordes são de anos atrás. O máximo de player online que Tibia já teve, por caráter de exceção, foi coisa de 70mil players ano passado! Po, desde que comecei a jogar, até quando existiam bem menos mundos, já havia coisa de mais de 55mil online em horário de pico. Enfim, cadê o crescimento do jogo? A CIP está fazendo merda e sabe disso....
Abraços.