Postado originalmente por luizjuiz
Há uma infinidade de possibilidades de pesquisa como físico, se tiver alguma curiosidade, olhe no site do IFGW da Unicamp que é provavelmente a instituição com maior linhas de pesquisa na área. Sobre o dinheiro, bem, eu acho que as pessoas deveriam desconsiderar totalmente esse negócio de "quanto eu vou ganhar?". É algo que não tem como saber, é muito variável, principalmente na área de ciências exatas e biológicas que te dão um conhecimento e uma certa independência pois há muitas oportunidades e são áreas com maior importância no progresso tecnológico. O objetivo é que você tenha um conhecimento que te dê independência, iniciativa, a capacidade de procurar a sua forma de ganhar dinheiro. De nada adianta ter apenas um diploma, pois o que vai valer é o que você sabe realmente e não o que um papel diz que você sabe.
Sobre a área de físico, creio que muitos prestam por que é um curso relativamente fácil de passar no vestibular e tem um certo gosto pela área, e vira professor por que quer ganhar algum dinheiro. Quem faz física por que realmente quer trabalhar na área faz pesquisa ou é professor de universidade, mesmo por que o que um professor de ensino médio de física ensina aos alunos é coisa que ele aprende no primeiro ano do curso, o resto ele joga fora em favor do dinheiro garantido, já que seguir a área acadêmica requer muita dedicação, sorte, puxa-saquismo e inteligência.