Postado originalmente por Melgraon I
Sobre "Dan Brown", "informação", e eu estar precipitado em dizer que o trecho foi desnecessário... Espero conseguir te responder sem causar nenhum mal-entendimento... Lá vai: Sem querer parecer chato, eu não gosto de Dan Brown. Ele sabe bem escrever blockbusters fazendo reciclagem de temas, e só. Só pra frisar, não tenho nada contra quem lê Dan Brown nem contra o dito cujo e seus livros. É que, nessa situação, não faz diferença de onde a informação veio, mas para onde ela vai. Ter vindo do Dan Brown não confere a ela nenhum mérito em especial.
Só o que eu disse foi que, sem aquela informação (ou com uma versão reduzida), a reação dos personagens teria sido igual. Essa citação no meio da conversa não foi importante, mas ao contrário é totalmente descartável. A prova disso é que o assunto "helicóptero Kiowa Warrior" morre logo após ser mencionado, e não gera nenhuma consequência. Enfim, não faz diferença nenhuma pro enredo a citação do nome completo seguido da informação, apenas servindo pra uma coisa: Quebrar o ritmo de uma conversa crucial que deveria ter sido o foco único daquela cena: a conversa entre o presidente e o Gerena que, ao meu ver, foi o centro do capítulo. Agora, no meio da conversa, tu simplesmente interrompeu o fluxo (e a tensão entre os personagens, por conseguinte), e pra quê? Pra deixar o leitor mais informado sobre a tecnologia bélica norte-americana? Que diferença fez pro enredo, além do impacto negativo de ter forçado o leitor a retomar a cena de tensão após receber um banho gelado trazido por aquele trecho "neutro"?