.
Versão Imprimível
.
Vou ser sincero quanto ao caso do homem de mochila e as 5 pessoas.
Sobre o de 5 pessoas nos trilhos, eu avaliaria no espaço de tempo quem sao as 5 pessoas e quem é o único homem, se o homem fosse uma pessoa boa e importante, com certeza eu mataria as 5 pessoas para deixá-lo vivo, qualidade, e nao quantidade
e o outro caso.
nao, eu nao empurraria o homem de mochila, ele nao tem culpa do que irá acontecer, pode ser um homem com família pra cuidar, e as 5 pessoas simplesmente estavam no lugar errado na hora errada.
Você falou em crime, mas ao mudar o rumo do trem, e fazer ele matar so uma pessoa, voce tambem cometeu crime.
Bem, eu deixaria o trem acertar os cincos, não vale matar uma pessoa, por causa de outras. isto muda quando se trata de parentes.
Tem esse estudo no livro "Deus: Um Delírio".
Acionaria a alavanca E empurraria a pessoa. Afinal, ainda troco 1 por 5, o que é um tanto quanto satisfatório.
Entao n posta bosta sem conteudo (resumindo: flood)
@topic
Li tudo =x
Qs exemplos bobos, era lógico q os manehs iam sair dos trilhos qnd vissem os trem [+chavez]
Super interessante custuma por exemplos idiotas e linguagem imbecil, acho q ela considera q todos nos leitores dela somos crianças ou pensamos como tal, mesmo com os exemplos dela ela é boa...pelo menos razoavel.
1º pergunta
Eu puxaria a alavanca...mas ainda mantenho o q disse acima
2º pergunta
Não era mais facil tira a mochila do man e jogar no trilho? de qlq forma, eu n empurraria ele
E sobre essa q poderia ser tpo uma 3º pergunta:
Não sacrificaria o imbecil para salvar os 5 imbecis...Citação:
Uma versão mais bizarra desse dilema propõe uma catapulta para jogar o homem pesado nos trilhos – e, surpresa, a maioria das pessoas volta a querer matar 1 para salvar 5. Conclusão: estamos dispostos a matar com máquinas, mas não mataríamos com as mãos.
Para Greene, a diferença nas respostas aos dois dilemas pode ser explicada pela seleção natural. Durante milhares de anos da nossa evolução, os seres humanos que matavam outros friamente atraíam violência para si próprios: eram logo mortos pelo grupo, gerando menos
descendentes.
Nem se fosse em proporçoes de milhoes
E se Deus quiser que você salve as 5 pessoas? UAShUASHAU
@Topic
Na primeira situação eu salvaria os 5
e na segunda eu não empurraria o kra não....eu saia gritando pras 5 pessoas sairem da frente HSUHASUhASUh
Além disso de 5 pessoas não é possivel que 1 delas não ouça a zuada do trem e avise as outras..ASHuSAHUSAH
você realmente faria isso? um deus que escolhe a dedo quem vai morrer simplesmente por pura conveniência ou porque quer mais anjinhos no céu chega perto do deus do antigo testamente
@topic:
realmente, o que ela falou tá certo, quando foi pra usar instrumentos seria bem mais fácil do que pra empurrar o cara, é meio dificil responder a uma pergunta assim porque nunca se sabe o que a pessoa vai fazer em uma situação de desespero, mas eu acho que jamais empurraria o cara
Acho que se é uma decisão de Deus, eu não posso fazer nada [+religião]
Não sei, na hora acho que eu nem pensaria.
Bem, depende, se eu fosse punido por puxar a alavanca ou empurrar o gordinho, eu nem me meteria, antes eles do que eu.
Mas se não houver punição, acho que puxaria a alavanca e empurraria o gordinho, o problema seria mesmo que ele ia tentar resistir...
Logo se vê que você nao intendeu NADA rsrsrsrs...mentalidade mais baixa que sua idade .;X
Só pra você não ficar boiando.
É uma situação hipotética e não existe outras opções a não ser as citadas no texto.
@aos que disseram que o exemplo é simples
acho correrto deixar um exemplo simple(leia-se claro). Mesmo que você entenda, um exemplo mais complexo, deixa a revista muito carregada, ou seja, mais enjoativa ;)
@ pequisa
Bom achei interessante, mesmo conciderando ridiculo, uma situação hipotetica tão "esquerdista". Mas é o pensamento Matemático x Teogico
Matematico, porque 5 >>> 1
Teologico, ja foi explicado acima, deus quer que você salve os homens, ou que o destino aconteça sem sua ajuda??
@ minha opnião
acho que não faz diferença, se é minha mão que mata o homem só, ou o trem que eu mudei a direção.
Por isso salvaria as 5 pessoas em todas situações ;)
eu nao faria nda na primeira
e na segunda eu me jogaria na frente do trem em vez de empurrar o kra
mentira, mas eh uma opçao
eu não salvaria as 5, o cara que tava na linha que Ñ passava o trem tinha asegurado sua segurança a eu n tenho autoridade pra mudar isso, n mandei os 5 otario ficarem panguando lah no meio da linha e se eles fizeram isso uma vez provavelmente o fato vai se repetir intom é melhor fica vivo um cara que se importa com a propria segurança doq 5 que n se importam x.x
Não sei se iria fazer algo, empurrar o gordinho eu que não, o cara não tinha nada a ver com isso mesmo, os outros 5 que não deram sorte...
Mas não sei, depende muito da especificação da situação
Ja que vocês tão tão assim com o exemplo do trem, pense em um tiro de bazuca:
Ou você empurra a mão dele pra atirar em uma só ou joga o cara na frente do tiro.
Sentaria, começaria a chorar e a rezar.
o primeiro nao faria,nao sei mas pow,os kras tao no lugar errado né?e trabalhar sem proteçao numa linha de trem por favor,creio q isso nunca acontecera e a maioria dos trabalhadores concerteza sairiam da linha certo?
a segunda é uma questao de logica,vc pode tirar a a mochila e joga la certo?
se eu fosse uma pessoa sem rumos na vida pegaria a mochila e me atiraria na frente afinal,ao menos seria conhecido como heroi
PS:como uma mochila vai parar um trem??0.0
se nao der pra fazer isso,nao sei oq faria =p
nao, eu dexava as 5 morrer.. ngm mando c troxa e fikar no trilho =]
Imagine a mesma situação anterior: um trem em disparada irá atingir 5 trabalhadores desprevenidos nos trilhos. Agora, porém, há uma linha só. O trem pode ser parado por algum objeto pesado jogado em sua frente. Um homem com uma mochila muito grande está ao lado da ferrovia. Se você empurrá-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Você empurraria o homem da mochila para a linha?
Se carinha quisesse realmente salvar aquelas cinco pessoas ele mesmo se jogaria, eu não posso escolher isso por ele. Ou eu catava a mochila dele e pulava eu mesmo ou deixava acontecer.
Percebo que as pessoas não entendem. Não existe "se", "isso não aconteceria", "isso tá estranho". Se isso acontecesse, sem outras possibilidades, só essas: Você salva ou deixa morrer?, qual seria a sua opção?
Ao pressionar a alavanca do trilho o trem não ia mudar de direção no exato segundo atropelando o cara em menos de 10 segundos ao menos que fosse um trem bala.. oque não esta especificado na reportagem portanto eu pressionaria a alavanca
Eu nao iria fazer nada 200% de ctz , eu ia sair correndo e fica em panico , ow ia grita pro desgraçado tacar a mochila e pro otro desgraçado sair do caminho do trem ... nao iria jogar ninguem ;D
Eu não interviria em nenhuma das situações....
Em ambas eu poderia ser responzabilizado pela morte da pessoa.
Se o trem atingisse as 5 e as matasse, seria um acidente.
Se eu mudasse a direção do trem em cima da outra pessoa seria um homicídio.
Mesma coisa para a segunda situação.
Prefiro manter minha barra limpa :P
Mas agora, segundo o objetivo da pesquisa: Não, para mim os fins não justificam os meios.
Hohe~
prefiro matar 5 que matar 6, trem nenhum vai parar se atropelar um cara, não quero ser acusado de ter matado nem um, nem nenhum deles.
realmente, talvez fosse melhor deixar o acidente acontecer do que interferir e cometer um crime, olhando por esse lado é melhor deixar o cara viver mesmo, até porque o acidente você não tem que fazer nada pra ele acontecer, mas se empurrar o cara a consciência pode ficar pesada por ter interferido matando alguem
um dilema desses é apresentado num filme que é com o ator que fez o froddo(um filme antigo bagarai) onde a mae tem q escolher entre salvar o sobrinho ou o filho de cair de um penhasco(algo assim, nao lembro muito bem)...ai ela decide salvar o sobrinho, pq o filho era muito malvado e pa...
foda bagarai...
Bom olhando pelo lado do Hohe~
Traria consequências a minha pessoa, então não interferia, pessoas morrem. Eu também irei morrer, dane-se, deixaria rolar tudo normalmente. x}
Eu vi esse filme não faz mto tempo... Deu no SBT ou na Globo. Era 'foda bagarai' msm hehe.
Dpois q eu li no livro eu fiquei pensando sobre o assunto, e é a msm coisa vc desviar o trem ou empurrar um kra, "antes 1 do que 5", mas tem uma diferença aí que as pessoas percebem quase que instantaneamente. O kra do trilho é considerado apenas um "efeito colateral", afinal, ele q foi azarado de estar no trilho na hora de desviar o trem. No entanto, o caso de empurrar o homem da ponte ( ele era 'gordo' e não 'de mochila' se não me engano xP), é basicamente homicídio, vc estaria usando o homem como um objeto (bye-bye direitos humanos).
Aí que está o dilema, ficar com o "bem maior" ou o respeito ao direito de não ser usado com uma ferramenta para a maioria? Acho que eu ficaria com a opção de não puchar a alavanca. Eu acredito que ninguém deve ser usado sem seu próprio consentimento para beneficiar a maioria. Mas tem o ponto do "acidente". Ele não está sendo usado, apenas está no lugar errado, na hora errada...
É quase que um círculo vicioso pensar sobre isso. ;/
Obs: Uma coisa que eu reparei aqui: tem gente q nem ta pensando que 5 pessoas(ou 1) morreram, só estam preocupados com consequêcias para si msm pelo fato de ter puxado o a alavanca? XD. Mas não vale nadaaaaaa hein. Fala sério. (piada lol)
hauehuhuheahuaeh
Eu gritaria pra eles sairem dos trilhos antes que o trem esmagasse todos hehe..
Mais na questão de mudar o rumo dos trilhos, deixaria o trem matar todos e começaria a chorar depois.. não é uma pessoa que tem que pagar por causa das outras..
E no segundo caso, não empurraria o homem de mochila jamais.
Depende, na primeira pergunta se uma dessas pessoas fossem um parente ou algum conhecido meu eu salvaria, mas se fossem desconhecidos provavelmente não faria nada.Já no segundo tambem aplico a mesma teoria do primeiro,se fosse pessoas desconhecidas eu não faria nada, mas se fosse para salvar algum conhecido eu faria o necessario, é tudo uma questão de motivação.
vou pergunta pra minha mae o nome do filme depois passo pra vcs aqui...é muito bom :p
Nas 2, eu deixaria os 5 morrerem.
salvaria a maioria nos dois casos.
cara, dependendo de quem estivesse naqueles trilhos eu ME jogaria.