passei em engenharia ambiental na unesp (uma das melhores do estado de sp), em 7º lugar ^^
pra naum fika um topico vazio vamos comentar sobre o vestibular
oq axam desse metodo de selecao?
Versão Imprimível
passei em engenharia ambiental na unesp (uma das melhores do estado de sp), em 7º lugar ^^
pra naum fika um topico vazio vamos comentar sobre o vestibular
oq axam desse metodo de selecao?
Nao conheço o metodo de seleçao, só vou prestar vestibular daqui 2 anos =O
num faço ideia di como eh..
i nem kero saber tenho medo
Vestibular é a maneira mais injusta de se entrar em um curso superior. Podia passar horas aqui discursando sobre isso, pois é um tema sempre em destaque nas associações estudantis, nos conselhos universitários e no ministério da educação.
Temos várias provas de que vestibular não mede nada de útil, mas apenas a persistências de seres condicionados em decorar algumas coisas durante um tempo para depois esquecer.
Abraços.
Parabéns kSk, boa sorte na universidade.
Quanto ao vestibular:
Não concordo com o sistema de cotas que visa apenas a entrada de negros na universidade pública, assim como acontece na UnB. Esse sistema privilegia alunos negros de colégio particular e colégio militar, o que não tem lógica alguma.
parabens por passar!
eu to esperando sair usp...
mas so dia 7!
eu acho o.O
ah, olha... nada contra vestibular... nada a favor tb...
é um saco... m~~aããããs...
Concordo com absolutamente tudo que vc fala, e tambem se começasse escrever sobre a besteira que é o vestibular ficaria horas...Citação:
Vestibular é a maneira mais injusta de se entrar em um curso superior. Podia passar horas aqui discursando sobre isso, pois é um tema sempre em destaque nas associações estudantis, nos conselhos universitários e no ministério da educação.
Temos várias provas de que vestibular não mede nada de útil, mas apenas a persistências de seres condicionados em decorar algumas coisas durante um tempo para depois esquecer.
Resumindo. Só passa em universidade federal/estadual (publicas) quem tem dinheiro e tempo o bastante pra fazer cursinho e ficar tentando (nao todos, claro). As pessoas de baixa renda precisam sofrer pra pagar universidades particulares, já que o Estado nao ajuda em nada e o ensino em escolas publicas é decadente...
quanto ao vestibular, não concordo com as cotas.
3 amigos meus acabaram de perder no vestibular justamente por causa das cotas, 2 pra medicina e 1 pra direito.
50% das vagas são destinadas aos cotistas.
Vi as pontuações deles comparada aos cotistas que passaram e é lamentável.
Minha irman eh bura ela num pazou :|
Eu tbm acho vestibular uma forma injusta, mas se não for por ele... pelo o que?
o.O
Tem diversas provas de seleção que independem de saber quem consegue decorar melhor as coisas.
Apesar da prova do ENEM ser ridicula prefiro ela a vestibulares como o da FUVEST, pois no ENEM o raciocinio lógico é muito mais exigido do que na FUVEST que é pura decoreba.
Poderiam fazer dinamica de grupo, teste psicológico, exercicios de racicinio lógico, examinar o histórico escolar, entrevista com os candidatos mais bem preparados e etc. Vestibular apenas prioriza uma prova e não todo o processo educacional.
Eu prestei PUC e UFSC, passei na PUC e n passei na UFSC, e a PUC é mór cara... Daí eu vou fazer cursinho em São Carlos esse ano... Morar sozinho sux |;
Enfim, ano que vem estou neste tópico tmb XD
Vou fazer cursinho esse ano aqui, vai ser um ano FODA e provavelmente não vão mais me ver por aqui, mas espero me esforçar MUITO para conseguir passar na Fuvest e se tudo der certo, ser um aluno da USP.
Vestibular é meio ridículo o modo como é feito mas sei lá, é o que impede hoje em dia de ferrarem completamente com uma das poucas coisas públicas que ainda prestam hoje em dia, e tenho dito.
@Marlboroo: Olha cara, não concordo em nada com o que você disse sobre pessoas de baixa renda e etc.
Primeiro que tem cursinhos BONS (apesar de quem é leigo no assunto achar que são ruins) e baratos, te garanto que são infinitamente mais baratos que pagar um curso inteiro em uma faculdade particular.
Fora que se você acerta 45 no ENEM, o governo tem o ProUni que paga (acredito que integralmente) faculdades particulares, logo uniesquina da vida com prouni eles pegam.
O cursinho que eu vou fazer (ETAPA) não é tão caro, mas com certeza é mais caro que os ditos "baratos" ou "populares". Mas conheço E TEM testemunhos de muitas pessoas de escolas públicas que chegaram lá sem saber ABSOLUTAMENTE NADA e ralaram dia e noite até conseguir entrar na USP, UNICAMP, ou seja lá qual grande faculdade for (federais extremamente concorridas).
Tem muita história do pobrezão que acordava às 4 da manhã pra ir pro cursinho pra batalhar dormir pouco, fazer exercícios no Onibus ETC ETC ETC, MAS TE CONTO UMA COISA RAPAZ: SÃO POUCOS OS QUE FAZEM ISSO.
"Se tem governo oferecendo coisa de graça, porquê temos que batalhar para conseguir vaga em algo de graça?" Esse é o pensamento da maioria dos adolescentes pobres.
Mas não vou deixar meu post criticar apenas esse lado, a mesma coisa acontece com filhinhos de papai e outros que tem um dinheirinho para pagar faculdade particular, como SIM é o caso do colégio de onde estou vindo, se tiverem 10 pessoas entre cerca de 250 formandos que estão tentando entrar em uma federal É MUITO, o pensamento é muito semelhante ao dos pobres, só com a diferença que os papais pagam.
E tenho dito.
Só uma pergunta quem vai pagar o cursinho, você?
Você vai prestar para algum curso da area de Exatas?
Eu sou contra cotas para negros, também sou contra medidas populistas como o ProUni, talvez até por um interesse pessoal, afinal vejo muita gente sem interesse mas por estar ganhando bolsa "indo" pra faculdade estudar, enquanto pessoas com uma capacidade de raciocinio impressionante, e esforço também, pagarem mensalidade integral.
importante q eu passei e voltei agora da comemoracao
Bom, eu estudo em faculdade particular pq fiquei 5 ou 6 pontos abaixo da média na federal (sem cursinho viu)...
Estudei em escola particular, com meia bolsa (o que significa que pagava 150 reais por mes) o que me desqualifica para o ProUni (claro pq por conseguir pagar 150 reais por mes eu OBVIAMENTE consigo pagar 1200 por mes - ironia plz-) e o salário bruto do meu pai é quase 2000 reais, porém o líquido (o que ele realmente ganha) é perto de 500 por causa de milhares de descontos NA FONTE (ele é militar e não recebe aumento desde 2000, por aí) o que me desqualifica para o FIES...
Por isso eu trabalho "estágio" dia inteiro para conseguir fazer uma cadeia por semestre...
Mas C'est la vie...
vou fazer esse ano
quero passar pra ver se me livro de prestar exército...
e eu não concordo com as cotas
ja me falaram de pessoas que vão bem nas provas, mas não passam justamente por causa das cotas, e deram lugar a pessoas que tiraram notas muito ruins...
Se vc não quer entrar no exército apenas diga que não quer.
Não se assuste, é fácil assim sim.. Ninguem entra se não quiser...
Meu pai é da Aeronáutica e ele sempre diz que só entra quem quer e ainda assim tem gente que quer e fica de fora, ninguém que não queira entra...
@cotas...
Criatura tirando 5 no enem e entrando no prouni... Eu que gabarito minhas provas na facul, no ensino médio e provavelmente ia tirar 9+ no enem não ganho... É sacanagem viu?
ah, eu cresci ouvindo coisas do tipo
"exército vai te botar na linha"
"exército vai fazer você comer direito"[é, sou enjoado pra comer]
"exército vai te fazer virar homem"
a ainda com as histórias de como é la...
acho que peguei um trauma, sei la.
e, caso eu vá, vai ser na aeronáutica.
mas prefiro não ir mesmo.
Sabe que na escola de antigamente eles davam altos castigos e etc etc?
Poizé, agora eles não podem por causa de leis e talz...
A aeronáutica (o exército eu SUPONHO q seja igual) tb não pode mais aquela coisa de humilhar os kras e talz.. Tem 1 ou 2 semanas q é realmente ruim, tipo, ficar no meio do mato sem direito a um banho decente (tipo é acho q 10 segundos pra banho) rastejando no barro, comendo qualquer porcaria q eles te derem...
Mas o resto é tranquilo, a grande maioria trabalha em escritório mesmo, o trabalho mais irritante lá é tipo cortar grama e dar uma de pedreiro :P
A comida é boa sim, foi o cozinheiro lá da Base (Aérea de Canoas) que fez o Buffet da festa dos meus 15 anos (ele abriu um serviço de buffet depois d sair d lá)... Não é mais como a 20 anos atrás, tá bem melhor...
lendo isso da até vontade de ir.
não é nem pela parte de sobrevivência na mata/selva/floresta/ocaralhoaquatro que eu não quero, essa parte acho que deve ser legal, eu me virando e tals
mas o problema é o tratamento rigoroso la
e o pior de tudo é que eu sou muito enjoado pra comer e tem várias que eu não gosto e, se comer, vomito.
e eu cresci ouvindo que la no exército eles obrigam a comer tudo que por no prato.
isso é que me da mais medo.
e eu nunca concordei, se é que isso acontecia/acontece mesmo.
porque porra, se ouver uma guerra quem vai pra batalha são esses que são maltratados...os que maltratam provavelmente vão ficar atras de uma mesa com o cu na mão.
é a mesma coisa que maltratar quem faz a tua comida, ou quem lava suas roupas, ou quem faz a sua casa, ou quem arrumar o encanamento de casa.
ps: posso tar falando merda, mas foi isso que eu cresci ouvindo
A mierd@@@@@@@@@@, fiquei em 64 pra ciencias da computação na Unesp e nem na lista de espera eu fiquei, que réiva :mad:
Se eu tivesse feito mais 1 ou 2 exercicios do segundo dia eu tava dentro :triste:
Agora é ficar mais 1 ano fazendo cursinho. Vai ser fuego :/
Ainda bem que tem o cursinho Ideal da unesp aqui na cidade, agora é pegar um pouco mais firme nos estudos que vai.
Ou faço curso profissionalizante?:confused:
Bom, vou comentar o assunto do tópico pra ver se me acalmo ¬¬
Vestibular de certa forma avalia bem o cara, o foda é que ele é que nem copa do brasil, o time tem que tar bem na hora do jogo senão sai fora do campeonato. Se fosse como o campeonato brasileiro, onde o time é avaliado em toda a sua tragetória, seria mais justo.
Sobre o amigo ai em baixo com medo do exercito:
Relaxa amigo, eles selecionam muita pouca gente pra fazer parte la dentro, e normalmente escolhem aqueles caras bombados ou brutamontes, dificilmente vão pegar alguém baixinho e desnutrido (não sei se você é assim, mas...)
Amigo, sobre a parte da comida, sim eles fazem você comer tudo que colocar no prato... Porém é buffet livre, básico, que nem restaurante (com menos pratos, claro)... Se você aguenta um arroz com molho, feijão ou massa, vai tranquilo :P
Eu sei q é bem mistificado isso, por isso faço questão de falar sobre o assunto, pro pessoal ver que não é o fim do mundo :P
(Meu pai sempre disse q a comida de lá era melhor q a da minha mãe :X)
Enfim, boa sorte...
(Em publicidade na UFRGS eu fiquei em 61 por ae... 50 vagas, pra um ano inteiro... apenas VERGONHOSO para um curso com 20/vaga... Em engenharia tem 6/vaga... 150 vagas... ridículo...)
E pro Rocky e outros que concordaram com a opinião dele... qual seria a solução mais adequada para selecionar alunos para estudarem em universidades públicas?
Não tô falando que vocês tão errados, pois também penso que vestibular nas melhores universidades é pra quem tem oportunidade (leia-se berço de ouro) para fazer cursinho e fazer todo o ens. médio em escola particular.
Infelizmente eu acho que nesse aspecto o Brazil dificilmente mudará, exceto se houver uma revolução e aumentarmos a carga horária das aulas no ensino médio.
Porém, não penso em um método seletivo mais eficaz para isso e gostaria de saber a opinião de vocês. :)
FG:thumb:
Cara, nos EUA por exemplo a grande maioria das escolas são públicas e de boa qualidade, e as universidades tem programas muito bons de ingresso de alunos, como vida estudantil em geral, etc...não é um meio muito justo também, pois geralmente quem tem mais dinheiro leva, mas pelo menos analiza muito mais coisas que apenas uma prova perante muitos anos de estudo do aluno.
Na argentina TODOS os alunos entram na faculdade sem vestibular. Sim, pode ser realmente absurdo uma sala de aula que na verdade é um teatro com 1000 alunos, mas as chances são iguais.
Um exemplo prático? Eu passei no Direito UFPR há 6 anos atrás, foi considerada ano passado a melhor faculdade de direito do Brasil, com nota AAA no provão. Passei em 16 colocado de apenas 88 que passavam. Enfim, passei bem! Ocorre que tenho um amigo que conseguiu passar em décima chamada, ele tinha ficado em 97 e apenas entrou graças à desistência de outros alunos. O que quis dizer com isso? Ocorreu que após eu entrar na faculdade, comecei a odiar, enquanto o cara adorava. Resultado? O cara que ficou 90 posições atrás de mim nesse ranking se deu 90x melhor que eu na faculdade, tirando notas boas, mostrando conhecimento, se formando com louvor e já com emprego garantido. Eu? Eu reprovei um ano, tranquei outros dois, e agora estou penando pra me formar antes de jubilar enquanto o cara já tá lá muito bem da vida...
Abraços.
Eu passei esse ano pra Ufrj, engenharia química. Foi direto do terceiro ano, sem cursinho.
Eu acho que dependendo da universidade o vestibular é justo sim, por exemplo, UERJ é um vestibular injusto passa quem tem cota/sorte
Já a UFRJ não tem cota e a prova é toda discursiva e sem perguntas do tipo datas ou nomes, além de que as coisas que você tem que saber não são tão inúteis.Se eu por exemplo esquecer o que eu estudei na escola pra passar eu vou reprovar certamente no meu curso.
Cara, eu tenho pra mim que vestibular até é um instrumento que ajuda à manter/aumentar a desigualdade social, por isso sou terminantemente à favor das cotas. Pra mim, que sempre estudei no melhor colégio a minha cidade, pagando 600 pila por mês, não foi um empenho muito grande passar em uma universidade pública e gratuita, mas pros outros é..
Abraços ?à todos.
Realmente temos que ver que os EUA têm um sistema bem melhor (isso sem contar que lá as faculdades particulares são as melhores, aqui, eu considero muito mais louvor quem entra em facul pública, pelo esforço e etc)...
Eu fiz desde a 6ª série em escola particular e isso não me deu uma vaga na federal... Mesmo eu tendo as melhores notas da escola inteira... Se fosse nos EUA, eu teria cursado uma turma avançada e teria entrada garantida em meia dúzia de faculdades apenas pela excelência no ensino médio...
Rocky: Estudei na segunda melhor escola da cidade, fazendo curso técnico, pagaria cerca de 400 reais (uns 380) mas tinha meia bolsa, portanto pagava uns 180 eu acho...
Não consegui entrar no meu curso na pública, nem minha melhor amiga que também tinha notas extremamente altas, pelo simples fato de toda a prova de matemática ser centrada em apenas UMA matéria: números imaginários, que não foi passada a nós (minha escola era parte de uma faculdade e eles abordaram o currículo do vestibular de lá)... Acontece...
Cara, um dos principais príncipios que rege esse país quanto à igualdade é os seguinte "manter a igualdade, tratando desigualmente os desiguais". Sabe o que isso quer dizer quanto ao vestibular? Quer dizer que o cara que passa com cota, não teria a mínima chance de competir com você, mas ele não deixa de ser um ser humano e cidadão brasileiro, logo merece sim uma chance na vida, pois ninguém escolhe onde vai nascer e que dinheiro vai ter.
@Feliah:
Pois é guria, e nada garante que você por gostar muito do curso não pode aproveitar 10x mais a faculdade e o trabalho futuro do que algum que tenha passado no vestibular meio que por sorte (sim, isso também existe). Com certeza você faria muito mais diferença para nossa sociedade em geral.
Abraços.
Eu acho que vc tava muito afim de se gabar.
Só uma pergunta felia, por que você fez uma escola particular sabendo que ela focava uma faculdade e depois fez vestibular pra outra faculdade? Não era melhor ter mudado de escola antes? E não valeria a pena tentar denovo no ano seguinte ao invés de ir direto para uma facul particular?
E eu sou contra o sistema de cotas. Tem que melhorar as escolas públicas, não tirar vaga de quem rachou de estudar o ano inteiro e vai ter que fazer outro ano de cursinho. O método americano é melhor, sem cotas.
E o problema das cotas é que são rascistas. Não seleciona os pobres acima dos ricos, seleciona uma etnia acima da outra. Eu não sou rascista nem nada, mas é ridículo alguém com uma nota pior tomar sua vaga só porque é de outra etnia.