Porque acha isso?!
Versão Imprimível
Carro automático têm perda no desempenho do motor, apesar de utilizar sempre o melhor câmbio pra situação.
Também têm a questão da comodidade ao dirigir, uma pessoa que dirige em um carro automático se distrai com muito mais facilidade por não ter que demandar tanta atenção ao dirigir. Já vi muito acidente por causa disso...
Além disso, o carro manual proporciona maior controle do carro mesmo... um motorista experiente (não tô dizendo que é meu caso) consegue extrair um desempenho e um controle muito maior em carros manuais, isso em diversas situações distintas ou de emergência, tanto que carros de alto desempenho (geralmente os utilizados pra corrida) não são automáticos... sempre há a opção de diminuir a velocidade por marchas em caso de emergência e tal.
Alguns carros automáticos também não ficam nem desengatados, ou seja, se acontecer qualquer problema mecânico não dá nem pra empurrar o carro, e você fica na mão e podendo atrapalhar outras pessoas. E a manutenção de um carro automático é muito mais cara.
Mas isso tudo é gosto, e a tendência é que a grande maioria dos carros se torne automáticos, como já acontece na Europa. Pessoalmente, me desagrada.
edit: pelo que sei não dá pra dar tranco em carro automático também.. :fckthat:
E o semi-automático?
Pra quem não sabe, é um carro com marcha manual. Você ainda muda com a alavanca.
A diferença? Não tem aquele pedalzinho maligno à esquerda do freio. Aquele pedalzinho felodaputa que tem que ser sincronizado com tudo o que você faz. A marcha é manual, mas a embreagem é automática.
Eu queria experimentar um desses.
o cambio i-motion da volks é assim, aqueles tiptronics tb, eu acredito que nao tem nem o que pensar, deve ser gostoso dirigir um carro assim, só dar um tapinha e ele troca de marcha, sem nada de embreagem, ele preserva a emoçao da troca de marcha de uma maneira mais facil, só nao digo que é muito fodastico porque eu nunca usei, mas acredito que seja bom
algumas screens
http://www.noticiasautomotivas.com.b...iptronic-2.jpg
(cambio de um golf, podemos ver que é automatico e quando vc quer tiptronic, achei excelente, no transito da marginal por exemplo vc soca um automatico e quando o carro começa a andar mais só colocar o tiptronic)
e esse é o i-motion que tem no voyage
http://n.i.uol.com.br/carros/images/...cambio_300.jpg
bom da pra ver que é tudo a mesma coisa tiptronic e o i-motion...
Eu dirigi só uma vez um carro com marcha semi-automática. Também não gostei muito.
Motivos:
- Assim como o automático, o carro bebe muito mais gasolina
- Apesar de você ter que mudar a marcha, ainda assim é bem mais cômodo que o manual, então é mais fácil de se distrair (sobretudo em morros)
- Dá muito tranco na hora de engatar as marchas, principalmente em marchas maiores, e com o giro do motor muito alto
Esses são os que eu notei, mas já li a respeito também isso:
- Se o sistema eletrônico do carro apagar, não tem como mudar a marcha, e você fica na mão. Dessa forma, imagino que o carro também não desengata, aí não tem como empurrar do mesmo jeito
- "delay" na mudança de marcha, fazendo perder potência
Agora Ninja, isso de embreagem e câmbio é questão de costume, todo mundo têm dificuldade no início, mas com a prática o processo fica natural. Você só tem 3 aulas ainda, pelo que disse, nem deu tempo de nada ainda. E outra coisa, a gente aprende a dirigir de verdade é depois de sair da auto-escola.
Não precisa ficar com esse medo e debandar pra carros automáticos, seu bolso vai agradecer depois.
Tô falando sério, não tem emoção igual a de pegar trânsito nesses morros muito inclinados com um carro manual.. não perca essa oportunidade na vida, sério HASHUAUHuhas
Eu sei disso, eu vou acabar aprendendo a fazer essa merda, mesmo porque se não aprender eu não tiro carta.
Mas eu ainda não vejo muito sentido lógico nesse "prazer". Fazer de um jeito mais difícil só pra poder falar que faz do jeito difícil. Embreagem me dá a impressão de ser uma coisa totalmente anti-prática, que só está ali por falta de opção. Você tem que acionar 2 pedais pra fazer um comando só. É o tipo de coisa que está pedindo pra sumir.
Sei lá, eu ainda vou experimentar esses carros automáticos um dia. Se tiver dinheiro, é claro.
quando vc começar a manjar mais e dirigir direitinho vc vai ver o que ele fala, a embreagem te faz ficar mais conectado com o carro, é gostoso sentir todas as ações que vc faz no carro e saber o porque de aquilo estar acontecendo, vc sente tudo o que faz no carro, quando vc ficar bom e conseguir controlar a embreagem direitinho vc vai ver o que eu estou falando ...
Particulamente dirijo pra caralho, 2 anos , sempre pegando o carro bebado e nunca deu merda, só risquei 1 carro 2x , uma na faculdade (culpa da mina) e ela pagou e outra aqui em casa, fui dar ré o carro foi pra frente raspou na minha bicicleta, ASHUASHU
Amigo, câmbio automático também tem redução manual de marchas.
Fazer o carro pegar no tranco é um procedimento que nem nos carros manuais deve ser aplicado, realmente no AT isso é impossível.
Em caso de emergência não há outra alternativa senão utilizar corretamente os freios, não daria tempo de fazer uma redução manual :S
Quanto a trava do câmbio existe uma opção chamada "Release" é só inserir a chave nele que o carro fica solto igual a um câmbio manual
Quanto à manutenção: cambio automático NÃO DÁ MANUTENÇÃO. Meu pai trabalha na Niponsul veículos, revenda da honda. Tem civics rodando com 400 mil quilômetros, o câmbio não quebra. Se a pessoa usar corretamente e fizer as trocas de óleo da caixa ele simplesmente não quebra. Enquanto o câmbio manual sempre dá problema na embreagem depois de uns 100 mil km, e nos sincronizadores de marcha (A famosa marcha que arranha pra engatar)
A única desvantagem: Na arrancada o conversor de torque sempre demora mais pra responder do que um carro manual, mas isso é até os 30km/h, depois disso o conversor se acopla e se transforma numa caixa normal, ou seja, com a energia do motor sendo transmitida diretamente para as rodas.
No geral as pessoas não gostam do câmbio AT por preconceito ;x (Não estou dizendo que este é o seu caso, mas geralmente as pessoas dizem não gostar mas nunca experimentaram um)