Quinta temporada de smallville. :cool:
acho que estou viciado :wscared:
Versão Imprimível
Quinta temporada de smallville. :cool:
acho que estou viciado :wscared:
Vai começar Lie to me na fox.
quero assistir, parece muito boa.
Você realmente não vive a série Emanoel. Lost nem de longe é superficial. Elementos filosóficos pululam de todos os lados, exemplos claros são os nomes de muitos personagens ligados a grandes pensadores da humanidade: Locke, Rousseau, Lewis e alguns outros. Sem falar de referências claras à mitologia egípsia, cultura judaica e antigo testamento (porra, Jacob! Só falta o outro chamar Esaú). Podemos também entrar em contato com livros que se encontram nas mãos de personagens durante a série (Bad Twin), que, se não estão ligados diretamente com a história, representam alguma ideologia que será usada. Ainda há simbologias, easter eggs e etc.
Mas como disse, é uma série que tem que ser vivenciada mais do que assistida. É claro que teve maus momento, a maioria das séries tem, mas eles foram sempre devidamente corrigidos (é só lembrar de como o Rodrigo Santoro foi limado). Ela é uma série de ficção onde o assunto é simplesmente uma ilha. A cada temporada muitas coisas são desmistificadas, dando uma sensação de perda de roteiro a quem somente vê a série, mas que na verdade é uma indicação que a realidade da série é algo bem maior.
Você pode não gostar tanto de Lost, mas dizer que é uma série rasa ou superficial, já não dá mais. É uma das poucas séries que existiram que não acaba quando o episódio termina.
Ah, você fala disso tudo como se eu não soubesse. Acompanho Lost desde que a primeira temporada foi exibida pela AXN. Nunca deixei de buscar por informações, pesquisar referências, ler sobre a série, etc. Assisti todos os episódios pelo menos duas vezes! E nada disso me impede de achar superficial. Sou fã de Lost, mas não deixo meu senso crítico de lado e nem considero o suprassumo do entretenimento.
A série apresenta um roteiro interessante, porém frouxo, quase totalmente baseado em dramas clichês, mistérios e milhares de referências. Na ânsia de surpreender, acaba desgastando a tensão e abordando várias questões de maneira morna e intragável.
Para quem acha Lost genial, sempre recomendo Twin Peaks, série que fundou o estilo, conduzida por David Lynch (um puta diretor, diga-se de passagem), mas que foi prejudicada pela mentalidade da época. Apesar da existência curta, Lost, X-Files e diversas outras séries não existiriam ou seriam completamente diferentes se as portas não tivessem sido abertas por esse clássico televisivo.
Não existem apenas semelhanças, mas influências diretas e algumas coisas claramente "chupadas". Fãs de Lost acabam se surpreendendo. E não estou dizendo que Lost é ruim por que Twin Peaks existe ou que uma é melhor que a outra. Gosto mais de Twin Peaks por conta dos personagens supercriativos, questoes filosóficas bem trabalhadas e enredo centrado (isso é o que chamo de profundidade), mas isso é uma questão de opinião pessoal.
Realmente nunca vi Twin Peaks, mas ser mais superficial que Twin Peaks não significa ser superficial no geral. Superficial é Ugly Betty ou qualquer uma do gênero.
O que acho diferencial em Lost é a convergência com as mídias e o fato da série não acabar em si mesma. E neste aspecto ela é realmente pioneira. A capacidade de mostrar a filosofia, o simbolismo e fazer com que o telespectador interaja com a história, é um fato que torna Lost uma das melhores séries já feitas e que poderá servir de padrão daqui para frente.
Não concordo com sua análise de padrões para idealizar uma série. Nem sempre uma série para ser boa deve ser cult, ou ter conteúdo filosófico. Se Dexter é endeusado, se deve ao entreterimento que provoca e o envolvimento com a história. E acho isso bem mais importante do que lances geniais e viradas filosóficas de enredo. Lembre-se que estamos falando de Televisão Americana, onde só sobrevive quem mostra resultados no sentido de público.