Postado originalmente por
Bob Joe
Mas é claro que não existe essa identidade, cara. Somos seres humanos, diferentes, com aspirações, interesses e experiências diferentes. Tudo nos influencia, desde sentidos a crises psicológicas. Mesmo tendo ideologias com a mesma fonte, elas serão interpretadas de formas diferentes por cada um. Esse é um dos pontos de antropologia clara que enxergo no cristianismo.
Acho que as religiões tradicionais se baseiam muito no desmerecimento da virtuose humana. Você vê um texto bíblicos, com várias filosofias e mandamentos bonitos e fica imaginando: "nossa, um ser humano nunca poderia ter escrito um negócio desses, é bonito, bom e funcional demais".
Só que, para mim, quando vejo um mandamento sobre "amar ao próximo", consigo ver um ser humano que pensa assim, em qualquer época do mundo, por ter uma personalidade menos belicosa. Quando eu vejo um "não matarás", consigo imaginar um homem que observou a sociedade e viu que mortes sempre trazem mais violência e outras mortes. Consigo sentir o ideal de ordem de um cara que escreveu um "não cobiçarás a mulher do próximo", ao perceber as várias brigas de ego entre homens que não queria perder suas mulheres para outros homens.