Primeiro lugar a mãe, depois o que vai nascer. Se esses 2 anos forem de sofrimento imenso para a vida, sou a favor.
-
Comentei antes de sair do trabalho pra casa, e já tem 8 páginas o tópico =S
Versão Imprimível
que exagero hein, comparando uma situação aonde nasce uma criança morta com isso ...
enfim, eu sou a favor em muitas situações que já foram citadas aqui, estupro, risco de vida a mãe, situações em que já é detectado que a criança vai nascer morta, enfim, é complicado tem que ser analisado e feito de maneira correta, não sou a favor de mães poderem ceifar futuras crianças, e sim poder decidir em alguns casos o que fazer ou não, elas tem esse direito.
E daí? Vale à pena perpetuar o sofrimento de milhões de mães que ainda terão filhos anencéfalos, e que a própria natureza já abortou, porque você tem medo que o estado use isso como desculpa pra fazer algo que você considera errado depois?
Fatos pesam mais do que um futuro hipotético. Depois a gente discute esses casos que você citou, agora tem que resolver o problema dos bebês anencéfalos.
De fato não é, mas essa afirmação fica vaga sem a apropriada sustentação.
Mas nem vou te instigar a discutir, você já disse que não iria(e não te culpo, haha), fica para a próxima.
Só gostaria que você entendesse que suas crenças religiosas(as quais eu respeito integralmente) não podem ser utilizadas como argumento para proibir ou permitir o aborto, já que elas não são universais.
Eu fui seco no absolutamente a favor, porém esqueci da limitação do tempo de gestação para a realização do aborto, porém, excetuando-se este detalhe sou completamente a favor, e de forma irrestrita inclusive!
Eu prefiro que seja ceifada uma vida em potencial do que prejudicar uma ou duas vidas já consolidadas por uma gravidez indesejada. Arcar com uma criança é um custo enorme para os pais, e que por muitas vezes acaba sendo extremamente prejudicial a um casal não preparado para isso.
Ao meu ver, o direito a vida do nascituro deve ser de certa forma, relativizado neste casos, ou então que se defina como vida a partir de uma semana x de gestação, e que esta seja a definição do início da vida, e portanto, o aborto anterior a ela não seja considerado a violação do direito a vida.
Me contrariando só para comentar: e quem disse que estou me baseando em religião neste caso? Pra mim é mais uma questão ética... (e levaria bastante tempo para que eu expusesse satisfatoriamente o meu ponto de vista - tempo que eu não disponho, infelizmente)
(a propósito, em nenhum momento eu afirmei se sou a favor ou contra o aborto em casos de anencefalia ;))
Sim, você não se posicionou dessa forma.
O "você" foi para as pessoas no geral. Meu post realmente não ficou claro nesse ponto.
@Flea
Concordo completamente. É fato, para a esmagadora maioria dos médicos e cientistas, que um punhado de células não é uma vida. Mas quando ela começa? No caso de legalizar o aborto, essa pergunta deveria ser respondida(A Itália, por exemplo, considera 12 semanas, já a Inglaterra considera 28 semanas).
O que não dá é adotar o aborto como os países da europa comunista sob influência da URSS: legalizar o aborto sem ressalvas, permitindo que médicos abortar em casos onde o mais seguro seria inclusive fazer o parto(!) e dar a criança para a adoção.
Outro ponto positivo de adotar um ponto para o começo da vida humana é o fato de o crime de aborto ser substituído pelo dele homicídio(nesse caso, qualificado).
Pessoal gosta de pegar no pé do GrYllO.
Eu sou a favor da permissão para os casos de anencefalia e para os que há risco de vida à mãe.
Sobre estupro, ainda não tenho opinião sólida.
Nos demais casos (irresponsabilidade, falha da camisinha, falha da pílula etc), sou contra. E não é por motivo religioso (não tenho religião nem dogmas religiosos, sigo minha convicção pessoal), mas sim de cunho ético e ideológico.
A expectativa de vida não deve ser suprimida por mera vontade da mãe ou dos pais. Se não desejam a criança, por que não entregar para adoção? Há uma fila com mais de 25 mil pessoas na espera para adotar um bebê no Brasil.
Então por que não esperar os 9 meses para o feto com anencefalia morrer naturalmente?
Não acho que é justo obrigar uma mãe a carregar por 9 meses uma criança indesejada, principalmente quando se há a possibilidade de encerrar a gravidez quando não se trata ainda de uma criança, mas de um punhado de células.