Postado originalmente por
*Jack Bauer*
Nesses pontos eu concordo com você.
Mas não interessa aos políticos que a massa seja bem educada e informada, porque fica mais difícil de manipular e conseguir votos fáceis. Então é dificil que no atual sistema haja vontade política de melhorar a educação. Isso em qualquer país. Mesmo nos EUA, a classe média é super ignorante e preconceituosa, sabem (pouco) sobre seu país (porque o sistema educacional é tendencioso lá) e nada sobre o restante do mundo.
Eu acho que deve haver igualdade de oportunidades assim como você, para que mesmo o filho do pobre possa "avançar na vida" como você disse, mas no sistema capitalista isso é mais difícil que a igualdade seja alcançada. Mesmo havendo uma educação pública boa para todos, os filhos de quem já tem dinheiro sempre estarão um passo à frente, pois terão acesso a mais livros, professores particulares, etc. E além disso, mesmo que sejam profissionais menos eficientes, conseguem cargos altos por terem "contatos" (pais amigos do empresário, etc), essa coisa de alta sociedade que alguns conhecem bem.