Galera..Alguem manja de bioquimica ?
De uma ficha de exercicios só consegui fazer 2 de 9 =/
alguem tá disposto a me ajudar/
Versão Imprimível
Galera..Alguem manja de bioquimica ?
De uma ficha de exercicios só consegui fazer 2 de 9 =/
alguem tá disposto a me ajudar/
4) Assinale a alternativa que melhor caracteriza as soluções-tampões.
a) O poder tamponante de uma solução-tampão e a quantidade de ácido e base presentes na solução são independentes, isto é, não importa a quantidade de ácido e base presentes.
Bom, aqui eu acho que não tá certa
b) As soluções 1 (0,01 M de Na2HPO4 e 0,01 M de NaH2PO4) e 2 (0,1 M de Na2HPO4 e 0,1 M de NaH2PO4) apresentam o mesmo pH
Não sei..Apesar de apresentarem concentracoes diferentes, as duas soluções se equivalem, portanto eu acho que o ph é igual.
c) No item anterior, pode-se afirmar que a solução 1 resiste melhor à adição de ácido forte ou base forte, quando comparada à solução 2.
Nao sei
d) A faixa apropriada de tamponamento de uma solução que contém o ácido acético (pKa = 4,76) encontra-se entre 2,76 e 6,76.
Acho que seria na verdade 3,76 e 5,76
e) Segundo a equação de Henderson-Hasselbach, sempre que a concentração de base for maior que a concentração de ácido, o pH da solução será menor que o pKa do ácido presente nela.
Não sei de novo.
-----------------
5) Todas as afirmações a seguir sobre as pontes de hidrogênio são verdadeiras exceto uma. Assinale essa alternativa incorreta.
a) A ligação de hidrogênio não corresponde a uma ligação covalente, apesar dos átomos envolvidos diretamente nessa ligação encontrarem-se ligados covalentemente a outros átomos.
b) Quanto mais linear se apresentar a ligação de hidrogênio, mais forte será a atração entre os átomos participantes da ligação. Tal situação é encontrada em cadeias protéicas que apresentam a orientação antiparalela de folhas pregueadas.
c) O doador é conhecido como um átomo de Hidrogênio ligado a um átomo menos eletronegativo que o hidrogênio.
d) O Aceptor de hidrogênio deve conter um par de elétrons não pareados.
e) A molécula de água é capaz de realizar quatro ligações de hidrogênio com outras moléculas.
Não sei nenhuma dessas..Não sei muita coisa sobre ponte de hidrogenio..
São basicamente essas duas questões.
4. a. -> Falsa, a quantidade de átomos em solução influencia na força do tamponamento
4. b. -> Falsa, pH = -log[H+], se os compostos estão em concentração diferente, o pH varia
4. c. -> Falsa, quanto maior a concentração do ácido/base fracos usados no tamponamento, mais ele aguenta adição de ácido/base forte
4.d e 4.e. -> Precisa calcular eu não lembro isso.
5 -> Alternativa e -> Cada molécula de água só pode fazer 2 pontes de hidrogênio, se eu entendi bem.
Oxigênio da molécula ligado a hidrogênios de outras moléculas acho que não conta como ponte de hidrogênio.
Obrigado cara.
Esclareceu algumas, mas a questão da ponte de hidrogenio eu vou ver com meu prof mesmo, o resto eu consegui assimilar, obrigado.
A da ponte de hidrogênio, acho que é o seguinte:
A ponte de hidrogênio ocorre quando tem H ligado a oxigênio (ou F ou N). No caso, a molécula de água que você tá analisando tem só dois átomos de H, cada um podendo se ligar a um oxigênio, formando uma ponte de hidrogênio nessa molécula.
Já o oxigênio que se liga a hidrogênios de outras moléculas não conta pro número de pontes.
a 5 eu colocaria c hein
pq ela ta esquisita haeuauaehu
.
Duvida de estatística:
Imagine que Y ~ Binomial Negativa (n,Beta). Se multiplicarmos todos os valores de X por uma constante c maior que zero, o que teremos?
Duvida de calc4:
http://img13.imageshack.us/img13/6480/questaocalc4.png
A primeira eu consegui fazer, mas a segunda ainda não. Alguem manja?
http://img88.imageshack.us/img88/5571/dasss.jpg
Postei esse exercício ano passado, parece meio bobo mas tava me confundindo a cabeça, ai a galera me ajudou (lembro que o sete ajudou) e eu achei que tinha entendido.
Agora me deparei denovo por acaso com essa questão e fiquei de novo com um nó na cabeça, só que agora acho que entendi melhor aonde ta o que me confundi: O exercício fala em armazenar a ENERGIA do raio, mas para fazer vc deve considerar armazenar a CARGA do raio, sendo que coulomb não é energia e a energia potencial em uma carga armazenada com em uma pilha se relaciona com a carga com E = Q*U
Eaí, continuo viajado ou faz sentido?
i = 300.000 A = 3.10^5 A
lembre-se que i = (delta)Q/(delta)t, e ampere é quando o (delta)t é um segundo, ou seja, a quantidade de cargas, em Coulomb, que passa pelo amperímetro, ou seja lá o que for que esteja medindo, em 1 segundo
O importante é saber a corrente do chuveiro, já que ele que irá consumir eletricidade
P = Ui
4400 = 220.i
i = 20 A
Pronto, vai consumir 20 coulomb por segundo
A descarga do raio é de 300.000A (300.000 coulombs por segundo)
Voltando pro chuveiro
i = 20A
i = (delta)Q/(delta)t
o (delta)Q é a quantidade de carga disponível, que o raio largou de bobs, como ele durou 1 segundo no exercicio, raio longo da porra, picachu.
20 = 300.000/(delta)t
(delta)t = 15000s
1 h = 3600s
x h = 15000s
x = 4,17h (4h e 10 min)
e nem lembro mais dessas coisas mas é por ae.
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Fosse fazer como vc quer, teria que utilizar conceito de Trabalho
T = P./\t
T(chuveiro) = T(raio) -> em valores
P./\t = P'./\t'
4400./\t = 300.000.U
O U seria igual do chuveiro, não sei porque, mas seria. Até posso imaginar o pq, creio que por estarmos fechando tudo para funcionar em um mesmo sistema, enfim :decided:
/\t = (300.000 x 220)/4400
/\t = 15000s
Quem é o maior brasileiro de todos os tempos?
.
Sejam A = ( aij ) 4 x 3 e B = ( bij ) 3 x 4 duas
matrizes definidas por a ij = i + j e b ij = 2i + j
,respectivamente.Se A . B = C ,então o elemento
c 3 x2 da matriz C,é
haja paciencia pra digitar exercicio de matriz, vou por barrinha nem nada, se vira ae pra entender, vou separar os elementos da mesma linha por hifens pra ficar mais facil
A
a11 - a12 - a13
a21 - a22 - a23
a31 - a32 - a33
a41 - a42 - a43
B
b11 - b12 - b13 - b14
b21 - b22 - b23 - b24
b31 - b32 - b33 - b34
A x B = C
multiplicação de matrizes, linhas por colunas
Elemento c32 será a 3º linha e 2º coluna da matriz C
ou seja, multiplicação dos elementos da 3 linha da matriz A pelos da 2º coluna da matri B
(a31)x(b12) + (a32)x(b22) + (a33)x(b32)
os elementos de a são definidos por i + j, e de B por 2i + j
a31 = 3 + 1 = 4
a32 = 3 + 2 = 5
a33 = 3 + 3 = 6
b12 = 2(1) + 2 = 4
b22 = 2(2) + 2 = 6
b32 = 2(3) + 2 = 8
(a31)x(b12) + (a32)x(b22) + (a33)x(b32)
(4)x(4) + (5)x(6) + (6)x(8)
16 + 30 + 48
94
ou por ae
Por que caralhos AlCl3 é covalente? Alguém aí sabe?
.
Sempre tive essa dúvida também, mas deve ser basicamente porque os Cl não são eletronegativos o suficiente pra ''puxar'' todos os 3 elétrons do Al e criar polos, que é quase um não-metal, diferentemente de um NaCl, por exemplo, que se dissocia facilmente em Na+ e Cl-.
A casca do ovo da galinha é permeável para gases, mas impermeável para a água no estado líquido. Um ovo que pesa 60 gramas começa a ser incubado. Durante os 21 dias de incubação, o embrião retira 8,6 g de oxigênio do ambiente e devolve à atmosfera 8,8 g de dióxido de carbono e 8,8 g de vapor d água. Antes da eclosão, esse ovo deve pesar, em gramas,
a) 33,8
b) 42,6
c) 51,0
d) 60,0
e) 68,6
A resposta é C, mas como chega nela?
Ele tem 60g
retira da atmosfera (ou seja, incorpora a ele a massa), 8,6g de O2
e libera para a atmosfera 8,8 g de CO2 e 8,8 g de H2O
60 + 8,6 - 8,8 - 8,8 = 51g
Pqp fiz tão no automático a questão que coloquei 16,16
Vlw sete
Hehe
só avisando que acho que o exercício não respeita Lavoisier, acho q foi meio mal elaborado, é até comum isso em vestibulares e etc.
Então, olhe a parte em negrito novamente, e como disse antes carga elétrica é diferente de energia, vou tentar explicar usando outra situação:
Imagine agora outro chuveiro de 8800W mas que funcione a 440V, este chuveiro também funciona com 20 Coulombs por segundo assim como qualquer chuveiro onde P/U = 20. Isso reforça que potencia não é corrente e energia não é carga, entende? Simplesmente não é certo por exemplo um chuveiro de 440000000000W e outro de 4400W funcionarem pelo mesmo tempo com a energia do mesmo raio, mesmo os dois utilizando a mesma carga do raio de 20 C/s
Já na segunda parte vc chega exatamente onde eu queria chegar, eu cito isso em uma resposta na primeira vez que encontrei este exercicio, a resposta só bate se considerar-mos 220V a tensão do raio.
Anyway, valeu ai pela atenção, sei que to sendo bem chato e insistente com isso =p mas é que to acredidando bastante nesta explicação, ve ai se vc não concorda.
Abraço
Dúvida matemática:
Simplifique a expressão
sen^6 x + cos^6 x - sen^4 x - cos^4 x + sen^2 x
Resp: sen^4 x
Valeu :)
Ainda não tentei fazer, mas você já tentou fatorar sen^2 x e cos^2 x pra sumir com eles?
@EDIT: Consegui:
Exemplo que usarei: cos^2 x = c^2 e assim sucessivamente...
s^6 +c^6 - s^4 - c^4 + s^2
s^2.(s^4 - s^2 + 1) +c^4.(c^2 - 1)
[1 = c^2 + s^2]
s^2.(s^4 + c^2) + c^4.(-s^2)
s^2 (s^4 + c^2 - c^4)
Agora que começa a bagunça de verdade
s^2.(s^4 + c^2.(1 - c^2))
s^2.(s^4 + c^2.s^2)
s^2.(s^2 (s^2 + c^2)) = s^4
Seu comentário foi tão vago que nem precisei distorcer, só usei minha interpretação. Somos nata mas ainda não aprendemos a ler pensamentos.
Enfim, já respondi sua dúvida. :fckthat:
E respondendo sua outra dúvida:
Tinha resposta sim. :fckthat:
6- Como é realizada a comunicação entre os neurônios? Cite os tipos de comunicação?
Só sei o de neurotransmissores, procurei sobre o assunto e vi uma comunicação eletrica mas nao tenho certeza, alguem?
8- Cite os tipos de corrente elétrica que os neurônios podem produzir após ser atingido o limiar de excitabilidade?
????
9- Quais são as estruturas que formam o sistema nervoso?
Cortex, troco encefalico e medula?
10-O que são neurotransmissores, como são sintetizados, armazenados, degradados? Diferencie explicando fisiologicamente as ações inotrópicas (rápida) e metabotrópica (lenta)?
Não sei definir um.
São sintetizados por neuronios, armazenados em formas de vesiculas,
degradados pelo ion calcio?
6- Cara, acho que é isso, porque o que eu colocaria depois seria resposta da 8.
8- Cita bomba de Na e K (sódio e potássio), to com preguiça de explicar tudo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_de_sódio
Também pode citar as Bainhas de Mielina, que aceleram a passagem do impulso nervoso.
9- pode citar tudo que existe no cérebro, coluna vertebral e terminações nervosas
10- Não faço idéia.
Obrigado mano
@Dark'Zin e Sete
Apesar da resposta está correta acredito que a resolução está errada.
O oxigênio não é incorporado a massa do embrião , ele é utilizado na respiração celular.
O que tá acontecendo na situação é que o embrião ta gerando energia através da equação :
O² + Glicose --- > CO² + H2O + Energia [ massa desprezivel ]
Segundo Laivoisier numa reação química a massa dos produtos é igual a massa dos reagentes , portanto :
Massa CO2 + Massa H2O = Massa O2 + Massa Glicose
Massa Glicose = 9 gramas
Essa glicose que está sendo retirada do saco vitelinico do ovo para ser utilizada na respiração é que de fato está sendo 'perdida' com o passar do tempo.
Portanto 60-9 = 51 gramas [ massa do ovo ]
Se eu tiver dizendo merda me deem quote porque faz um bom tempo q ñ estudo isso rs.
se vc calcular vai ver que não dá 9g de glicose, pelo menos no meu, deu 8,0uns quebrados
mas é só ela mesmo
por isso falei que tava esquisita
voltar lá nela
Se vc fizer com CO2 dá (1:6; 180x8,6/44x6 = ~ 6g)
Se vc fizer com O2 dá outra coisa (1: 6; 180x8,6/32x6 = 8,06g)
Com H2O dá outro valor (1:6, 180x8,8/18x6 = 14,6 de glicose)
então ou tem alguma outra reação ae apesar de não fazer muito sentido
mas n dá pra ser só com glicose